Partilhar
Em tempos de crise, as pessoas são chamadas a proteger-se a si próprias e aos outros contra a COVID-19. Por isso, maioria dos trabalhadores de escritório adota o teletrabalho. Abaixo, discutimos as questões comuns que poderá enfrentar, e partilhamos algumas dicas sobre como trabalhar a partir de casa.
O teletrabalho e o isolamento social dão menos oportunidades de falar pessoalmente e trabalhar em rede com os seus colegas. Mas hoje, existem tantas ferramentas que permitem manter as ligações a fluir, que basta uma mudança de pensamento em relação ao trabalho físico e transpô-lo para uma realidade mais virtual.
Dica: Não tenha medo de ter conversas informais como teria na cozinha do escritório ou na zona de lounge! Marque um intervalo de 15 minutos para um café à distância com um colega de trabalho para pôr em dia o seu dia!
Mais de 60% dos trabalhadores em teletrabalho afirmam que os maiores desafios que enfrentam nas reuniões virtuais são as interrupções, ou questões técnicas que interferem com a ligação.
Certifique-se de que preparou e testou previamente as suas ferramentas de colaboração para evitar problemas no teletrabalho - muitos sistemas têm características de teste por esta mesma razão.
Os colaboradores que exercem a sua atividade em teletrabalho descobrem frequentemente que a falta de uma separação física e psicológica entre o seu espaço pessoal e profissional pode confundir as expectativas de ambos os lados.
Embora seja um ajuste para todos, a forma mais fácil de abordar esta questão é ser aberto sobre os seus planos, para que os seus parceiros/família saibam antecipadamente o que esperar.
Dica: Defina o seu horário de trabalho durante a semana. Isso inclui vestir-se de manhã e estabelecer tempos de pausa razoáveis ao longo do dia para permitir responsabilidades pessoais - o resto do tempo está concentrado no seu trabalho.
Muitas vezes pode haver hesitações em torno de fórmulas de trabalho flexíveis e de produtividade. Os gestores receiam que o desempenho do trabalho seja prejudicado se os seus colaboradores não forem acompanhados de perto.
A boa notícia é que as estatísticas mostram que as empresas que permitem o teletrabalho têm um volume de negócios 25% superior das que não o fazem - por isso, quando a confiança está lá, ela recompensa-se a si própria! Mas se o seu empregador ou empresa é um dos que ainda precisa de ser convencido, então crie check-ins e KPIs regulares, para que a sua produtividade seja comprovada pelos resultados, em vez de ser "vista como disponível".
Se luta com a auto motivação como um trabalhador, então tente definir uma 'zona de trabalho' - esta pode ser a sua secretária, ou um espaço à sua mesa de jantar, ou mesmo no seu jardim - apenas em algum lugar que você associe à concentração do trabalho.
A Konica Minolta ajuda os seus clientes com as soluções, serviços e orientação necessárias para trabalhar a partir de casa e para uma colaboração perfeita, saiba mais no site.
| 8. jun 2020
| 7. abr 2020