Konica Minolta lança serviços de Cloud e DataCenter

| 7 outubro 2021

A Konica Minolta acaba de fazer um upgrade à solução KM Cloud Data Centre Services que permite às empresas reduzir custos e esforços associados às infraestruturas de IT e otimizar os seus serviços de segurança.


 
A grande inovação está na introdução da componente Infraestrutura como um Serviço (IaaS) à solução Konica Minolta Cloud Data Centre Services. Com este upgrade, os clientes têm agora a oportunidade de mover a sua infraestrutura IT para a cloud e as tarefas de computação física, armazenamento e infraestrutura de rede para a Konica Minolta. Esta solução, que está a ser gradualmente introduzida em todos os mercados europeus, liberta as equipas de IT e dá-lhes a possibilidade de se focarem em objetivos associados à inovação que impulsionem a transformação digital da sua organização.

A solução KM Cloud Data Centre permite uma maior liberdade às empresas, uma vez que não necessitam de adquirir servidores físicos, espaços de centros de dados dispendiosos e equipamento adicional de rede. Este modelo de infraestrutura como um serviço (IaaS) oferece um ambiente de infraestrutura de IT virtual, incluindo uma rede, armazenamento e servidor virtuais nos centros de dados Konica Minolta, localizados em Hanover (Alemanha) e Estocolmo (Suécia).

"A pandemia de COVID-19 veio acelerar o trabalho remoto e tanto os colaboradores como as empresas, tiveram de se adaptar a este novo modelo. Hoje em dia, a grande tendência passa por digitalizar cada vez mais os dados. No entanto há fatores a ter em conta e que passam sobretudo pela segurança do sistema do alojamento e armazenamento de daods online, para que estes possam ser acedidos apenas por quem é devido quando necessário e em qualquer lugar" - afirma Tiago Vieira da Konica Minolta Portugal.

"Com o objetivo de dar resposta às necessidades dos nossos clientes, que zelam por um serviço online com segurança máxima, as melhorias introduzidas na solução KM Cloud da Konica Minolta foram fundamentais para assegurar a continuidade dos seus negócios. Ao acrescentarmos a IaaS ao nosso portefólio, conseguimos garantir aos nossos clientes uma maior facilidade no trabalho remoto - em qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo -, uma infraestrutura segura com as mais elevadas medidas de segurança e um ambiente em cloud privada altamente seguro, de inquilino único (single-tenant)", conclui Tiago Vieira da Konica Minolta Portugal

Redução dos custos de investimento em hardware e um quadro orçamental transparente

Quanto mais dinheiro as empresas investirem em despesas de capital - como hardware - menos cash flow terão disponível para o resto do negócio, o que pode dificultar as operações a curto prazo e os projetos dos clientes. Aquisições não planeadas de hardware, renovações de licenças e atualizações de infraestruturas podem também levar a orçamentos em espiral que são difíceis de suportar.

Ao armazenar os seus dados na cloud, as empresas podem optar por um modelo Op-Ex e acabar com as despesas associadas a hardware, melhorando o seu cash flow. As despesas com IT tornam-se assim mais transparentes graças a uma taxa mensal consistente e à capacidade de escalar eficientemente, conforme necessário.

Proteção contra perda e acesso não autorizado a dados | Assegurar o cumprimento do RGPD

As soluções de armazenamento locais podem ser suscetíveis a riscos tais como falha de energia, incêndio, roubo e perda de conectividade. O tempo de inatividade e a perda de dados podem impossibilitar o funcionamento eficaz das empresas e podem causar problemas catastróficos, caso a informação do cliente ou da organização se perca ou fique comprometida.

Todos os dados dos clientes são protegidos de forma fiável, graças a um sistema dedicado de backup contínuo. Aos clientes, é garantido o isolamento total da rede na plataforma, incluindo o seu próprio segmento de rede, routers e firewalls. Para uma segurança ainda mais eficaz, a micro segmentação opcional está disponível através de serviços de firewall distribuídos (ou “micro segmentados”), fazendo com que, em caso de falha de segurança, o sistema inteiro não fica comprometido.

 

Sobre a Konica Minolta
 
A Konica Minolta, como líder em serviços abrangentes de IT, destaca-se pela sua filosofia de consultoria, implementação e gestão de negócios. Com origem japonesa, a Konica Minolta apresenta uma ampla gama de equipamentos e soluções de impressão, quer para o mercado office, como para o de impressão profissional, assim como soluções disruptivas de gestão documental para otimizar e automatizar processos de negócio, implementação de soluções em infraestruturas de IT, segurança, ambientes virtuais ligados à cloud, entre outros.
 
A inovação faz parte do ADN Konica Minolta, que aposta constantemente no desenvolvimento de novos produtos de acordo com as tendências do mercado. Através dos seus Business Innovation Centres, continua na vanguarda no que diz respeito à inovação, trabalhando, continuamente, em Investigação & Desenvolvimento e através da colaboração com os seus clientes e parceiros.
 
Essa vertente inovadora tem resultado no reconhecimento por parte de entidades de renome, como é o caso da Key Point Intelligence, que atribuiu o prémio 2018-2019 Buyers Lab PaceSetter for Smart Workplace Vision, sendo que a Konica Minolta foi a única na indústria a ser reconhecida com esta categoria.
 
Em Portugal, foi no ano de 2003 que a Konica Minolta Business Solutions Portugal adotou esta designação com a fusão entre a Konica e a Minolta. Representada pela sede em Lisboa, tem escritórios no Porto, Coimbra e Faro, contando com 200 colaboradores. Foi considerada uma das 100 melhores empresas para trabalhar em Portugal, pelo terceiro ano consecutivo, e está concentrada na transformação digital dos seus clientes.