Quantos dias leva a detetar um ataque informático - e a que custo?

| 19 outubro 2020

Cada vez mais, as pme's estão a tornar-se o foco preliminar dos ataques, com os criminosos informáticos a vê-los como alvos fáceis.


Sabia que a nível mundial há 720 milhões de tentativas de hack digital a cada 24 horas? E que 53% das empresas com até 499 colaboradores sofreram uma violação no último ano?


É fácil pensar que não vai sofrer um ataque informático porque tem um pequeno-médio negócio e que os cibercriminoso achariam que "não há muito para roubar", mas na paisagem digital atual, todas as organizações, grandes ou pequenas, estão em risco de serem atacadas. E cada vez mais as PMEs estão a tornar-se o foco preliminar de ataques, com os cibercriminosos a vê-los como alvos fáceis que têm infraestruturas e práticas de segurança menos sofisticadas, e um número inadequado de pessoal treinado para gerir e responder a ameaças.


O CSO descobriu recentemente que, ao utilizar ataques automatizados, os cibercriminosos podem violar milhares ou mais, pequenas empresas, tornando a dimensão menos problemática do que a segurança da rede. E com muitas PMEs insuficientemente preparadas para ataques, não é surpresa que possam levar em média 101 dias a detetar atividade maliciosa.


A protecção é mais barata do que a cura


Muitas PMEs estão apenas a começar a aperceber-se de como são atrativas para os criminosos informáticos. Muitas vezes, essa perceção chega demasiado tarde: após um ataque. Recuperar de um ataque cibernético pode ser difícil e dispendioso - se não impossível, dependendo da natureza e do alcance do ataque.


Pode tornar a gestão de um negócio, especialmente um pequeno ou médio, uma perspectiva assustadora; o nosso inquérito às PMEs destacou que um terço dos líderes empresariais permanece acordado à noite preocupados com a segurança dos seus dados e sistemas informáticos. Como pode adquirir todas as ferramentas de que precisa para proteger não só a sua empresa, mas também os seus clientes? E a que custo?


Um estudo recente do Better Business Bureau (BBB) ajuda a sublinhar como as PMEs podem lutar financeiramente para sobreviver após um ataque cibernético grave. O BBB perguntou aos proprietários de pequenas empresas na América do Norte, "Quanto tempo poderia o seu negócio permanecer rentável se perdesse permanentemente o acesso a dados essenciais". Apenas um terço (35%) disse que poderiam continuar a ser rentáveis por mais de três meses. Mais de metade informou que não seriam rentáveis em menos de um mês.


Agir como uma empresa, sem as despesas gerais


É verdade - os ataques cibernéticos são dispendiosos, e para os antecipar é necessário investimento, tanto financeiro como de recursos. Levará tempo a avaliar os seus sistemas e a descobrir o que é melhor para si. Uma forma de minimizar a ameaça de ataques cibernéticos é evitar aumentar o número de fornecedores que gere, e portanto o número de alertas aos quais deve responder.


Embora as grandes empresas tenham tempo e orçamento disponíveis para adquirir os melhores sistemas, sabemos que as PMEs não têm o recurso para encontrar o que é melhor para elas, quanto mais geri-lo numa base diária. Ter um sistema integrado reduz o desafio de ter de identificar o que é uma ameaça real, e o que não é.


O Workplace Hub, sendo um sistema tudo-em-um escalável, oferece uma infraestrutura sólida e fiável, dando às PMEs um nível de segurança e sofisticação de IT tradicionalmente associado apenas às grandes empresas. Isto porque a Konica Minolta sabe que os dados seguros começam com uma infraestrutura segura, e por isso encontrámos os melhores parceiros para ajudar a fornecer a segurança líder mundial aos nossos clientes.


"The silicon root of trust"


O Workplace Hub, tanto nas suas soluções Hub como Edge, utiliza os Servidores HPE Gen10 - "os Servidores Padrão da Indústria Mais Seguros do Mundo". Esta afirmação arrojada, mas sustentada, baseia-se na sua "silicon root" única de tecnologia de confiança incorporada no hardware, e na sua crença de que a infraestrutura deve ser a defesa mais forte.


 A "Silicon root of trust" fornece uma série de apertos de mão de confiança, desde firmware de nível mais baixo até BIOS e software para assegurar um bom estado conhecido. Na raiz única da implementação de confiança da HPE, o firmware essencial do servidor está ancorado no silicon iLO 5 - uma impressão digital imutável que verifica que todo o código do firmware é válido e sem compromissos. Esta ligação garante que apenas o código de firmware válido e sem compromissos pode arrancar.


Estes ciberataques já parecem uma coisa do passado...


Monitorização da próxima geração


Lembra-se da estatística de que demora 101 dias para detetar um ataque informático? Como parte do suporte e serviço do Workplace Hub gerido, monitorizamos e atualizamos constantemente o estado da segurança. Assim, para aquelas raras situações em que um ataque passa pelo servidor sólido do Workplace Hub, a plataforma utiliza a Firewall Sophos XG para fornecer proteção integral de próxima geração que bloqueia e responde automaticamente a ameaças, expõe riscos ocultos e monitoriza o que está a acontecer na sua rede. E tudo isto em tempo real.


Estamos totalmente equipados para gerir a complexa tarefa de proteger os seus dados e sistemas contra ataques maliciosos. Assim, pode verificar os ataques informáticos fora da sua lista de preocupações. Nós mantemo-lo protegido.

Quer saber de que outra forma pode desbloquear o potencial do seu negócio? Leia aqui o nosso whitepaper para descobrir que pode maximizar as suas IT.


Pronto para saber mais sobre como o podemos ajudar a simplificar as suas IT hoje? Subscreva a nossa newsletter semanal para saber mais dicas úteis.


Fonte: https://workplacehub.konicaminolta.com/spotlight/2019/how-many-days-does-it-take-you-to-detect-a-cyber-attack-and-at-what-cost 


Artigos relacionados

Artigos relacionados