Impressoras digitais de etiquetas
O setor de impressão de etiquetas cresceu a tal ponto, que as instalações anuais de impressoras digitas de etiquetas representam agora perto de 30% de todas as instalações no mundo inteiro, com mais de 3.000 instalações em todo o mundo no final de 2015.
Olhando para o futuro, prevê-se que as impressoras digitais de etiquetas representem anualmente cerca de 40% de todas as instalações de sistemas de produção de etiquetas até 2020.
Neste contexto, hoje em dia o valor geral dos trabalhos de impressão digital de etiquetas é visto como muito maior do que o custo de impressão por si só. As estimativas da indústria indicam que, embora a impressão digital de etiquetas seja atualmente apenas cerca de 3 a 5% de todo o volume de impressão de etiquetas sensíveis à pressão, mas representa em volume de negócio cerca de 15% a 18% de todos os trabalhos de impressão.
Os benefícios das impressoras digitais de etiquetas neste sector incluem:
Fluxo de trabalho contínuo
Um fluxo de trabalho digital tornou-se um dos elementos essenciais para uma produção bem-sucedida de etiquetas. Fornece a base para minimizar erros e desperdícios, acelera os tempos de resposta e fornece informações continuamente atualizadas sobre a produção e os clientes, além de reduzir os prazos de entrega.
Eficiência nos custos
Em comparação com a impressão convencional de etiquetas, o processo digital não utiliza chapas de impressão, nem possui materiais para fabricação de chapas, produtos químicos, processos ou requisitos de tempo, poupando-lhe tempo e dinheiro.
Benefícios para a produção
Para a marca, a oportunidade de reduzir ou eliminar o armazenamento de etiquetas, reduzir o tempo de colocação no mercado e melhorar a eficiência na cadeia de distribuição, pode ser uma razão convincente para recorrer à produção digital de etiquetas. A possibilidade de produção "just-in-time", prova de curto prazo e teste de marketing de rótulos também é de grande interesse.
Oportunidades de mercado
Novas oportunidades de mercado para as marcas - na verdade, quase todas as empresas de qualquer tamanho - tornaram-se um foco real para os consumidores num mercado altamente competitivo. Existem muitos exemplos de onde as soluções de impressão digital permitem produzir facilmente múltiplas versões ou variações, imagens de design variável, etiquetas personalizadas, personalização em massa, novas oportunidades promocionais e até mesmo etiquetas de eventos regionais, sazonais ou especiais. Para o produtor de rótulos, essas oportunidades de mercado oferecem o potencial de agregar valor e aumentar a rentabilidade.
Meio ambiente e sustentabilidade
Há poucas dúvidas de que o meio ambiente e a sustentabilidade tornaram-se importantes para as empresas. Ao produzir quantidades exactas em vez de criação de stock, a impressão digital reduz o desperdício de impressão. Ao contrário de outros processos de impressão, também não existem produtos químicos, água ou materiais de produção de chapas utilizados na impressão digital.
Segurança da marca
Uma área relativamente nova, mas em crescimento, através da utilização de técnicas digitais de impressão com recurso ás mais recentes soluções de software, incorporando elementos e recursos especiais de segurança, imagens variáveis, micro texto, elementos anti-cópia e muito mais.
Localização e rastreamento
O fato de que as etiquetas podem ser impressas individualmente, significa que as impressoras digitais podem produzir etiquetas numeradas ou codificadas sequencialmente, criar códigos ocultos combinados com códigos visíveis e fornecer códigos variáveis que podem ser usados com a tecnologia de "smartphone" - tudo isso oferece novas possibilidades para soluções de etiquetas de localização e rastreamento.