Estudo revela que a abordagem inovadora da Konica Minolta é uma das melhores práticas

O ritmo acelerado da digitalização traz oportunidades e riscos para os negócios: por um lado, pode ser uma fonte de grande crescimento, mas por outro, até pequenas start-ups podem perturbar os principais mercados. Este panorama torna o poder de inovação um fator crucial para o sucesso dos negócios – que força grandes empresas a reavaliar a forma como se organiza a inovação. A abordagem inovadora da Konica Minolta é uma das melhores práticas, referida na pesquisa da Capgemini Consulting e do MIT Digital em “As Bases da Inovação Corporativa na Era Digital”.

A inovação é uma virtude essencial para a Konica Minolta, muito antes da era digital: em mais de 140 anos de existência, a empresa nunca parou de impulsionar os limites da tecnologia para os seus clientes. “Para nós, a inovação é uma função principal no nosso negócio, em todo o mundo”, afirmou Yuji Ichimura, Senior Executive Officer da Konica Minolta, Inc.

O relatório da Capgemini Consulting e do MIT Digital identifica três fatores para uma organização bem-sucedida, a nível de inovação, em grandes empresas: uma arquitetura de inovação adequada, corretas fontes de inovação e o alinhamento das capacidades certas. A arquitetura de inovação da Konica Minolta abrange o mundo todo com os seus cinco Business Innovation Centers (BIC’s). A sua função é obter uma compreensão mais profunda das necessidades dos clientes e acrescentar valor, antecipando-as, servindo como principais motores para o crescimento de uma empresa.

No que diz respeito às fontes de inovação, a Konica Minolta acredita que a colaboração é um ponto chave que conduz ao sucesso. Portanto, procura um processo de “inovação aberta”, trabalhando em conjunto com os clientes, parceiros, instalações de pesquisa independentes e universidades para desenvolver novas ofertas em áreas como o ambiente de trabalho do futuro, visão aumentada, e Inovação como serviço. Os BIC’s são os catalisadores da mudança e sucesso para apresentarem as futuras ofertas da Konica Minolta. Finalmente, a inovação está profundamente ancorada à cultura da empresa de constante transformação, encorajando as equipas para assumirem os seus desafios:

Estamos honrados e orgulhosos por estarmos incluídos, como a melhor prática neste relatório sobre inovação por organizações tão prestigiadas. Este reconhecimento assegura ainda mais de que estamos no caminho certo para garantir um futuro de sucesso para a nossa empresa”, conclui Ichimura.

Poderá encontrar os relatórios em:

-        https://www.capgemini.com/consulting/resources/innovation-in-the-digital-age/

-        http://ide.mit.edu/research-projects/corporate-innovation-digital-age-getting-large-corporation-innovate-again