Security

Video analytics: soluções inteligentes que observam todos os detalhes

A videovigilância é uma ferramenta útil para monitorizar o local de trabalho, promovendo a sua proteção e segurança. E agora imagine um sistema que também o alerta para riscos em tempo real: é possível e já existe.

10.12.2021
6 minutos 6 minutos
Conteúdos
Muitas organizações utilizam sistemas de videovigilância ou CCTV para as ajudar a proteger os seus trabalhadores ou para manter a segurança dos seus espaços, edifícios e informação de valor. Mas este é um trabalho intensivo, que exige controlo humano e que nem sempre reflete ótimos resultados. Agora, a análise inteligente de vídeo ou video analytics eleva a vigillância a um novo nível, integrando Inteligência Artificial e câmaras para análise, deteção e alertas automatizados. Tudo isto permite manter pessoas, espaços e informações ainda mais seguros.

A videovigilância (CCTV ou circuito fechado de televisão) há muito que faz parte dos procedimentos de proteção e segurança das organizações, mas esta solução tecnológica também vem com um grande número de limitações e desafios:

  • exige pessoas que monitorizem e analisem permanentemente a transmissão de vídeo. É plausível que estas pessoas possam, eventualmente, perder a concentração e que lhes escapem acontecimentos importantes;
  • o tempo de filmagem para análise é elevadíssimo e, provavelmente, nunca se visualizará de novo a maior parte do tempo de gravação;
  • a vigilância não pode ajudar a compreender o que se está a ver, nem notificar diretamente sobre questões e problemas analisados, para que possam ser tomadas medidas.
Os 340 milhões de acidentes de trabalho que, segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), se estima que ocorram a nível mundial, todos os anos, mostram como é difícil conseguir uma monitorização eficiente. E o caso dos acidentes de trabalho é um bom exemplo para compreender como estes danos afetam tanto os trabalhadores como as próprias organizações.

Video analytics: uma mudança no jogo

O software inteligente de video analytics (também chamado video analysis) veio alterar totalmente a vantagem na questão da videovigilância. Uma solução de video analytics combina tecnologia de vigilância por vídeo com algoritmos e Inteligência Artificial (IA), permitindo-lhe não só ver mas sobretudo compreender o que está a acontecer numa multiplicidade de situações.

Com estas funcionalidades inteligentes de vídeo e de análise, a video analytics assume facilmente a tarefa da monitorização e análise constantes. A chave deste tipo de software é que só envolve pessoas (através de alertas) quando são detetadas anomalias, deficiências, riscos ou perigos.

Dependendo de como se utiliza uma solução analítica baseada em IA, esta pode ajudá-lo a melhorar a proteção dos seus trabalhadores em tempo real contra doenças, acidentes, ferimentos e até mesmo morte, ou a proteger-se contra roubo de dados e violações de segurança. Vamos descobrir como.


 

Proteja os trabalhadores contra doenças ou ferimentos

Se for responsável por um ambiente de trabalho complexo, tal como uma fábrica, uma plataforma logística ou um armazém ou centro de operações, estará bem desperto para os potenciais perigos a que os seus trabalhadores estão expostos, bem como para as exigências regulamentares que obrigam ao cumprimento das diretrizes e boas práticas no que toca à saúde e segurança no trabalho.

Agora pode utilizar uma solução inteligente de video analytics para proteger os seus trabalhadores de vários riscos relacionados com a saúde e segurança através de uma deteção personalizável e automatizada, combinada com alertas que incorporam informação para identificar e localizar uma pessoa em risco.

As aplicações típicas do software de análise de vídeo para proteção no trabalho incluem:

Controlo de equipamento. Verifica se os trabalhadores estão a usar o equipamento de proteção pessoal mais adequado para o trabalho — máscaras faciais, óculos de proteção, capacetes, coletes de segurança, luvas e botas.

Monitorização à distância. Verifica se é respeitada a distância recomendada entre funcionários, ou entre funcionários e partes da maquinaria.

Segurança de trabalhadores desacompanhados. Protege empregados que trabalham sozinhos ao reconhecer e classificar movimentos corporais que indicam doença ou ferimentos, permitindo uma intervenção atempada.

Vigilância acústica. Deteta sons através dos microfones das câmaras de segurança, tais como alarmes ou pedidos de ajuda, para permitir uma intervenção atempada.

Monitorização de situações perigosas. Deteta pessoas que estejam dentro de áreas predefinidas como exclusivas, ou que estejam dentro das instalações durante uma evacuação de emergência.

Avaliação de temperatura. Analisa imagens térmicas para avaliação de temperatura corporal e de limites de temperatura corporal de pessoas. Esta funcionalidade permite compreender se existem pessoas que possam estar doentes, prevenindo o alastramento de vírus e infeções.

Deteção de tosse. A capacidade de detetar pessoas a tossir ou espirrar, utilizando os microfones das câmaras, é outra forma de prevenir o alastramento de vírus e infeções.

Mantenha informação, espaços e bens seguros

Assim como manter as pessoas seguras, uma solução inteligente de video analytics pode ajudá-lo a melhorar a segurança de espaços públicos ou privados, ou ajudar a proteger conteúdos e informações confidenciais, ou propriedades e bens de valor. Vai além de um simples sistema de segurança, ao detetar pessoas e, automaticamente, analisar o seu comportamento, identificar anomalias e enviar alertas.

Entre as aplicações de segurança para software de video analysis de última geração encontra-se a deteção de comportamentos suspeitos. Esta solução ajuda a proteger informação de valor, objetos ou outros bens contra potenciais violações de segurança, identificando comportamentos suspeitos e alertando as equipas de segurança, permitindo uma resposta rápida a qualquer potencial violação.

Video analytics protege até documentos estatais

O instituto estatal de exames da República Checa (Centrum pro zjišt'ování výsledků vzdělávání - CZVV) imprime, todos os anos, centenas de milhares de testes para as escolas secundárias. Para proteger a integridade dos documentos durante o processo de impressão, o CZVV utilizou em primeiro uma tecnologia e software standard de videovigilância na sala de impressão. Se tivesse lugar algum evento suspeito, a equipa da segurança era obrigada a rever horas de gravações até identificar, por exemplo, alguém parado ao lado da impressora por muito tempo, ou a fotografar indevidamente os exames.

Agora, o CZVV utiliza a solução da Konica Minolta para deteção de comportamento suspeito, uma solução de análise de vídeo que combina algoritmos customizáveis com IA e as câmaras de vídeo Mobotix. Esta solução inteligente monitoriza em pleno os movimentos nas áreas de impressão e alerta o administrador se detetar atividade suspeita.

«Agora, a Inteligência Artificial monitoriza o processo de impressão de documentos e controla, automaticamente, a situação, o que leva a maior poupança em custos de trabalho», afirma Jindřich Mach, Diretor da secção de Infraestrutura Interna e Fábrica da CZVV.


 

Pronto para melhorar a proteção e segurança da sua organização?

Uma solução de video analytics inteligente, automatizada, de alta performance e desenhada para a sua organização pode ajudá-lo a:

  • reduzir a probabilidade de existirem acidentes, ferimentos ou doenças no local de trabalho, melhorando os requisitos de saúde e de segurança deste mesmo local; melhorando as condições de trabalho, fazendo a produtividade crescer e protegendo a sua marca e a sua reputação;
  • proteger melhor conteúdos, informações, bens e espaços, permitindo-lhe tomar medidas rápidas no caso hipotético de uma violação de dados ou de ser detetado acesso não-autorizado;
  • poupar custos em recursos humanos e armazenamento de dados, sem necessidade de monitorização constante da transmisssão de vídeo e de armazenar frames de vídeos.

Saiba mais sobre as soluções inteligentes de video analytics da Konica Minolta e como estas podem ajudar a sua organização a melhorar a proteção e segurança do local de trabalho.

Soluções acessíveis de video analytics trazem transformação e benefícios à indústria 4.0 e aos processos de inspeção de qualidade visual, permitindo aos fabricantes mais pequenos aumentar a eficiência através da automatização; reduzir erros, inconsistências e tempos de paragem, e, assim, reduzir também custos.

Também lhe pode interressar:

IA em cibersegurança: uma guerra dos tronos

A tecnologia evolui continuamente. O ransomware e outras ameaças informáticas...

Security
07.10.2021

Esteja em conformidade com a legislação

Saiba mais
A Assinatura Eletrónica Qualificada nas PME passará a ser obrigatória a partir de 1 de julho de 2022