IT segura e fiável é essencial para a existência das PME. Por outro lado, algumas PME nem sequer têm o seu próprio departamento de IT porque não conseguem suportar os custos e/ou porque há falta de especialistas qualificados. Então, como é que as PME conseguem manter os custos de IT baixos e, ainda assim, construir e utilizar uma infraestrutura de IT que as torne competitivas e resilientes?

Reduzir os custos de IT exige uma gestão eficiente desses custos e, em particular, as pequenas empresas muitas vezes não dispõem de recursos internos para tal. Ainda assim, as PME também podem alcançar uma gestão estável e um controlo eficaz dos custos de IT.

Reduzir custos através da externalização de IT: ‘Utilize, em vez de possuir’ 

Os elevados custos de IT resultam também da compra regular de novo hardware e software. Além disso, é necessário disponibilizar pessoal para tratar da gestão e da manutenção. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento tecnológico avança cada vez mais rápido, e os custos de investimento incorridos há um ano já não podem ser amortizados a tempo porque a tecnologia se torna obsoleta mais depressa do que há 20 anos – por exemplo, devido a ciclos de inovação cada vez mais curtos. Adicionalmente, as atualizações de software são necessárias com cada vez mais frequência, uma vez que os ciberataques se tornam cada vez mais sofisticados e exploram todas as vulnerabilidades, por mais pequenas que sejam. Leia este infográfico para descobrir por que razão as vulnerabilidades de segurança devido à falta de atualizações de software representam um risco, palavra-chave "ataque de dia zero". 

Adaptar-se constantemente a isto pode apresentar às PME, que já têm recursos mais limitados do que as grandes empresas, desafios aparentemente intransponíveis.

Morgan Leucat

Diretor de Vendas de IT, Konica Minolta

"Os custos e o esforço com IT aumentaram na maioria das empresas. Ao mesmo tempo, muitas PME não dispõem dos recursos internos de IT que estão disponíveis para empresas maiores."

Neste sentido, os serviços "as a service" prestados por Managed Services Partners (MSP) podem ser uma solução para isto: "Use, não possua" é a resposta para os problemas de recursos e custos de muitas PME. 

As soluções "as a service" são sempre automaticamente baseadas na cloud. Isto significa que as PME deixam de ter de suportar elevados custos de investimento em hardware e software, sendo o MSP a fornecer os serviços no seu centro de dados. Os clientes alugam-nos e pagam uma mensalidade fixa. Muitas vezes podem escolher entre vários modelos de subscrição que melhor se adequam às suas necessidades reais e ao número de utilizadores.. 

Também não têm de disponibilizar recursos para gestão e manutenção. O MSP fornece um pacote completo e é responsável pela operação, administração, manutenção, configuração, atualizações, etc.

Também não precisa de se preocupar se a sua empresa entrar em dificuldades financeiras. Graças à escalabilidade, são possíveis atualizações ou reduções em qualquer altura. Se as empresas crescerem e, por isso, necessitarem de mais infraestrutura, mais armazenamento, etc., isso pode ser feito em qualquer altura a um custo controlável.

Os MSP também garantem a máxima segurança dos dados através de certificações ISO 27001, encriptação de ponta a ponta e garantia de segurança física. As atualizações de segurança mais recentes disponíveis são sempre instaladas automaticamente. No caso (esperançosamente improvável) de um desastre, os serviços de gestão de cópias de segurança e de recuperação de desastres também garantem a recuperação dos dados.

A disponibilidade 24/7 das soluções garante ainda que os tempos de inatividade sejam reduzidos ao mínimo.

Conclusão

Com os serviços de ITbaseados na cloud, as PME podem concentrar-se melhor no seu core business e orçamentar as suas despesas de IT a custos fixos e transparentes.

Otimizar e minimizar os custos de IT com a Konica Minolta 

Devido às questões de recursos já mencionadas, muitas vezes não é viável para as PME lidarem com vários fornecedores para as suas necessidades de IT. É aqui que um MSP holístico, como a Konica Minolta, pode servir como ponto de contacto único para uma ampla gama de requisitos de IT, graças ao seu portefólio diversificado. Enquanto MSP, a Konica Minolta oferece uma variedade de serviços de IT geridos.  

E se está a pensar, Konica Minolta e IT Gerida, como é que isso se conjuga? Sim, é verdade, a Konica Minolta tem as suas raízes no setor da impressão, mas também podemos utilizar a nossa experiência com infraestruturas e software de impressão no setor on-premise e cloud noutras áreas de IT de forma valiosa. Porque, sejamos honestos, os dispositivos de impressão são hoje em dia nada mais do que dispositivos de IT, e a gestão de ambientes de impressão é uma das tarefas relevantes de IT. 

Além disso, com o seu foco de longa data nas PME, a Konica Minolta conhece muito bem os seus desafios e dedica tempo a analisar individualmente cada cliente. Quando as empresas optam pela Konica Minolta, começamos por analisar a situação individual e realizar uma análise de necessidades antes de implementar e gerir os serviços necessários.  

Partilhar:

Avaliar o artigo