Conselhos chave sobre como trabalhar eficazmente a partir de casa em 2020

| 14 setembro 2020

COMO MAXIMIZAR A SUA PRODUTIVIDADE E COLHER OS BENEFÍCIOS ENQUANTO TRABALHA À DISTÂNCIA?

Com cada vez mais empresas enfrentam a necessidade de executar políticas de trabalho à distância. Está preocupado em como se manter produtivo e colaborar eficazmente com os membros da sua equipa? Enquanto 4,3 milhões de pessoas nos EUA já trabalham a partir de casa pelo menos metade do tempo, passar para este tempo inteiro pode ser assustador. Por isso, aqui está a nossa lista de 2020 sobre como navegar com sucesso a partir de casa.



Com a contínua evolução da tecnologia móvel, não deve ser surpreendente que o número de pessoas que trabalham a partir de casa tenha aumentado 140% desde 2005. Mas para muitas empresas, talvez até a sua também, não têm ensinado aos colaboradores esta transição que a merecem por direito; porque o escritório e a sua casa são espaços muito diferentes, e ainda assim as expectativas parecem ser de que o seu comportamento será exatamente o mesmo.


Abaixo, discutimos as questões comuns que pode enfrentar e partilhamos algumas dicas de como se juntar aos trabalhadores à distância que já relatam ser 24% mais felizes e produtivos do que  os seus colegas de escritório!



FAZER COM QUE A COOPERAÇÃO FUNCIONE PARA SI, ONDE QUER QUE ESTEJA

O trabalho à distância oferece aos colaboradores menos oportunidades de conversar e trabalhar em rede com os seus colegas, o que para alguns pode parecer isolamento social. Mas, existem hoje tantas ferramentas para manter as conexões de forma fluída, que apenas requer uma mudança de pensamento do físico para o digital.


As ferramentas de mensagens instantâneas e colaboração, como Jabber, Yammer, WebEx Teams, Microsoft Teams e Slack da Cisco, oferecem canais de comunicação instantâneos para os seus colaboradores de uma forma segura e ligada que abrange dispositivos e locais. E muitos oferecem opções de vídeo se estiver a perder a ligação mais humana.



Dica principal: Não tenha medo de ter conversas informais como teria na cozinha do escritório ou no dispensador de água! O uso de mensagens instantâneas permite-lhe manter-se ligado, e o uso de emojis e gifs pode mantê-lo com um coração leve. Ou mesmo marcar um intervalo de 15 minutos para um café à distância com um colega de trabalho para pôr em dia os planos!




NAVEGAR EM CONEXÕES DIGITAIS

Mais de 60% dos trabalhadores que estão em casa relatam que os maiores desafios que enfrentam nas reuniões virtuais são as interrupções/conversas, ou questões técnicas, que interferem com a conectividade. Mas não há necessidade para deixar a sua falta de fisicalidade ter impacto na forma como normalmente contribuiria para uma reunião.


Certifique-se de ter preparado e testado previamente as suas ferramentas de cooperação para evitar problemas ao vivo - muitos sistemas têm características de teste por esta mesma razão. Pode também usar recursos de chat em casos em que um colega possa estar a monopolizar o microfone um pouco demais.



Dica principal: Se a realização de uma reunião não lhe parecer natural, comece a reunião despertando processos ou um sistema para garantir que todos os envolvidos tenham o mesmo tempo para falar, e siga uma agenda para se manter concentrado.




GESTÃO DOS LIMITES ENTRE TRABALHO E CASA

Os teletrabalhadores que laboram a partir de um escritório em casa descobrem frequentemente que a falta de uma separação física e psicológica entre os seus domínios pessoais e profissionais pode encobrir as expectativas de ambos os lados.


Embora seja um ajuste para todos, a maneira mais fácil de abordar esta questão é ser aberto sobre os seus planos, para que os seus companheiros/família saibam antecipadamente o que esperar e que instâncias (como uma porta fechada) significam não perturbar, por exemplo.



Dica principal: Defina o seu horário de trabalho, e mantenha-se fiel a eles. Isso inclui vestir-se de manhã e estabelecer tempos de pausa razoáveis ao longo do dia para permitir responsabilidades pessoais - o resto do tempo está concentrado no seu trabalho.




MANTER-SE PRODUTIVO POR CONTA PRÓPRIA

Muitas vezes, pode haver alguma hesitação no que diz respeito a acordos de trabalho flexíveis e de produtividade, com os diretores indevidamente preocupados que o desempenho dos seus colaboradores irá sofrer caso não sejam monitorizados de perto.


A boa notícia é que as estatísticas mostram que as empresas que permitem o trabalho à distância têm 25% menos rotatividade de colaboradores do que as que não o fazem - por isso, uma vez que a confiança esteja lá, ela recompensa-se a si própria! Mas se o seu chefe é um dos que ainda precisa de ser convencido, então crie check-in e KPIs regulares, para que a sua produtividade seja comprovada por resultados, em vez de ser "visto como disponível".


Se luta com a auto-motivação, então tente definir uma 'zona de trabalho' - pode ser o seu escritório, ou um espaço na sua mesa de cozinha, ou mesmo no seu jardim - apenas terá de ser um lugar que associe à realização do trabalho.



Dica principal: tente trabalhar numa sala diferente de onde vai começar/terminar o seu dia, para que possa ter uma transição psicológica 'para' e 'de' trabalho. 



SER FLEXÍVEL EM SITUAÇÕES VARIÁVEIS

Ao trabalhar em casa, pode perder a estrutura diária que muitas pessoas apreciam com um trabalho de escritório. No entanto, ganha-se tempo sem deslocações ou com distracções desnecessárias (e muitas vezes barulhentas) forçadas. Na verdade, 77% das pessoas acreditam que o trabalho remoto melhora a saúde em geral porque permite uma melhor dieta, mais exercício e um estilo de vida geralmente mais saudável.

Contudo, se precisar de ajuda para se adaptar a um novo espaço, tente recriar cenários que o ajudem a sentir-se mais estável. Isto pode ser acordar ao mesmo tempo que se ia para o escritório, e usar o tempo de deslocação para ler ou ouvir um podcast educativo. Ou, se precisar de ruído de fundo para estimular os seus pensamentos, ponha alguma música baixa ou ruído claro.



Dica principal: Abrace a mudança e veja o bem que pode tirar dela - terá mais tempo com os seus filhos, ou a flexibilidade para fazer exercício na hora do almoço? Ficará surpreendido com a rapidez com que se habitua a isso!



Já se sente pronto para começar a trabalhar a partir de casa? Esperamos que sim!


A Konica Minolta ajuda ativamente os seus clientes com as soluções, serviços e orientação necessários para entrar num futuro móvel, por exemplo com a nossa solução Workplace Go, disponível como parte do Workplace Hub.



Artigos relacionados

Artigos relacionados