Aprimorar Nossa Sustentabilidade Coorporativa

 

Nossa Missão

A Criação de Novo Valor Económico e Social. Todas as nossas actividades são baseadas na Carta das Práticas Corporativas. Neste documento, comprometemo-nos explicitamente com a nossa responsabilidade não só de alcançar o crescimento, mas também de assumir as nossas responsabilidades sociais e contribuir para uma sociedade em geral. 


A Filosofia Corporativa da Konica Minolta baseia-se nesta Carta e orienta as actividades de Sustentabilidade da empresa com a sua Missão, "A Criação de Novo Valor". Utilizamos ideias criativas para oferecer um novo valor tangível para resolver os desafios enfrentados pelos clientes e pela sociedade como um todo. Na sua Filosofia, a Konica Minolta pretende afirmar-se como uma empresa vital para a sociedade, continuando a criar novos valores que trazem inovação ao mundo. Sabemos de nosso impacto social, ambiental e económico, portanto, a nossa Missão Sustentável é "A Criação de Novo Valor para um Mundo Sustentável".
 

Objetivos de Sustantabilidade

Nosso objetivo é contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Como o meio ambiente é um tema central para as partes interessadas, o Eco Vision 2050, formulado pela primeira vez em 2009, é o nosso plano de longo prazo para alcançar um futuro sustentável. Este é baseado em nossa Filosofia, e consiste em três grandes objetivos::

  1. Uma redução de 80% nas emissões de CO2 ao longo do ciclo de vida do produto até 2050, em comparação com os níveis fiscais de 2005;
  2. Promover a reciclagem e a utilização eficiente dos recursos limitados da Terra;
  3. Trabalhar para promover a restauração e preservação da biodiversidade.
 

Políticas

Com base no nosso diálogo com as partes interessadas e na análise da materialidade, o ambiente é um tema de importância central nas actividades da Konica Minolta. Por esta razão, definimos um conjunto de princípios chave de gestão ambiental, que estão fixados na nossa Política Ambiental BEU. A Política está de acordo com a Carta de Comportamento Corporativo e a Filosofia Corporativa, incluindo nossa Missão. Estes três itens orientam nossas atividades de sustentabilidade, enquanto a Política inclui os objetivos mais concretos.

 

Compliance

Tal como a Konica Minolta o entende, "conformidade" não é apenas uma questão de obediência às leis nacionais e internacionais, mas também inclui a adesão à ética corporativa e às regras internas da empresa. A Carta de Conduta Corporativa da Konica Minolta foi criada com este entendimento em mente. Ela define os princípios que orientam a conformidade para todo o Grupo, e é essencial para a governança do Grupo. 

O Guia do Grupo Konica Minolta articula o compromisso da Konica Minolta em agir em conformidade com as normas sociais internacionais, tais como o Pacto Global das Nações Unidas, do qual a empresa (Konica Minolta, Inc.) é signatária, e a Declaração Universal dos Direitos Humanos. 


Princípios, Cartas e Normas relacionados com a RSE que a Konica Minolta subscreve ou observa:
 

 

  • Pacto Global das Nações Unidas
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
  • Declaração Universal dos Direitos Humanos
  • Japan Business Federation - "Charter of Corporate Behavior".
  • Código de Conduta da EICC

Grupos relacionados com a RSE em que a Konica Minolta participa:
 

 

  • Coligação para a Cidadania da Indústria Electrónica (EICC)
  • Iniciativa de Fornecimento Livre de Conflitos (CFSI)
  • Japan Electronics and Information Technology Industries Association (JEITA) Responsible Minerals Trade Working Group, Conflict-Free Sourcing Working Group

Além disso, estamos em conformidade com as leis e regulamentos europeus aplicáveis ao nosso negócio. A seguir são mencionados alguns deles. 

Lei da Escravatura Moderna: De acordo com a Lei da Escravatura Moderna de 2015 do Reino Unido e a Lei da Transparência na Cadeia de Abastecimento da Califórnia de 2010, a Konica Minolta declara que tomou as medidas necessárias para assegurar que a escravatura e o tráfico de seres humanos não estão a ocorrer em nenhuma das suas cadeias de abastecimento e em nenhuma parte do negócio. Mais informações no declaração de transparência.

Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos (REACH): Quadro regulamentar da UE que exige o registo e a gestão de todas as substâncias químicas utilizadas nas empresas de acordo com as suas condições de utilização para garantir uma avaliação segura das substâncias químicas. A Konica Minolta está em conformidade.

Resíduos de equipamento eléctrico e electrónico (REEE): Directiva da UE; na Europa, a empresa adoptou medidas em conformidade com a Directiva da UE WEEE sobre a eliminação de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos e está em conformidade com esta directiva. 

Pacote de economia circular: Conjunto de medidas destinadas a estimular a transição da Europa para uma economia circular, estimular a competitividade mundial, promover o crescimento económico sustentável e gerar novos postos de trabalho. Tomamos medidas para apoiar a realização do objetivo da economia circular europeia. 

Acordo Voluntário Europeu para as Impressoras (EVAP): Acordo voluntário desde 2011 que estabelece um conjunto de metas a cumprir para todos os produtos vendidos no mercado da UE. Os requisitos de eficiência energética e de disponibilidade em duplicado devem ser satisfeitos por, pelo menos, 90% dos produtos vendidos. O acordo visa igualmente reduzir a pegada ambiental dos equipamentos de representação gráfica - tanto na sua conceção como ajudando os clientes a fazer escolhas informadas durante a compra e utilização do equipamento. A Konica Minolta é signatária deste acordo.

Restrição de determinadas Substâncias Perigosas (RoHS): Directiva da UE que restringe (com excepções) a utilização de seis materiais perigosos no fabrico de vários tipos de equipamento electrónico e eléctrico. A Konica Minolta está em conformidade com a Directiva RoHS.

Directiva de Design Ecológico: Directiva da UE que fornece regras consistentes em toda a UE para melhorar o desempenho ambiental dos produtos. A Konica Minolta está em conformidade com as Directivas de Design Ecológico relevantes.

Directiva de baterias: Directiva da UE que regula o fabrico e eliminação de baterias na União Europeia com o objectivo de melhorar o desempenho ambiental das baterias e acumuladores. A Konica Minolta está em conformidade.

 

Ciclo de Vida do Produto e Cadeia de Fornecimento Responsável

A Konica Minolta está empenhada em reduzir o impacto ambiental ao longo do ciclo de vida do produto

A Konica Minolta está empenhada em reduzir o impacto ambiental ao longo do ciclo de vida do produto, desde o planeamento e desenvolvimento até à aquisição e produção, distribuição, vendas e serviço, recolha e reciclagem. Todos os estágios do ciclo de vida do produto são cuidadosamente monitorados usando análises de entradas e saídas gerais, eficiência energética e de recursos, reciclagem e prevenção de resíduos, e estão em conformidade com todas as regulamentações ambientais e de segurança relevantes.

A Konica Minolta está comprometida com a sustentabilidade em toda a cadeia de fornecimento.

Não estamos apenas empenhados em cumprir suas responsabilidades diretamente, em termos do impacto ambiental imediato de seus próprios produtos e serviços. Ela também está comprometida com a sustentabilidade ao longo da cadeia de suprimentos, com base em relações de confiança com seus fornecedores. A Konica Minolta exige que os seus parceiros comerciais considerem as questões laborais (direitos humanos), ética, ambiente, segurança e saúde nas suas operações comerciais. O Grupo também está a tomar medidas para abordar questões de conflito mineral, procurando prevenir violações dos direitos humanos em áreas de conflito das quais os recursos minerais utilizados nos seus produtos são provenientes.

Certificações, Pontuações e Posições

O Sistema de Gestão Ambiental da Konica Minolta Europa está certificado de acordo com a norma internacional ISO 14001:2015. Isto demonstra os nossos objectivos ambiciosos para reduzir o impacto ambiental negativo. 

A Konica Minolta, Inc. também ganhou elogios internacionalmente pelo seu compromisso com a sustentabilidade, avaliado por terceiros. 

A empresa foi incluída nos seguintes índices de investimento de destaque:
 




July 2018: Included in FTSE4Good Index consecutively since 2003, and the FTSE Blossom Japan Index since its establishment in 2017


July 2018: Included in consecutive MSCI ESG Leaders indices since 2010


January 2018: Included in Morningstar Socially Responsible Investment Index


September 2017: Included in Dow Jones Sustainability World Index

A empresa foi avaliada pelas seguintes agências internacionais de avaliação da RSE:

 




July 2018: Prime Status by the Germany-based ISS-oekom (formerly oekom research AG)



March 2018: Selected for investment universe of Ethibel Pioneer and Ethibel Excellence



February 2018: Ranked Gold Class 2018 for Corporate Sustainability by RobecoSAM

 



October 2017: Selected as a Climate A List company, highest rating of CDP



Level Recognition Medal in EcoVadis 2017 sustainability ratings

Chancelas

A Konica Minolta define padrões da indústria mundial no campo da protecção ambiental. A certificação da empresa vai realmente mais longe do que o exigido em muitos casos - como demonstrado pela sua certificação de etiqueta.
Estes chancelas incluem:  
 

  • Blue Angel: Um guia confiável para compras ambientalmente seguras. Os sistemas Konica Minolta foram os primeiros sistemas de fotocopiadoras a laser do mundo a receber esta certificação, em 1992. Quase todos os equipamentos de escritório actualmente vendidos na Alemanha têm agora a etiqueta. Todos os dispositivos, incluindo os vendidos fora da Alemanha, cumprem os requisitos rigorosos da etiqueta alemã.
 
  • ENERGY STAR: Norma internacional para produtos de consumo energeticamente eficientes; o valor TEC (Typical Electricity Consumption) de um produto é um critério fundamental para um baixo consumo de energia. Todos os sistemas de escritório da Konica Minolta e quase todos os seus sistemas de impressão de produção são qualificados a este respeito.
 
  • Food contact: O nosso toner é 100% inofensivo quando entra em contacto com alimentos. Graças às propriedades amigas do ambiente do toner Simitri, a TÜV Rhineland reconheceu-o como 100% inofensivo quando em contacto com alimentos. Esta certificação de segurança alimentar cria novas oportunidades de utilização, incluindo embalagem de alimentos e impressão de etiquetas alimentares.





Para mais detalhes sobre as actividades de sustentabilidade empresarial da Konica Minolta, por favor veja o Report RSE ou descarregue nossa brochura de Sustentabilidade.
 

enabling-carbon-neutrality-konica-minolta

Contato

Entre em contato com a nossa Equipe de Sustentabilidade

Enviar e-mail

Sustentabilidade

 









 
  • Voltar à Visão Geral
  • Aprimorar nossa Sustentabilidade Corporativa
  • Fortaleça sua eficiência energética e proteção climática
  • Fortalecer a protecção dos seus recursos e a redução de resíduos
  • Fomente sua Diversidade e Conforto Humano