Konica Minolta

Portugal

  • Português

Giving Shape to Ideas

Historial Sustentável

CAMINHO SUSTENTÁVEL

Historial Sustentável

2014, Setembro - Konica Minolta nomeada para o Dow Jones Sustainability World Index pelo terceiro ano consecutivo

A Konica Minolta Inc foi nomeada para o Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World) pelo terceiro ano consecutivo em reconhecimento da sua economia, da preocupação ambiental e da performance social.

2014, Setembro – A Konica Minolta publica o Relatório CSR 2014

A Konica Minolta Inc. publicou o relatório CSR 2014 para informar todos os interessados sobre as iniciativas de responsabilidade social da empresa. O relatório CSR 2014 apresenta atividades globais que representam o ambiente, clientes, parceiros de negócio, colaboradores e sociedade.

2014, março – A produção de Site em Wixu, China, atinge a “Green Factory Certification System Level 2” entre empresas de negócios tecnológicos.

A adoção de engenharia industrial permite a redução do impacto ambiental e o aumento de produtividade.

2014, fevereiro – Konica Minolta ganha RobecoSAM Silver Class

A Konica Minolta Inc foi galardoada com o RobecoSAM Silver Class, uma distinção global para empresas sustentáveis. 

2013, dezembro – A Konica Minolta recebe “2013 Environment Minister’s Award for Global Warming Prevention Activity”

A Konica Minolta Inc foi galardoada com 2013 Environment Minister’s Award for Global Warming Prevention Activity (Implementation of Countermeasures)” pelo Ministério do Ambiente e o Governo Japonês, como forma de reconhecer as iniciativas de prevenção do aquecimento global através da empresa “Green Factory Certification System”.

2013, novembro – A Konica Minolta junta-se à Electronic Industry Citizenship Coalition (EICC)

Com a parceria com a EICC, a Konica Minolta Inc. vai assistir-se a uma melhoria na performance e transparência na gestão das atividades CSR através da utilização de ferramentas EICC’s que correspondam a novas exigências e requisitos sociais.

2013, novembro – A Konica Minolta foi reconhecida pelo seu plano de ação em termos de transparência e alterações climatéricas pelo CDP Leadership Positions

A Konica Minolta Inc. anunciou que a empresa foi elogiada pela CDP devido às medidas que está a tomar para reduzir as emissões e mitigar os riscos das alterações climatéricas e pela sua aproximação à divulgação sobre o tema. As conquistas foram anunciadas no CDP Japan 500 Climate Change Report 2013.

2013, setembro – A Konica Minolta publica o relatório CSR de 2013

A Konica Minolta Inc. publicou o Relatório CSR 2013 para informar todos os interessados sobre as iniciativas de responsabilidade social da empresa. O Relatório CSR 2013 apresenta atividades globais da Konica Minolta que, por exemplo, se relaciona com a redução de emissões CO2 no ano fiscal de 2012, para 50% do que eram no ano fiscal de 2005. Ele também desvenda o cálculo da totalidade de emissões de dióxido carbono com as atividades do grupo em toda a cadeia de investimento.

2013, setembro – Konica Minolta nomeada para o Dow Jones Sustainability World Index pelo segundo ano consecutivo

A Konica Minolta Inc. foi nomeada para o Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World) pelo segundo ano consecutivo em reconhecimento da sua economia, da preocupação ambiental e da performance social.

2013, maio – A Konica Minolta está presente no FTSE4Good Global Index pelo décimo ano consecutivo

A Konica Minolta Inc, anunciou que a empresa foi incluída no FTSE4Good Global Index pelo FTSE Group* (FTSE) no Reino Unido , um dos índices de investimento socialmente responsável mais conhecido no mundo. Este é o 10º ano que a Konica Minolta ganha este reconhecimento.

 

2013, fevereiro – A Konica Minolta ganha dois prémios CSR para um 2013 sustentável

As atividades CSR da Konica Minolta estão a ganhar reconhecimento. Ganhar a RobeccoSAM Gold Class Award proporcionou que a empresa fosse honrada por um especialista de investimento focado na sustentabilidade. Os produtos da Konica Minolta receberam, recentemente, elogios a nível ambiental. Esta é a primeira vez que um fabricante de MFPs ganhou um Eco Mark Award.

2012, agosto – A Konica Minolta continua a dar passos para a sustentabilidade

A especialista em imagem – Konica Minolta – tem um objetivo ambicioso com o Eco Vision 2050, em que se compromete a reduzir as emissões de CO2 até 2050, otimizando a utilização de recursos e apoiando a biodiversidade. Estas metas de grande escala são acompanhadas por ações menores. Em junho de 2012, uma empresa de carros a bateria com uma estação de carregamento foi levado para Langenhagen, enquanto a otimização das infraestruturas de IT caiu quase para metade nos últimos dois anos e meio.

2012, maio – A Konica Minolta faz parte do FTSE4Good Global Index pelo 9º ano consecutivo

A Konica Minolta Holdings Inc. tem o prazer de anunciar que foi incluída no FTSE4Good Global Index pela FTSE International Limited (FTSE) no Reino Unido, um dos índices de investimento socialmente responsável mais conhecido no mundo. Este é o 9º ano que a Konica Minolta ganha este reconhecimento. 

2012, Abril - Entre as principais empresas verdes

A Konica Minolta conseguiu alcançar uma posição de liderança no ranking global do 15º Inquérito de Gestão Ambiental da empresa noticiosa japonesa Nikkei Publishing Inc. O especialista em imagem ficou em 12.º lugar entre 1744 fabricantes e lidera na área em três de cinco dos critérios do inquérito. Com este resultado, a Konica Minolta é  fornecedor de produtos de informação e imagem com a mais elevada classificação.

2011, Dezembro - Konica Minolta ganha prémio ambiental de prestígio no Reino Unido

A Konica Minolta Business Solutions (UK) Ltd., sediada em Basildon, Essex, ganhou o prestigiante prémio Green Apple Award, como reconhecimento pelo Processo de Auditoria dos Optimized Print Services (OPS).

2011, Setembro - Konica Minolta nomeada para o Índice Dow Jones de Sustentabilidade Ásia Pacífico

A Konica Minolta foi nomeada para o Índice Dow Jones de Sustentabilidade Ásia Pacífico (DJSI Asia Pacific) pelo terceiro ano consecutivo, em reconhecimento do seu desempenho económico, ambiental e social.

2011, Julho - Konica Minolta recebeu estatuto «prime» pela oekom research AG

Konica Minolta recebeu o estatuto «prime» pela oekom research AG, uma das principais agências globais de rating no segmento dos investimentos sustentáveis e dos ratings de sustentabilidade. A oekom colocou a Konica Minolta entre os líderes da indústria. O logotipo «prime» da oekom demonstra o empenho acima da média da Konica Minolta para com as questões ambientais e sociais.

www.oekom-research.com

2011, Abril - Konica Minolta incluída no Índice FTSE4Good Global pelo oitavo ano consecutivo

O FTSE4Good Global é gerado pela FTSE, uma empresa independente detida conjuntamente pelo Financial Times and London Stock Exchange Group.

As grandes empresas de todo o mundo são avaliadas segundo critérios como gestão ambiental, social e empresarial, e apenas as que cumprem rigorosas normas são incluídas no índice, o qual deverá ser divulgado como referência para investidores e fundos SRI com um forte interesse no desempenho de RSE e sustentabilidade.

2011, Março - Multifuncionais Konica Minolta certificados por Hong Kong Green Label Scheme

A Konica Minolta Business Solutions (HK) Ltd. foi certificada pelo Hong Kong Green Label Scheme (HKGLS) pelos seus três periféricos multifuncionais bizhub C360, bizhub C280 e bizhub C220.

O Hong Kong Green Label Scheme é uma certificação ambiental organizada pelo Green Council de Hong Kong. Os rigorosos critérios de certificação incluem, não só a redução de materiais tóxicos, mas também considerações importantes em diversas fases do ciclo de vida do produto.

2011, Março - Konica Minolta galardoada com a SAM Silver Class pelo segundo ano consecutivo

A Konica Minolta encara a responsabilidade social empresarial (RSE) como a componente crucial da gestão empresarial e pretende seguir e criar novos «valores» de que a sociedade necessita. Pelo segundo ano consecutivo, os esforços aplicados em todo o grupo, incluindo iniciativas de médio e longo prazo para reduzir o impacto ambiental e o reforço do governo corporativo, foram alvo do reconhecimento global, na qualidade de empresa líder que contribui para um planeta e uma sociedade sustentáveis.

2011, fevereiro - Konica Minolta é a empresa mais sustentável da indústria da informação e imagem

A Konica Minolta é o fornecedor de produtos de informação e imagem com a mais elevada classificação, surgindo em 70.º lugar na lista de este ano Global 100 Corporate Sustainability Benchmark.

A Corporate Knights, a revista dedicada ao capitalismo limpo, em cooperação com os seus parceiros, publica desde 2005 a lista anual Global 100. A Global 100 analisa uma série de empresas e as suas atividades com base em dados ambientais, de governo social e financeiros. O Top 100 inclui empresas selecionadas após diversos níveis de um processo de análise, a partir de um grupo inicial de cerca de 3500 candidatos. Por conseguinte, a classificação Global 100 reflete os esforços da Konica Minolta no sentido de atentar a questões sociais e ambientais – especialmente desde que formulou a sua Eco Vision 2050 em janeiro de 2009.

2011, fevereiro - Plástico sustentável

A Konica Minolta desenvolveu uma liga exclusiva de polímeros reciclada baseada em PET, utilizando uma tecnologia de processamento químico topo de gama como material ecológico. A bizhub 552 e a bizhub 652 são os primeiros dispositivos a conter os dois plásticos sustentáveis: o novo PET reciclado em liga de polímeros e o bioplástico de base vegetal.

2011 Janeiro -bizhub 363 – Desempenho de Excelência pela BLI em eficiência energética

A Konica Minolta bizhub 363 oferece taxas de consumo de energia muito reduzidas nos seus modos de fora de funcionamento, sem no entanto comprometer a produtividade. É por este motivo que captou a atenção dos editores da BLI e recebeu o prémio de «Desempenho de Excelência» relativo a eficiência energética na categoria de Multifuncionais A3/Ledger. Deste modo, gera uma poupança energética estimada anual de 57% acima da média dos dispositivos testados.

2010 Toner Simitri toner com biomassa celebra o seu 10.º aniversário

Logo 10 anos Simitri Biomass

Até janeiro de 2010, foi fornecido um total de cerca de 30 000 toneladas de toners Simitri e Simitri HD em todo o mundo, dos quais cerca de 9% ou 2700 toneladas, correspondem a recursos à base vegetal que substituíram os recursos baseados no petróleo. Por conseguinte, a quantidade de CO2 emitida na queima de documentos utilizados resultará numa redução de cerca de 8400 toneladas* de CO2.

*) Para as ceras de polipropileno (PP)e polietileno (PE) à base de petróleo, são emitidos 3127 kg de CO2 por cada 1 kg queimado (fonte: “2002 Guidelines for Calculation Method of Greenhouse Gas Emissions” pelo Ministério do Ambiente japonês). Portanto, 2700 toneladas de recursos de base vegetal (x 3127) representam cerca uma emissão de cerca de menos 8400 toneladas de CO2.

2010 bizhub C452 – Desempenho de Excelência segundo a BLI em eficiência energética

Graças ao seu consumo energético médio anual previsto, a C452 recebe o prémio de Desempenho de Excelência do instituto de teste independentes dos E.U.A., o BLI (Buyers’ Laboratory Inc.), como um dos modelos testados em 2010 com a maior eficiência energética.

2009 Dezembro – COP15

Como um dos principais promotores da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, na Dinamarca, a Konica Minolta fornece a infraestrutura de impressão essencial para os delegados de 180 nações: a Konica Minolta Business Solutions Denmark a/s é o patrocinados em cooperação da Décima Quinta Sessão da Conferência de Partes da Convenção-Quadro sobre Alterações Climáticas (COP15).

2008 United Nations Global Compact

A Konica Minolta assina o Global Compact das Nações Unidas em dezembro de 2008. O Global Compact identifica dez princípios universais sobre direitos humanos, trabalho, ambiente e anticorrupção.

2008 Melhoria das vias e sistemas de distribuição

A Konica Minolta reduz as emissões de CO2 dos seus processos de distribuição, restruturando proactivamente as suas estruturas logísticas em todo o mundo. Em junho de 2008, dois centros de logística, um na Alemanha para multifuncionais e outro na Bélgica para impressoras, são consolidados num novo local, em Emmerich, na Alemanha, passando a servir toda a Europa.


A localização de Emmerich foi escolhida porque, após a chegada por barco a Roterdão, as mercadorias podem seguir viagem por cursos de água no interior, evitando totalmente o transporte rodoviário. A localização na Europa central reduz igualmente os tempos e as distâncias de transporte até aos nossos clientes.

 

2007 bizhub C650/C550 ganham o Grande Prémio de Conservação Energética

bizhub C650/C550 ganham o Grande Prémio de Conservação Energética 2007, no Japão.

2007 Tecnologia de fusão de aquecimento por indução

Konica Minolta lança o primeiro multifuncional com a tecnologia de fusão com aquecimento por indução. O primeiro produto deste tipo da indústria, a bizhub C550 está equipada com esta unidade de fusão energeticamente eficiente. O aquecimento da unidade de fusão através da aplicação de indução reduz o tempo de aquecimento do equipamento, reduzindo substancialmente o consumo de energia.

2004 Apresentação do CSRC – CS Remote Care

O CS Remote Care proporciona uma troca de informações interativa entre os dispositivos do cliente e o nosso sistema de gestão de assistência técnica, sempre que é necessário suporte de manutenção de elevada qualidade. O sistema Konica Minolta comunica diretamente com o centro de assistência relevante da Konica Minolta, por ex. via e-mail. Antes de visitar o local, normalmente os nossos técnicos já sabem como resolver o problema no sistema – otimiza-se assim as visitas ao local, podendo aliás ser evitadas em muitos caso, ajudando a reduzir as emissões de CO2 da nossa frota de automóveis.

2003 Primeiro dispositivo multifuncional digital certificado pelo sistema de marcação ambiental alemão “Blue Angel”

Logo Blue Angel
"Blue Angel"

Em dezembro de 2003, a “DiALTA Di3510” e “DiALTA Di3510f” tornam-se nos primeiros dispositivos multifuncionais digitais do mundo a ser certificados pelo sistema de marcação ambiental alemão “Blue Angel”.

2002 Início da produção do toner Simitri a cores

Após a produção do toner Simitri a preto e branco no ano 2000, em 2002 a Konica Minolta apresenta o toner polimerizado para as cores «que faltavam»; ciano, magenta e amarelo. Desde o início da produção, todas as 4 cores do toner contêm recursos à base vegetal para ajudar a proteger o ambiente.

2001 Clean Planet Program

A Konica Minolta cria o programa de reciclagem Konica Minolta Clean Planet como contribuição para a redução do impacto ambiental. Este programa proporciona aos proprietários de produtos magicolor e pagepro a possibilidade de eliminar gratuitamente os cartuchos residuais e vazios de toner.

2000 Primeiro fabricante a apresentar o toner polimerizado para utilização num multifuncional a preto e branco

A Konica Minolta começa a fabricar o seu toner polimerizado Simitri original em dezembro de 2000, tornando-se no primeiro fornecedor do mundo a apresentar o toner polimerizado para utilização em multifuncionais a preto e branco.  Este toner é ecológico na sua produção, já que cerca de 9% dos seus recursos são de base vegetal.

1995 Konica Minolta adere à Responsible Care Initiative

O conceito de «cuidado responsável» inclui medidas voluntárias para garantir a proteção da segurança, saúde e ambiente no que se refere a substâncias químicas, ao longo de todo o ciclo de vida de um produto. Konica Minolta tem participado ativamente no Responsible Care Council, no Japão, desde a fundação da organização em 1995.

1992 Primeira marca Blue Angel para copiadoras em todo o mundo

Em janeiro de 1992, a Konica Minolta recebe a primeira certificação Blue Angel do mundo na área das copiadoras.

1984 Implementação de tambores fotocondutores orgânicos (OPC)

Konica Minolta começa a utilizar tambores fotocondutores orgânicos (OPC) que não são tóxicos. A superfície orgânica é extremamente sensível à luz e não tóxica, pelo que não é nociva para a saúde humana. Ao contrário dos condutores OPC, o selénio e os seus componentes possuem propriedades tóxicas.

1980 Lançamento da primeira copiadora Konica Minolta com sistema de reciclagem de toner

A Konica Minolta lança a EP-310, a primeira copiadora equipada com um sistema de reciclagem de toner que recolhe, recicla e reutiliza o toner que não tenha sido fundido no papel durante o processo de impressão.