Cloud

O futuro está na cloud: como preparar as PME para o futuro

Muitas das grandes empresas já dão a cloud híbrida como adquirida. Por outro lado, muitas Pequenas e Médias Empresas (PME) ainda não conseguem ver os benefícios deste modelo — algo que irá mudar em breve, com as várias vantagens oferecidas por esta nova tecnologia.

27.07.2018
6 minutos 6 minutos
Keywords:
img_keyvisual_post_kw30.jpg
Conteúdos
Muitas Pequenas e Médias Empresas (PME) continuam a usar exclusivamente servidores próprios, sem recorrerem a quaisquer serviços de cloud. Outras apenas a utilizam em regime de outsorcing, dependendo inteiramente de clouds públicas. Ambas as abordagens têm as suas fraquezas no que respeita a uma gestão eficiente da informação e à sua segurança. A solução mais elegante: a cloud híbrida. Combina os benefícios dos dois métodos para o armazenamento de dados, backup, cooperação entre equipas e, de forma muito importante, para a segurança da informação.

Novas liberdades, novas oportunidades, novos riscos

Os nossos hábitos de trabalho estão a tornar-se cada vez mais móveis. Esta é uma nova situação que traz muitos benefícios, mas também desafios complexos, especialmente para os serviços de IT. Compreensivelmente, muitas empresas têm reservas acerca do armazenamento de informação na cloud. Em que sistema podem confiar? Onde é que as aplicações e as informações podem ser armazenadas com maior segurança? Ao mesmo tempo, todos querem equipas que trabalhem de forma próxima, mas nem sempre no mesmo escritório, de forma a poderem colaborar eficientemente e aceder facilmente a dados importantes e a informação no seu fluxo de trabalho.
 
Hoje existem soluções que tornam as redes sociais, a coautoria e o envio instantâneo de mensagens mais eficazes, tanto a nível local como global. Estes serviços estruturam projetos em torno de equipas que têm facilidade em adaptar-se ao desenvolvimento de uma dada empresa e às suas necessidades específicas. O cumprimento rigoroso do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) é obviamente assegurado. Com o progresso da transformação digital, os processos das empresas tornaram-se mais rápidos e automatizados e, por isso, o volume de informação tem crescido de forma exponencial, o que faz com que a capacidade da infraestrutura física necessite de expansão considerável e espaço suplementar. É impossível escapar aos conceitos de virtualização e aos serviços de cloud para todos aqueles que quiserem tornar a sua infraestrutura de IT eficiente para o futuro.
 
A solução é proteger imaculadamente a infraestrutura, a informação e, claro, a identidade dos funcionários através de sistemas de segurança em serviços de IT geridos. Um dos principais fatores é a forma como a gestão de backup é feita. É importante que as empresas consigam ver e configurar individualmente que informação é armazenada, e onde. O que devem, então, manter nos seus servidores no escritório, e o que deve ser enviado para a cloud? As perdas potenciais, bem como as falhas de sistema e os custos associados, serão minimizados. Quem é que quer ver a sua empresa paralisada por causa da perda irreversível de informações decisivas para a organização, causadas por erro humano ou ataques maliciosos? Uma empresa operacional deve ser gerida de forma fiável.

Ágeis e móveis: millennials

Um fator que não deve ser desvalorizado, para além dos processos em curso de digitalização da comunicação e do trabalho, é a mudança trazida pela nova geração de millennials — os primeiros nativos digitais. Já conseguiu perceber que os millennials querem tentar mais coisas novas, e são mais ágeis e móveis: esta geração precisa de um mundo do trabalho adaptado flexivelmente às suas necessidades.
 
Ferramentas de colaboração entre equipas baseadas na cloud, tais como as que se associam à Microsoft 365, são recomendadas. Estas permitem que qualquer um possa trabalhar a partir de qualquer lugar e aceder às versões mais recentes de cada documento. Os empregadores que ignorarem este novo panorama vão passar, rapidamente, a ter problemas em atrair novos funcionários.

 
infographic of the increase of hybrid cloud systems

Abordagens flexíveis mistas estão a surgir
 

Já em 2016, a consultora de gestão e estratégia Deloitte concluiu no seu Millennial Survey que 75 % dos millennials querem trabalhar sem estar vinculados a um escritório. Muitas empresas já estão a responder a estas questões e a transitar para produtos Infraestructure as a Service (IaaS).
 
A empresa russa de software Kaspersky Lab faz todos os anos um Inquérito Empresarial ao Risco à Segurança de IT entre decisores de IT em todo o mundo. Este ano, 6614 analistas de 29 países participaram e uma das conclusões foi de que 66 % das grandes empresas e 49 % das PME pretendem continuar a expandir as suas paisagens de cloud híbridas.
 
As PME estão, portanto, cada vez mais conscientes do potencial de gerir as suas informações através de uma abordagem mista — em casa (na empresa), em clouds privadas e em clouds públicas. Um efeito colateral de incluir serviços de cloud é a redução de custos. A cobrança é geralmente feita tendo por base a utilização. A capacidade em excesso e recursos inutilizados são coisas do passado.

Que abordagem devo então escolher para a minha empresa?

Na verdade, poucas pessoas querem tornar-se grandes especialistas em IT e falar interminavelmente sobre sistemas, vantagens, fraquezas, oportunidades e riscos. As pessoas querem dedicar-se à sua área de atuação e, para isso, precisam de soluções que lhes permitam manter a cabeça limpa para o que realmente importa.
 
O objetivo é combinar segurança e flexibilidade: qual é que tende a preferir? Manter tudo na empresa para que possa resolver todos os problemas dentro de casa? Enviar todas as suas aplicações e informações para a web para ficar livre e flexível? Ambos? É algo que o faz sentir livre ou apenas lhe dá noites sem dormir? É agora que decide o que é que o futuro da computação na cloud poderá ser para si. Com um serviço de cloud híbrido, poderá combinar e beneficiar das duas filosofias.
 
Uma coisa é certa: as PME não poderão evitar olhar para a forma como os seus processos, documentos e aplicações podem ser geridos através de soluções mais inteligentes, económicas e seguras. As clouds híbridas podem ser um olhar certo para o futuro, mesmo se não está à frente de uma empresa de âmbito internacional.
 

ALGUMAS INFORMAÇÕES

Cloud pública
As clouds públicas são oferecidas por fornecedores acessíveis gratuitamente e qualquer um pode utilizá-las através da Internet. Incluem desde serviços de e-mail até serviços como o Google Docs, que armazena documentos criados a partir do pacote Office no serviço de alojamento do Google Drive.
 
Cloud privada
Muitas empresas preferem utilizar a sua própria infraestrutura de IT e manter um controlo apertado sobre a segurança de IT e a proteção da informação. Isto significa que o servidor se encontra nas instalações da empresa e é acessível apenas aos seus próprios funcionários. Ainda assim, os utilizadores podem gozar dos benefícios da cloud, usando os seus browsers de Internet, ou seja, coisas como as aplicações de IT sem custos de manutenção ou de instalação, e uma infraestrutura de IT com escala.
 
Cloud híbrida
Quando ambas as modalidades anteriores são usadas em simultâneo; aplicações de proteção de informação crítica e dados continuam armazenados nas infraestruturas próprias da empresa, enquanto outros serviços são geridos pela Internet. O que é importante é definir com clareza e classificar toda a informação que terá de ser processada.
 
Clouds comunitárias
São menos comuns. Consistem em infraestruturas utilizadas em conjunto por mais de uma empresa que, por exemplo, partilha um projeto específico. Utilizadores previamente definidos têm acesso conjunto a certos serviços que não estão disponíveis para o público.

Também lhe pode interressar:

O céu é o limite: as 6 vantagens (e 3 desvantagens) da computação na cloud

Já ouviu dizer que a computação na cloud é o futuro, mas ainda não percebe se...

Cloud
18.06.2021

Impressão na cloud: 9 razões para mudar

Provavelmente já conhece a impressão a partir da cloud, mas talvez não saiba...

Cloud
18.06.2021