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Muitas organizações têm-se encontrado recentemente a esforçar-se para manter os seus negócios a funcionar como habitualmente, garantindo ao mesmo tempo que o seu pessoal e clientes se mantêm seguros. A pandemia COVID-19 tem vindo a testar o planeamento e preparação de departamentos de TI em todo o mundo. Abaixo encontra-se um plano de contingência com 5 medidas que todos os líderes empresariais devem implementar para manter os seus utilizadores produtivos face às perturbações:
Como é que um negócio pode permanecer operacional durante catástrofes ou pandemias? Um plano de contingência detalha todos os passos antes, durante e após um evento que são necessários para manter o seu negócio a funcionar de um ponto de vista operacional e financeiro.
Se não estava preparado para o surto da COVID-19, agora é o momento para garantir que não volta a estar desprevenido. Reúna uma equipa e prepare um plano de contingência.
Durante qualquer tipo de interrupção de negócio, as organizações precisam de ter uma equipa que esteja na linha da frente para tomar as decisões certas e estabelecer o plano de contingência. Ter um plano pré-preparado, é um ponto de partida, mas cada caso é um caso no que toca a emergências. A sua equipa de emergência, deve manter em vista as recomendações oficiais do governo e autoridades de saúde, no caso de uma epidemia/pandemia. Estas recomendações em conjunto com o plano de contingência, ajudá-lo-ão a identificar pontos de rutura e a adotar medidas para manter os seus colaboradores seguros e produtivos durante estados de emergência. A sua equipa de emergência deve planear as respostas a crises de modo a que ninguém fique afetado, tentando perceber quais os passos a seguir.
O teletrabalho tornou-se essencial para qualquer negócio. Muitas organizações estão a adotar políticas de trabalho remoto para promover um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Ao dar a hipótese de teletrabalho aos seus colaboradores está a criar novas opções face ao plano de contingência.
Grandes organizações, como o Twitter, anunciaram o teletrabalho em resposta à COVID-19. Estar preparado com uma política de teletrabalho pode manter a sua organização a funcionar mesmo perante um bloqueio nacional, como alguns países em todo o mundo estão atualmente.
Aqui estão alguns pontos importantes a considerar:
Com qualquer contingência empresarial – quer se trate de uma catástrofe natural, quer de uma resposta pandémica em que seja necessário praticar distanciamento social – é necessário perceber onde estão a ser armazenados os dados e onde são efetuados os backups. Com a prática do teletrabalho, os dados podem ser criados e armazenados fora da sua rede. O backup de dados, das aplicações na cloud e das unidades de rede partilhadas deve ser um dos pilares do seu plano de contingência.
O trabalho remoto, torna as empresas mais suscetíveis a ataques informáticos ou até mesmo perda ou roubo de hardware. Proteja os seus colaboradores, os seus dados e a sua produtividade com backups facilmente restauráveis.
Como pode ter a certeza que está preparado para qualquer ocorrência?
Assim que tiver o seu plano e uma equipa reunida, simule vários ambientes de emergência para garantir que tudo está funcional.