Konica Minolta e SOPHOS promovem evento sobre segurança e proteção de dados

A Konica Minolta organiza, em parceria com a SOPHOS, um evento direcionado para a temática da segurança e protecção de dados. Focando os desafios que o novo Regulamento Geral da Protecção de Dados (RGDP) levanta para as organizações, apresentam soluções a nível de impressão e cibersegurança que auxiliam no processo de conformidade com o regulamento. Atualmente,

Atualmente, a segurança e a proteção de dados são desafios importantes para empresas e ambientes corporativos. Assim sendo, a Konica Minolta e a SOPHOS realizaram um evento para dar a conhecer as soluções que atuam no âmbito da protecção de dados, temática especialmente relevante com a emergência do novo RGDP. O evento contou com a intervenção da Carolina Afonso, Paulo Sanches, João Moura e Tiago Vieira da Konica Minolta bem como da Inma Martínez da SOPHOS.

A Transformação Digital acarreta diversas oportunidades, mas também desafios e a área de impressão não é exceção. Os multifuncionais são um dos pontos críticos a nível de falhas de segurança, sendo um dos tópicos chave do evento. Questões como documentos abandonados, acessos não autorizados às funcionalidades de impressão, riscos de segurança da rede de dados e documentos retidos no disco do MFP podem representar uma verdadeira ameaça. A Konica Minolta dispõe de funcionalidades como o follow-me printing e o Bizhub SECURE que asseguram a segurança dos documentos e auxiliam na prevenção de fugas de dados.

Sobre o follow-me printing:

O follow-me printing é perfeito para todas as organizações que desejam manter o controlo total do seu parque de impressão. Cada utilizador necessita de se autenticar antes de aceder ao equipamento de impressão, que, efetivamente, elimina qualquer acesso não controlado aos documentos impressos. Para o máximo de conveniência naautenticação, existem vários métodos, como por exemplo nome de utilizador/palavra passe, PIN e cartões ID. Além disso, o follow-me printing facilita a tarefa do administrador em atribuir, centralmente, o direito de acesso individual aos colaboradores.

Sobre o bizhub SECURE:

A funcionalidade bizhub SECURE certifica-se de que todos os documentos estão seguros. Todos os multifuncionais bizhub Konica Minolta têm esta funcionalidade e, para obter a mesma basta ativar as opções de segurança incorporadas no multifuncional. Uma vez instaladas as configurações do bizhub SECURE, a informação impressa ficará protegida e segura. O multifuncional e o disco rígido (HDD) serão protegidos para garantir que a infomação da empresa está segura. Ativar as opções de segurança incorporadas no multifuncional está agora à distância de um clique.

A temática do RGDP levanta várias questões a nível das informações pessoais identificáveis (PII). As PII estão dispersas por vários repositórios das organizações o que as deixa mais propícias a fugas de segurança. Sendo outro tópico chave do evento, a Konica Minolta demonstra a sua solução Dokoni Find que permite identificar a localização de informação em todos os locais em que se encontra armazenada.

Sobre o Dokoni Find:

O Dokoni Find funciona a partir de um único ponto de acesso, passando por todas as aplicações, nas quais indexa toda a informação e ficheiros disponíveis, retirando conteúdo a partir de silos de informação e demonstrando-a num índice comum seguro, estando disponível para qualquer dispositivo. Esta solução mostra, num instante, os resultados aos quais o utilizador tem autorização de acesso. O Dokoni Find não facilita apenas a captura eficiente de informação, como também ajuda os utilizadores a encontrar e recuperar qualquer tipo de informação de forma rápida, pesquisando através de repositórios de informação, aplicações e bases de dados conectados, num único Índice Universal.

Altamente especializada em segurança, a SOPHOS, teve a oportunidade de apresentar as suas soluções para proteção de servidores, utilizadores e de redes. Nesta perspetiva, a empresa oferece uma solução que combina uma plataforma de segurança intuitiva com uma série de produtos premiados que atuam ativamente para bloquear ameaças.

A Konica Minolta apresentou, ainda, a sua oferta no âmbito da segurança. Dispõe de consultores especializados que fazem um diagnóstico detalhado dos sistemas desegurança, obtendo sempre soluções à medida de todas as organizações, desde PMEs a empresas de grande dimensão. Com uma cobertura geográfica por todo o território nacional, a Konica Minolta consegue dar resposta localmente, dispondo, ainda de apoio por parte de equipas remotas especializadas.