Avançar sozinho
Uma opção é criar a sua própria equipa de especialistas em IT, mas vamos por esta questão em contexto. O salário de um profissional de IT em Portugal, em 2020, era de cerca de
1314 euros (remuneração bruta média mensal), consideravelmente acima dos salários médios no país e uma boa matéria de reflexão sobre o valor de especialistas experientes. Além disso, existe um défice de competências técnicas em Portugal nesta área, o que significa que mesmo com o orçamento adequado é um desafio empregar (e manter) um profissional de IT.
No setor das PME, as empresas que recrutaram profissionais de IT tendem a ser elas próprias fornecedoras de serviços de IT (providenciando este tipo de serviços a outras empresas, também), ou estão fora da indústria de IT e não vão, eventualmente, ter o nível de especialização necessário para recutar os talentos certos.
Contrastando com esta situação, um fornecedor de serviços de gestão de IT vai oferecer toda a especialização de que necessita por uma taxa mensal ou anual (por utilizador, frequentemente), o que significa que pode adequar o seu orçamento a esta contratação. Nesta modalidade, não existem outros custos ou complicações de contratação associadas (tais como formação, baixas por doença, férias, etc.) e o serviço é realizado com um custo previsível ao nível acordado.