Quando chegam à empresa, começa a fase de orientação. Os novos funcionários têm de encontrar e compreender qual é o seu papel dentro da estrutura empresarial. Mas integrá-los na equipa é igualmente importante, para que se sintam pessoalmente bem acolhidos.
A fase final de acolhimento dos funcionários é a integração total na empresa. Durante esta fase, as novas contratações interiorizam os valores da empresa.
Isto permite-lhes identificarem-se de forma mais próxima com o seu próprio trabalho no novo local, o que é um fator decisivo para a retenção de funcionários.
Fase de preparação: criar as condições certas
Algumas tarefas da lista de acolhimento devem ser cumpridas antes do primeiro dia no trabalho para que as ansiedades sejam minimizadas:
- As novas contratações são informadas previamente sobre como irá decorrer o seu primeiro dia e sobre as regras de vestuário no local de trabalho.
- A receção deve ser informada sobre a chegada de novos funcionários e deve recebê-los de forma apropriada. Também devem saber a que equipa pertencem e conduzi-los até ela.
- O novo local de trabalho deve estar preparado para ser usado, limpo e acolhedor.
- Isto inclui equipamentos técnicos completos e funcionais. A documentação que a ser verificada pela contabilidade também deve estar pronta.
- Um pacote de boas-vindas deve, idealmente, incluir informação sobre a declaração de princípios da empresa, um organigrama e um programa de apresentação. Uma pequena lembrança também é aconselhável.
Fase de orientação: boas-vindas pessoais
As primeiras semanas num novo local de trabalho não se limitam às coisas que um funcionário deve fazer, mas também se trata de o apresentar à empresa.
- Uma visita guiada à empresa e ao mundo produtivo irá dar aos novos funcionários um panorama geral do ambiente de trabalho.
- Deve ser dada aos novos funcionários a oportunidade de conhecer os membros da administração e de todos os departamentos pessoalmente.
- Convidar os funcionários para almoçar juntos irá ajudá-los a conhecer melhor a nova equipa. É especialmente importante que as chefias imediatas sejam incluídas neste processo.
- Um mentor serve como ponto de contacto constante e pode apresentar os novos funcionários a qualquer pessoa com quem precisem de falar. Isto irá ajudá-los a perceber os segredos do seu trabalho e da sua área de atuação.
- Um gestor que desempenhe o papel de formador é sempre muito melhor a fazer passar os objetivos e a filosofia da empresa do que um conjunto de recomendações.