IT segura e fiável é essencial para a existência das PME. Por outro lado, algumas PME nem sequer têm o seu próprio departamento de IT porque não conseguem suportar os custos e/ou porque há falta de especialistas qualificados. Então, como é que as PME conseguem manter os custos de IT baixos e, ainda assim, construir e utilizar uma infraestrutura de IT que as torne competitivas e resilientes?
Reduzir os custos de IT exige uma gestão eficiente desses custos e, em particular, as pequenas empresas muitas vezes não dispõem de recursos internos para tal. Ainda assim, as PME também podem alcançar uma gestão estável e um controlo eficaz dos custos de IT.
Reduzir custos através da externalização de IT: ‘Utilize, em vez de possuir’
Os elevados custos de IT resultam também da compra regular de novo hardware e software. Além disso, é necessário disponibilizar pessoal para tratar da gestão e da manutenção. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento tecnológico avança cada vez mais rápido, e os custos de investimento incorridos há um ano já não podem ser amortizados a tempo porque a tecnologia se torna obsoleta mais depressa do que há 20 anos – por exemplo, devido a ciclos de inovação cada vez mais curtos. Adicionalmente, as atualizações de software são necessárias com cada vez mais frequência, uma vez que os ciberataques se tornam cada vez mais sofisticados e exploram todas as vulnerabilidades, por mais pequenas que sejam. Leia este infográfico para descobrir por que razão as vulnerabilidades de segurança devido à falta de atualizações de software representam um risco, palavra-chave "ataque de dia zero".
Adaptar-se constantemente a isto pode apresentar às PME, que já têm recursos mais limitados do que as grandes empresas, desafios aparentemente intransponíveis.