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Acolhimento: como conseguir a apresentação perfeita

O período inicial num novo emprego lança as fundações para um trabalho colaborativo produtivo. Mostramos-lhe como receber novos funcionários convenientemente.

16.10.2019
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Conteúdos
Apresentações técnicas, pessoas importantes com quem falar, os primeiros passos no novo local de trabalho… o acolhimento é muito mais do que apenas dizer «olá» a novos colegas. E há também muito mais a fazer na contratação de novos funcionários do que simplesmente assinar documentos. Acompanhe-nos para descobrir o que pode fazer para criar um ambiente de pertença e de produtividade desde o primeiro momento.

As primeiras impressões importam. Um início bem-sucedido num novo trabalho irá determinar a forma como um funcionário se irá integrar na equipa, como se irá enquadrar na empresa, e quão produtivamente irá trabalhar. Num inquérito do Haufe Group, 89 % das empresas que utiliza o acolhimento sistemático diz que isso melhorou ou acelerou a integração das novas contratações no seu trabalho.

Definição: o que é o acolhimento?

O acolhimento é o processo de apresentar novas contratações a uma empresa. Essa definição não inclui apenas o primeiro dia de trabalho. Muitas empresas incluem todo o período desde a contratação até ao fim da fase experimental.

«O nosso acolhimento na Konica Minolta foi criado para cobrir os primeiros seis meses e é apoiado por um plano de apresentação e formação concebido individualmente. E é claro que os Recursos Humanos estão sempre disponíveis, mesmo depois disso, para uma conversa amigável e para responder a todas as questões.»

Jennifer Jäger (HR Business Partner na Konica Minolta)

Objetivos do acolhimento:

  • As novas contratações sentem-se bem recebidas e integram-se rapidamente nas equipas.
  • Networking e criação rápida de novos contatos, incluindo entre diferentes departamentos.
  • As novas contratações veem cumpridas as suas expectativas pessoais e profissionais no local de trabalho e não se sentem nem sobrecarregadas nem inativas.
  • Os novos funcionários permanecem o máximo de tempo possível na empresa e recordam afetuosamente o seu primeiro dia e as primeiras impressões.

Quais são as fases do acolhimento?

Um processo de acolhimento de funcionários bem estruturado pode ser dividido em três fases.
 
A fase de preparação começa ainda antes do primeiro dia de trabalho. A maioria das pessoas recorda o seu primeiro dia bastante tempo depois, seja na escola, na universidade ou no local onde praticaram desporto. É por isso que o primeiro dia no trabalho deve ser uma experiência positiva para as novas contratações. É especialmente importante acalmar quaisquer ansiedades que os novos funcionários possam ter.

«No passado, concentrávamo-nos em fazer passar conhecimentos básicos organizacionais. Hoje, sabemos que muitos funcionários começam por se familiarizar com a nossa cultura empresarial e a nossa equipa, e por querer conhecer os nossos produtos. É por isso que reestruturámos e melhorámos o nosso processo de acolhimento.»

Lena Schilling (HR Service Partner na Konica Minolta)

Quando chegam à empresa, começa a fase de orientação. Os novos funcionários têm de encontrar e compreender qual é o seu papel dentro da estrutura empresarial. Mas integrá-los na equipa é igualmente importante, para que se sintam pessoalmente bem acolhidos.
 
A fase final de acolhimento dos funcionários é a integração total na empresa. Durante esta fase, as novas contratações interiorizam os valores da empresa.
 
Isto permite-lhes identificarem-se de forma mais próxima com o seu próprio trabalho no novo local, o que é um fator decisivo para a retenção de funcionários.

Fase de preparação: criar as condições certas

Algumas tarefas da lista de acolhimento devem ser cumpridas antes do primeiro dia no trabalho para que as ansiedades sejam minimizadas:
 

  • As novas contratações são informadas previamente sobre como irá decorrer o seu primeiro dia e sobre as regras de vestuário no local de trabalho.
  • A receção deve ser informada sobre a chegada de novos funcionários e deve recebê-los de forma apropriada. Também devem saber a que equipa pertencem e conduzi-los até ela.
  • O novo local de trabalho deve estar preparado para ser usado, limpo e acolhedor.
  • Isto inclui equipamentos técnicos completos e funcionais. A documentação que a ser verificada pela contabilidade também deve estar pronta.
  • Um pacote de boas-vindas deve, idealmente, incluir informação sobre a declaração de princípios da empresa, um organigrama e um programa de apresentação. Uma pequena lembrança também é aconselhável.

Fase de orientação: boas-vindas pessoais

As primeiras semanas num novo local de trabalho não se limitam às coisas que um funcionário deve fazer, mas também se trata de o apresentar à empresa.
 

  • Uma visita guiada à empresa e ao mundo produtivo irá dar aos novos funcionários um panorama geral do ambiente de trabalho.
  • Deve ser dada aos novos funcionários a oportunidade de conhecer os membros da administração e de todos os departamentos pessoalmente.
  • Convidar os funcionários para almoçar juntos irá ajudá-los a conhecer melhor a nova equipa. É especialmente importante que as chefias imediatas sejam incluídas neste processo.
  • Um mentor serve como ponto de contacto constante e pode apresentar os novos funcionários a qualquer pessoa com quem precisem de falar. Isto irá ajudá-los a perceber os segredos do seu trabalho e da sua área de atuação.
  • Um gestor que desempenhe o papel de formador é sempre muito melhor a fazer passar os objetivos e a filosofia da empresa do que um conjunto de recomendações.

Mais informação

Dica útil:
Na na sede da Konica Minolta existe um Dia de Boas-Vindas, uma vez por mês, para as novas contratações em toda a Alemanha. A iniciativa ajuda os novos funcionários a conhecer pessoas importantes, com as quais poderão ter necessidade de contactar, as instalações, partes diferentes da empresa, bem como os seus objetivos e filosofia. Isto inclui informação sobre a organização dos funcionários, a compatibilidade entre trabalho e família, e mais oportunidades de formação. Uma exposição permite que os novos funcionários conheçam os produtos e processos mais importantes. A restante parte do programa de acolhimento consiste em sessões via Skype sobre temas como a proteção de dados, compliance, e segurança no trabalho. Isso garante que todos os funcionários recebam a mesma mensagem. Um processo padronizado permite que todos os funcionários tenham o mesmo início.
 

Fase de integração: identificação com a empresa

Idealmente, o período experimental irá terminar com a satisfação de todos. É possível influenciá-lo sistematicamente através de medidas incluídas no programa de acolhimento.
 

  • Para melhorar a integração, é importante definir objetivos para o desenvolvimento dos novos funcionários através de um plano de apresentação. Dessa forma, ficam a saber que estão a trabalhar rumo a algo. O que é importante é que esses objetivos sejam alcançáveis durante o período em questão e que o sucesso seja reconhecido.
  • O team-builiding, formação e ofertas de trocas de conhecimento interno farão da empresa mais atraente para qualquer funcionário. Os gestores de Recursos Humanos podem usar estes métodos para aumentar ativamente as hipóteses de retenção de talento e, assim, as novas contratações permanecem na empresa durante mais tempo.
  • O departamento de RH deve estar disponível para responder a perguntas dos novos funcionários no primeiro dia. O seu feedback sobre o processo de acolhimento irá ajudar a melhorá-lo constantemente.

«O nosso conselho: mostre reconhecimento! No Dia de Boas-Vindas, todos os nossos funcionários têm oportunidade de conversar com os novos colegas em diferentes posições e áreas da empresa, e podem fazer contactos novos e importantes. A partir deste ponto inicial central, podem começar o seu próprio percurso na Konica Minolta.»

Lena Schilling (HR Service Partner na Konica Minolta)

Conselhos para um início tranquilo

Um bom acolhimento não tem de custar muito tempo ou dinheiro a uma empresa. É possível padronizar o processo para uma grande escala. Um plano de apresentação ajuda a definir todos os princípios importantes. Também é possível utilizá-lo para definir responsabilidades claras a todos os envolvidos no processo de acolhimento: listas que mostrem todas as tarefas importantes ajudam. Um horário irá garantir que os tópicos e a sequência das atividades de acolhimento estão organizadas adequadamente.
 
Não se esqueça de que as pessoas são diferentes, e isso inclui a maneira com que se habituam a coisas novas. Pode levar mais tempo a alguns e menos a outros. O processo de acolhimento deve ser suficientemente flexível para permitir que todos possam participar.
 
O software de acolhimento pode ajudar os responsáveis pelos Recursos Humanos e outros gestores no processo de integração de novos funcionários. Alguns programas incluem um calendário com uma agenda e lembretes sobre o processo de acolhimento. Outras ferramentas estão pensadas para os novos funcionários e oferecem recursos como oportunidades de e-learning. Isto permite que aumentem os seus conhecimentos e que participem ativamente no processo de acolhimento.