Fortalecer a protecção dos seus recursos e a redução de resíduos

 

Serviços

Programas de descarte

A Konica Minolta está a operar programas de recolha e reciclagem adaptados a países específicos, seus mercados e requisitos legislativos. As empresas operacionais nacionais da Konica Minolta realizam soluções individuais para a recolha e reciclagem dos consumíveis.


Na Europa, a empresa adoptou medidas em conformidade com a Directiva da UE sobre a eliminação de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (WEEE II). 

Além disso, a Konica Minolta está a operar um sistema B2C, a recuperação e reciclagem gratuita de cartuchos de toner usados para impressoras laser (dispositivos Konica Minolta Magicolor e PagePro) em 18 países europeus.

Saiba mais em Cleanplanet

Calculadora Eco

A Calculadora Eco da Konica Minolta é uma ferramenta baseada na web que mede exactamente quanto papel é utilizado na impressão de escritório. Isto permite ao cliente avaliar as poupanças ambientais que a sua frota de impressoras tem potencial para gerar, e subsequentemente reduzir o seu impacto ambiental ao mudar para a Konica Minolta. 

Mais detalhes sobre o Calculadora Eco.
 

Funcionalidades

Os dispositivos de escritório da Konica Minolta podem ser programados da seguinte forma para garantir que utilizam os recursos de forma responsável. Os nossos clientes beneficiam das definições do sistema concebidas para reduzir ainda mais o seu impacto ambiental. 
 
  1. Duplex: Impressão e cópia frente e verso
  2. N-up: Posicionamento de um número seleccionado de páginas numa folha
  3. Trabalhos combinados de impressão e cópia: Combinar trabalhos de impressão e cópia pode reduzir o consumo de papel e energia
  4. Pré-visualização da impressão: Função de pré-visualização precisa no ecrã do PC com o XPS Print Preview Driver para evitar erros de impressão
  5. Impressão de provas: Produz uma única página de teste, ou conjunto de páginas, para verificar se há erros antes de imprimir ou copiar todo o trabalho
  6. Remoção de páginas em branco: Impede que páginas em branco sejam impressas
  7. Função de sobreposição: Permite a impressão em papel timbrado; se forem feitas alterações, o ficheiro armazenado é actualizado de forma rápida e fácil, evitando grandes quantidades de papel timbrado pré-impresso da empresa
  8. Caixa pública: Armazena documentos públicos que precisam ser atualizados com frequência, permitindo fácil acesso e edição antes que grandes quantidades sejam impressas
  9. Caixa pessoal/Impressão Follow-me: A recolha de trabalhos de impressão e cópia na caixa pessoal evita que trabalhos que eventualmente não sejam recolhidos sejam impressos; a impressão follow-me também evita ciclos de reaquecimento frequentes
  10. Gestão de usuários e custos: Software central que calcula os custos de impressão e notifica os utilizadores dos custos incorridos como resultado deste trabalho de impressão em particular, utilizando uma janela pop-up; isto pode aumentar a consciência do utilizador dos custos de impressão e evitar comportamentos de impressão descuidados ou não ecológicos.

 

Tecnologia

Utilização de materiais reciclados nos produtos
Até 88% das caixas externas dos nossos dispositivos de escritório contêm materiais reciclados (garrafas PET). Até 40% das nossas garrafas de toner são feitas de garrafas de leite recicladas. A Konica Minolta pretende utilizar materiais reciclados em toda a sua produção de toner em todo o mundo, passando dos actuais 25% para 100% no futuro.

Reciclagem de papel ecológica
Ao reciclar papel, é essencial que qualquer toner possa ser facilmente removido do papel. A associação alemã INGEDE e.V., que tem presença em toda a Europa, reconhece que o toner Simitri® HD utilizado nos sistemas de impressão de produção da Konica Minolta tem um nível muito elevado de destintagem. Isto garante que os profissionais de impressão podem ter a certeza de que não estão a imprimir à custa do ambiente, ao mesmo tempo que beneficiam de excelentes propriedades de destintagem. Desta forma, contribuem ainda mais para fechar o ciclo do papel e para a reciclagem e ajudam a reduzir a poluição da água. 

 

Engagement

Biodiversidade
A questão da biodiversidade é abordada no âmbito do Sistema de Certificação Green Factory. Um exemplo de projecto foi iniciado por funcionários da Konica Minolta Business Solutions France S.A.S., que instalaram seis colmeias no telhado dos escritórios da empresa. A receita da venda do mel é doada a uma série de projectos de caridade, enquanto as abelhas contribuem naturalmente para a preservação da biodiversidade.

Le Marathon Vert
A Konica Minolta Business Solutions France S.A.S. tem sido um dos principais patrocinadores da "Marathon Vert" (Maratona Verde), que ajuda no reflorestamento na Etiópia, desde que foi lançada em 2011. Em 2016, o evento permitiu plantar mais de 115.000 árvores na Etiópia.