5 dicas para dar continuidade ao seu negócio em tempos de crise

| 26 agosto 2020

Muitas organizações têm-se encontrado recentemente a esforçar-se para manter os seus negócios a funcionar como habitualmente, garantindo ao mesmo tempo que o seu pessoal e clientes se mantêm seguros. A pandemia COVID-19 tem vindo a testar o planeamento e preparação de departamentos de TI em todo o mundo. Abaixo encontra-se um plano de contingência com 5 medidas que todos os líderes empresariais devem implementar para manter os seus utilizadores produtivos face às perturbações:


1.      Tenha um plano de contingência


Como é que um negócio pode permanecer operacional durante catástrofes ou pandemias?  Um plano de contingência detalha todos os passos antes, durante e após um evento que são necessários para manter o seu negócio a funcionar de um ponto de vista operacional e financeiro.


Se não estava preparado para o surto da COVID-19, agora é o momento para garantir que não volta a estar desprevenido. Reúna uma equipa e prepare um plano de contingência.


2.      Selecione uma equipa preparada para emergências


Durante qualquer tipo de interrupção de negócio, as organizações precisam de ter uma equipa que esteja na linha da frente para tomar as decisões certas e estabelecer o plano de contingência. Ter um plano pré-preparado, é um ponto de partida, mas cada caso é um caso no que toca a emergências. A sua equipa de emergência, deve manter em vista as recomendações oficiais do governo e autoridades de saúde, no caso de uma epidemia/pandemia. Estas recomendações em conjunto com o plano de contingência, ajudá-lo-ão a identificar pontos de rutura e a adotar medidas para manter os seus colaboradores seguros e produtivos durante estados de emergência. A sua equipa de emergência deve planear as respostas a crises de modo a que ninguém fique afetado, tentando perceber quais os passos a seguir.


3.      Disponibilize opções de teletrabalho


O teletrabalho tornou-se essencial para qualquer negócio. Muitas organizações estão a adotar políticas de trabalho remoto para promover um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Ao dar a hipótese de teletrabalho aos seus colaboradores está a criar novas opções face ao plano de contingência.


Grandes organizações, como o Twitter, anunciaram o teletrabalho em resposta à COVID-19. Estar preparado com uma política de teletrabalho pode manter a sua organização a funcionar mesmo perante um bloqueio nacional, como alguns países em todo o mundo estão atualmente.


Aqui estão alguns pontos importantes a considerar:

  • Os seus colaboradores têm portáteis seguros?
  • A sua solução VPN ou o acesso remoto pode suportar o aumento de carga se a maioria ou todos os colaboradores estiverem conectados?
  • Dispõe de ferramentas de colaboração que permitam a interação entre colaboradores e clientes? Por exemplo:
    • Soluções telefónicas e de vídeo conferência
    • Chat ou ferramentas de colaboração em equipa



4.      Esteja preparado com backups em cloud


Com qualquer contingência empresarial – quer se trate de uma catástrofe natural, quer de uma resposta pandémica em que seja necessário praticar distanciamento social – é necessário perceber onde estão a ser armazenados os dados e onde são efetuados os backups. Com a prática do teletrabalho, os dados podem ser criados e armazenados fora da sua rede. O backup de dados, das aplicações na cloud e das unidades de rede partilhadas deve ser um dos pilares do seu plano de contingência.


O trabalho remoto, torna as empresas mais suscetíveis a ataques informáticos ou até mesmo perda ou roubo de hardware. Proteja os seus colaboradores, os seus dados e a sua produtividade com backups facilmente restauráveis.


5.      Teste o seu plano


Como pode ter a certeza que está preparado para qualquer ocorrência?


Assim que tiver o seu plano e uma equipa reunida, simule vários ambientes de emergência para garantir que tudo está funcional.



Seguir estas dicas ajudará a garantir que o seu negócio está pronto para qualquer Planeamento de Contingência. Se precisar de ajuda em qualquer passo do caminho, por exemplo com uma solução de colaboração ou uma solução de gestão de backup, sinta-se à vontade para nos contactar!



Sobre a Konica Minolta Business Solutions Portugal

 

A Konica Minolta, como líder em serviços abrangentes de IT, destaca-se pela sua filosofia de consultoria, implementação e gestão de negócios. Com origem japonesa, a Konica Minolta apresenta uma ampla gama de equipamentos e soluções de impressão, quer para o mercado office como para o mercado de impressão profissional, assim como soluções disruptivas de gestão documental, otimização e automatização de processos de negócio, implementação de soluções em infraestruturas de IT, segurança, ambientes virtuais ligados na cloud, entre outros. A inovação faz parte do ADN Konica Minolta, que aposta constantemente no desenvolvimento de novos produtos de acordo com as tendências de mercado. Através dos seus Business Innovation Center, continua na vanguarda no que diz respeito à inovação, trabalhando, continuamente, em Investigação & Desenvolvimento, através da colaboração com os seus clientes e parceiros. A vertente inovadora da Konica Minolta tem resultado em reconhecimento por parte de entidades de renome, como é o caso da Key Point Intelligence, que atribuiu à empresa o 2018-2019 Buyers Lab PaceSetter award for Smart Workplace Vision, sendo a Konica Minolta a única entidade na indústria reconhecida com esta distinção. Em Portugal, foi no ano de 2003 que a Konica Minolta Business Solutions Portugal adotou esta designação, com a fusão entre a Konica e a Minolta. Representada pela sede em Lisboa, tem escritórios no Porto, Coimbra e Faro, contando com 200 colaboradores. Foi considerada uma das 100 melhores empresas para trabalhar em Portugal pelo terceiro ano consecutivo e está concentrada na Transformação Digital dos seus clientes.

 

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