FAQs Coronavírus

Lisboa, Portugal, 27 Março 2020

 

Como é transmitido o vírus? Pode ser transmitido através da utilização dos equipamentos multifuncionais?  É necessário desinfetar os mesmos antes de proceder à sua entrega?

 
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS1), o Coronavírus pode sobreviver em superfícies físicas durante horas, ou até mesmo, durante vários dias. A sua sobrevivência é influenciada por diversos fatores como o tipo de material da superfície ou o clima a que mesma se encontra exposta.
 
Um estudo realizado pelo Journal of Hospital Infection2, analisou a expetativa de vida de outros coronavírus encontrados em humanos e em superfícies físicas. De acordo com o presente estudo, o coronavírus SARS, a uma temperatura de 20 graus Celsius, pode sobreviver dois dias em aço, quatro dias em madeira e vidro e cinco dias em metal, plástico e cerâmica. Adicionalmente, o Instituto Federal Alemão de Avaliação de Riscos (BfR) confirmou ainda que não existem "relatórios conhecidos para outros coronavírus sobre infeções devidas a alimentos ou contato com superfícies secas".
 
Pelo que foi possível apurar até ao momento, tendo conhecimento dos vários métodos de transmissão e da instabilidade ambiental de sobrevivência do coronavírus, estas conclusões permitem afirmar que a probabilidade de transmissão através de bens de consumo importados, como alimentos brinquedos, ferramentas, computadores, roupa ou sapatos, é significativamente reduzida. Estas conclusões são ainda validadas pela mais recente publicação sobre a persistência dos conhecidos coronavírus por parte dos cientistas das Universidades de Greifswald e Bochum".3
 
Uma vez que a maioria dos nossos produtos são produzidos na China, implica que o transporte dos mesmos até à Europa demore cerca de 4 semanas, por via marítima, e cerca de 3 dias, via aérea. Desta forma, desconsidera-se a necessidade de desinfeção dos produtos aquando da sua entrega em território europeu, uma vez que de acordo com os tempos de sobrevivência acima mencionados, o vírus não consegue sobreviver ao período de transporte.
 


Qual o procedimento para desinfeção dos equipamentos multifuncionais?

 
Uma vez que os equipamentos multifuncionais da Konica Minolta possuem um ecrã tátil, esta pode ser considerada uma potencial fonte de contaminação, uma vez que é manuseada por múltiplas pessoas. Desta forma, recomenda-se a utilização de desinfetante, como o etanol comercial, na limpeza da tela e/ou do teclado do equipamento, devendo este processo ser repetido várias vezes ao dia. Adicionalmente, é ainda importante estabelecer um padrão de higiene, bem como aconselhar todos os funcionários a lavar as mãos com frequência, com água e sabão ou com um desinfetante para as mãos à base de álcool (recomendamos 70% ou 50% de isopropanol e também misturas de etanol-água) ou um mistura de isopropanol com peróxido de hidrogênio e glicerol.
 


Quais as medidas de precaução a serem tomadas pelos colaboradores, relativamente a visitas a clientes?

 
O modelo de serviço da Konica Minolta exige um elevado número de visitas aos clientes. Estas representam atualmente um potencial risco, não só para os nossos clientes, como para os nossos colaboradores. Desta forma, é crucial alterar o nosso modelo de serviço, implementando ao máximo, soluções de serviço remoto. Uma vez que a maioria dos produtos Konica Minolta são projetados como dispositivos IOT, plataformas ou aplicações que permitem estabelecer conetividade remota, é possível estabelecer uma conexão entre estes dispositvos e os sistemas back-end da Konica Minolta. Os produtos Konica Minolta conectados são ativados para aceitar serviços remotos, com capacidade para resolução remota de incidentes, não sendo necessária qualquer intervenção física. Desta forma, mantém-se as visitas de assistência técnicas ao mínimo, sendo apenas realizadas em caso de necessidade de sustituição de peças.
 
Com atualizações regulares, apelamos e encorajamos todos os colaboradores a monitorizar cuidadosamente o seu ambiente social, garantindo o bem-estar. É fundamental estabelecer e tomar medidas preventivas com o objetivo de minimizar os riscos de infeção. Estas medidas passam por, aumentar os níveis de higienização, cancelar eventos com grandes aglomerados de pessoas, reagendar de reunião físicas para reuniões virtuais ou realizar home office, sempre que possível, considerando ainda que as deslocações para regiões de risco são estritamente proibidas. Em caso de infeção de algum funcionário, em conformidade com a lei de proteção contra infeções, são estabelecidas medidas para evitar o risco de contágio, neste caso, o cumprimento da quarentena. Em caso de doença, tal como se sucede durante períodos de férias, pode-se recorrer a outros funcionários aptos para a realização da função de modo a minimizar o impacto no negócio.
 
 

Existe alguma forma de trabalhar com o equipamento multifuncional remotamente?

 
Para conseguir operar o seu equipamento multifuncional remotamente, é necessário realizar as seguintes configurações:
No modo administrador:
  • Ativar conexão SSL;
  • Definir uma password de acesso ao painel remoto;
  • Desativação dos restantes métodos de autenticação.
No modo utilizador:
  • Utilize o seu PC, laptop, tablet ou smartphone;
  • Utilize o browser: https://deviceIP:50443/panel/remote
  • Digite a sua password sempre que necessário;
  • Operacionalize o seu equipametno multifuoncioal remotamente.
Caso seja necessária uma instrução de forma mais detalhada, entre em contacto com um representante legal da organização de serviços.
 


Links e documentos úteis