Dos servidores às finanças, oito em cada dez empresas esperam agora que mais de metade da sua infraestrutura de IT esteja baseada na cloud até ao final de 2021, e 43 % espera que toda a sua infraestrutura de IT esteja baseada na cloud até ao fim do mesmo ano. E por que não? A cloud é rápida, segura, rentável e eficiente.
No entanto, apesar de todos estes benefícios, muitas empresas ainda não encontraram a peça final, e a mais crítica, do puzzle da computação na cloud: a impressão a partir da cloud. Aqui estamos para explicar por que é que isso está a acontecer e por que queremos evitar que aconteça consigo.
Começando, então, pelas noções mais básicas: o que é exatamente a impressão na cloud? É uma solução que permitirá a qualquer funcionário imprimir qualquer documento, em qualquer lugar, a partir de qualquer dispositivo (desde que com ligação à Internet), sem necessidade de diferentes drivers de impressão, ou de estar ligado a servidores de impressão específicos para diferentes impressoras. Por esta descrição, é possível perceber que o seu benefício mais imediato é a mobilidade. Pode oferecer a flexibilidade de uma impressão independente da localização, ao mesmo tempo que alivia a IT das organizações da complexidade de gerir uma miríade de drivers e servidores de impressão. Basicamente, a impressão na cloud oferece mais liberdade por menos trabalho.
Por si só, as vantagens apresentadas parecerão, certamente, suficientes, e alguns números apontam já para que 39 % das empresas tenha implementado algum tipo de plataforma de gestão de impressão na cloud. No entanto, outras empresas estão ainda a demorar. Talvez pareça demasiado arcaica a ideia de falar de impressão numa era digital e a ideia de uma solução de impressão especial pareça irrelevante e, por isso, seja esquecida. Ou talvez falar de novos modelos de impressão pareça demasiado complicado, demasiado dispendioso, algo cheio de obstáculos logísticos. Sabemos como a maioria dos departamentos de IT está sobrecarregada, e a ideia de instigar a mais uma mudança pode, simplesmente, parecer-lhes demasiado.
Mas nós, na Konica Minolta, também sabemos que todo este novelo de pensamentos é contraintuitivo. Em primeiro lugar, porque incentivar à mudança para os serviços de impressão na cloud é uma opção mais fácil do que se pode pensar e, em segundo lugar, porque tornará a sua vida mais fácil do que pode imaginar. Aqui estão as nossas nove melhores razões para que faça a sua mudança para a cloud.