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Empresas sustentáveis: é tão simples

Toda a gente pode ajudar uma empresa a tornar-se sustentável e com impacto neutro no clima. Saiba aqui por onde começar.

09.05.2022
6 minutos 6 minutos
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Conteúdos
Todos nós podemos fazer alguma coisa para combater as alterações climáticas. Existem muitas formas de reduzir a emissão de gases com efeito de estufa no local de trabalho. Se alguns funcionários derem o pontapé de saída, ou se um dos departamentos começar por fazer um esforço, a longo prazo toda a empresa passará a agir de forma sustentável. Compilámos para si alguns dos primeiros passos: ideias para formas de poupar, evitar e compensar energia e recursos no dia-a-dia do seu trabalho.

Empresas que querem ter um futuro sorridente não pensam no sucesso apenas em termos financeiros; também se concentram, cada vez mais, na questão da sustentabilidade. O conceito de sustentabilidade, tal como o entendemos hoje, remonta a um relatório de 1987 da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas. O documento definia o desenvolvimento sustentável como aquele que vai ao encontro das necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem as suas próprias necessidades.

Contudo, uma atividade empresarial sustentável não se resume a proteger o ambiente, consistindo antes numa abordagem holística e cuidada aos recursos do planeta. É sobre comprometer-se com a qualidade de vida dos seus funcionários, parceiros, clientes e o local em que vivemos, hoje e amanhã.

Neste entendimento holístico da sustentabilidade também cabe a definição de empreendedorismo sustentável, tornando a sustentabilidade numa reponsabilidade empresarialAs empresas não devem apoiar objetivos sociais e ecológicos apenas com os lucros que geram: é o próprio caminho para o lucro que deve ser desde logo, também ele, sustentável.

A sustentabilidade como fomento da inovação

Os novos negócios verdes estão a mudar a economia. Idealmente, as empresas convencionais acabarão substituídas no mercado por produtos e processos sustentáveis. As Pequenas e Médias Empresas (PME), em particular, têm nos produtos sustentáveis, nos processos inovadores e no compromisso de prevenir as alterações climáticas uma excelente oportunidade competitiva.
Isto deve-se ao facto de as empresas inovadoras impressionarem, de uma maneira geral — não só em termos económicos ou sociais. Para elas, a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) não é apenas uma tarefa adicional a ser cumprida; a estratégia de sustentabilidade é antes algo que está na base de todas as áreas da empresa — da administração à produção, do desenvolvimento de produto ao laboratório.
Uma estratégia de sustentabilidade em seis passos

  1. Faça uma análise dos recursos que estão a ser consumidos e em que grau em cada área da empresa (baseline).
  2. Defina o que influencia a utilização desses recursos.
  3. Registe as medidas já em vigor para poupar, evitar e compensar recursos e reconheça em que áreas não está a ser feito o suficiente.
  4. Formule objetivos — por exemplo: reciclar mais 30 % do material; usar 50 % menos material no escritório ou organizar formação em contratação sustentável.
  5. Intensifique medidas e agende avaliações futuras.
  6. Implemente medidas, verifique a eficácia, atinja os objetivos, defina novos objetivos.

Cinco dicas para tornar a sua empresa sustentável

Mesmo antes de existir uma estratégia, é possível que todos comecem por fazer alguma coisa dentro de uma empresa. Todos os funcionários — quer sejam gestores, empregados ou estagiários.

Hoje em dia, existem três métodos que são considerados particularmente eficazes no que toca a atingir objetivos de sustentabilidade: reduzir, evitar e compensar. As possibilidades abertas por estas três ações são facilmente comprovadas com um percurso pelo escritório ou pela empresa.

 

1. Poupe energia

Um olhar atento sobre o consumo de eletricidade num dia normal de trabalho é suficiente para descobrir muitas pequenas fontes de consumo e desperdício. Na maioria dos casos, a solução é simples e rápida:

  • faça uso da iluminação natural;
  • instale lâmpadas LED;
  • apague as luzes quando ninguém estiver na sala;
  • cinco minutos de ventilação são mais eficientes do que muito tempo com a janela aberta, em períodos quentes;
  • desligue o monitor, incluindo na pausa para almoço e em reuniões;
  • não utilize o modo standby;
  • desligue os computadores quando terminar o trabalho;
  • use a máquina de lavar louça apenas quando estiver cheia e no modo ecológico.

2. Poupe recursos (evitar e reutilizar)

Não apenas a energia, mas o consumo de papel, material de embalagem e água também prejudicam o ambiente e pesam, por consequência, na pegada ambiental das empresas. É, como tal, igualmente importante avaliar a produção de lixo e de materiais perigosos na produção. Estas análises ajudam a ter ideias para poupar recursos:

  • adira às reuniões sem papel;
  • emita notas ou avisos somente de forma eletrónica;
  • imprima menos;
  • se imprimir, faça impressões mais massivas, de forma a ligar as impressoras e fotocopiadoras menos vezes;
  • recolha e recicle materiais;
  • reduza o consumo de água, usando água das chuvas.

 

3: Mobilidade amiga do clima (evitar e compesar)

Todas as viagens de automóveis, veículos pesados de mercadorias ou aviões prejudicam o ambiente. Se pretende agir de forma sustentável no mundo dos negócios, pode fazer algumas mudanças bastante rápidas e eficientes:

  • organize boleias para o trabalho;
  • desloque-se de bicicleta ou transportes públicos;
  • viaje de comboio em vez de de avião, especialmente em viagens internas;
  • considere reuniões online em vez de apanhar um voo; e se, no entanto, a viagem for necessária, compense-a;
  • utilize serviços de entregas em bicicleta;
  • prefira o comboio aos veículos automóveis como meio de transporte de produtos;
  • fomente a mobilidade elétrica na sua frota.

 

4. Crie equilíbrio (compensar)

Apesar dos maiores esforços, estes processos (ainda) não funcionam sem efeitos colaterais para o ambiente. Nestes casos, compensar é uma abordagem mais eficiente na manutenção de um equilíbrio dos efeitos negativos. Já há muito que existe legislação que defende, por exemplo, que as empresas de construção devem limitar o seu impacto na natureza. Alguns animais são realocados, biótopos estão a ser criados e áreas verdes replantadas.

A BeoPlast, a primeira empresa automóvel da indústria alemã a produzir sem emissões de dióxido de carbono, planta árvores de fruto para equilibrar a utilização de árgon na sua produção. O objetivo desta compensação é aliviar o ambiente noutro ponto do ciclo, por assim dizer, pelo menos no mesmo nível em que foi prejudicado.

A Konica Minolta tem lidado intensivamente com a questão de como reduzir a pressão causada pelo setor da impressão no ambiente. Além de implementar uma melhoria contínua dos seus produtos, a empresa iniciou em 2015 o programa Enabling Carbon Neutrality, em cooperação com a ClimatePartner. Desta forma, ao escolher a impressão da Konica Minolta, permitimos aos nossos clientes optarem por uma impressão neutra climaticamente, investindo em projetos relacionados com a criação de equilíbrio entre a produção e o clima.

 

5. Trabalhe de forma neutra (emissões zero) 

Sabemos que algumas indústrias precisam de consumir grandes quantidades de recursos e energia para continuar a trabalhar. No entanto, a Konica Minolta Europa conseguiu mostrar ao setor da impressão que, mesmo nestas condições, há uma forma de trabalhar sustentavelmente. Os nossos escritórios-sede em Hanover estão certificados como climaticamente neutros desde o início de 2018.

Toda a empresa se comprometeu com uma estratégia de sustentabilidade de longo termo no já distante ano de 2009. Em 2050, a Konica Minolta espera ter reduzido as suas emissões de gases com efeito de estufa em 80 %, em comparação com 2005.

O edifício-sede europeu da Konica Minolta é pioneiro neste tipo de objetivos. Por um lado, os próprios funcionários encontraram formas de reduzir e evitar o consumo de energia; por outro, a Konica Minolta investe em energias renováveis e em água potável para consumo. Estes projetos, certificados pela ClimatePartner, compensam a restante pressão ambiental produzida.

 

A sustentabilidade exige muitos companheiros de luta

Na Cimeira do Clima de Paris, em dezembro de 2015, quase todos os países do mundo concordaram com uma redução massiva das emissões de CO2 até 2050. O limite foi estabelecido com vista a limitar o aquecimento a menos de 2°C, em comparação com a temperatura média anterior à Revolução Industrial.

Está claro que estes objetivos precisam do apoio de cada um e das instituições, mas sobretudo das empresas e da agricultura. Todos podemos contribuir: como consumidores, cidadãos, funcionários, autoridades e empresas.

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