Estes são apenas alguns dos nomes conhecidos que cessaram as suas longas tiragens de impressão a favor de métodos de comunicação alternativos.

Não escolher a impressão como parte de uma estratégia de comunicação com o cliente pode ter um efeito dramático nas vendas a retalho. O instituto de investigação sobre o comércio retalhista IFH Cologne descobriu que, quando os retalhistas alemães Rewe e Obi deixaram de produzir as suas brochuras, 52% dos clientes sentiram falta da publicidade impressa e quase um em cada dois comprou menos em consequência disso.

O potencial de vendas a longo prazo perdido é significativo quando o instituto também refere que 79% dos consumidores alemães lêem brochuras impressas uma vez por semana ou mais frequentemente.

A impressão envolve

Os catálogos impressos promovem o envolvimento e as vendas. Transformam os seus leitores em compradores, de acordo com os dados da Marketreach - 76% dos consumidores afirmaram que os catálogos lhes dão ideias sobre o que comprar e 55% efectuaram uma compra com base no conteúdo do catálogo.

Também incentivam as interações digitais, especialmente para os consumidores mais jovens, como constatou a Keypoint Intelligence .

A Keypoint Intelligence sublinhou que o reconhecimento das nuances dos vários grupos etários pode desempenhar um papel importante na promoção de ligações e na obtenção de melhores resultados. Abordá-las ativamente aumenta a lealdade.

Embora todos os grupos etários tenham respondido positivamente ao correio direto, 70% dos inquiridos com idades compreendidas entre os 18 e os 26 anos afirmaram que era mais provável abrirem mensagens de correio eletrónico de uma marca se tivessem recebido anteriormente correio direto dessa marca. A capacidade de a impressão e o digital trabalharem em conjunto para criar comunicações mais significativas, memoráveis e acionáveis pode ser ainda mais .

As utilizações quotidianas incluem:

  • Embalagens interactivas de produtos com ligações a vídeos, tutoriais ou jogos interactivos relacionados com o produto.

  • Menus de restaurantes que permitem aceder a ofertas especiais, fazer encomendas e pagar contas. 
  • Expositores de retalho que direcionam os consumidores para páginas de produtos em linha, críticas ou testemunhos de clientes. 
  • Materiais educativos com livros de texto ou recursos educativos com ligação a vídeos suplementares, questionários em linha ou exercícios interactivos.

Interessante também é o facto de mais de metade dos inquiridos concordarem que os catálogos continuam a moldar a sua perceção das marcas - o que sublinha a eficácia de materiais impressos bem elaborados para promover o envolvimento. É significativo o facto de os consumidores mais jovens serem especialmente propensos a afirmar que os catálogos os fazem sentir mais ligados a uma marca. Evitar os estereótipos geracionais pode abrir oportunidades, de acordo com o último whitepaper da empresa multinacional de estudos de mercado e consultoria Ipsos, Generational Marketing: Breaking free from stereotypes.

O documento identifica quatro estratégias para criar ligações mais fortes com os consumidores:

  1. Concentrar-se no contexto e na cultura - Compreender os consumidores através de acontecimentos da vida, como a mudança de casa ou o facto de se tornarem pais, ajuda a prever necessidades futuras e a adaptar as ofertas de forma mais eficaz. Trata-se de reconhecer os valores, os comportamentos e a tomada de decisões em todos os grupos etários.
  2. Repensar os rótulos geracionais - Nem todos os consumidores mais velhos se enquadram no mesmo molde, tendo sido definidos quatro segmentos: os simples Contentamento, que preferem um estilo de vida minimalista, os ambiciosos, motivados por objectivos materiais, os lutadores, que se deixam influenciar pelo stress, e os indulgentes, que compram apenas o necessário e não se preocupam com as aparências. As gerações mais jovens, em particular os Millennials e a Geração Z, estão mais inclinadas a apoiar marcas que se alinham com os seus valores e demonstram responsabilidade social, mesmo que isso custe mais.
  3. Encontrar um terreno comum entre as idades - Produtos de qualidade a preços justos continuam a ser as principais prioridades para a maioria - oito ou nove em cada dez - dos consumidores, independentemente da idade. Enquanto os compradores mais jovens se preocupam com o objetivo e as questões climáticas, os mais velhos são mais propensos a agir em relação às preocupações ambientais.
  4. Liderar com empatia - A empatia é um elemento vital na estratégia das marcas modernas. As marcas que demonstram compreender as necessidades e prioridades das pessoas criam ligações emocionais mais fortes, promovem a lealdade e crescem ao longo das gerações.

O poder da personalização

Tudo isto pode ser potenciado pela hiperpersonalização que, comprovadamente, motiva a repetição de compras. E aqueles que o fazem bem podem gerar até 40% mais receitas.

A informação em tempo real, como os dados dos clientes, o historial de compras e a localização, os conteúdos e as recomendações, pode ser altamente personalizada para promover um envolvimento mais profundo. Permitem às empresas visar potenciais clientes de forma mais precisa, reduzindo o desperdício das despesas de marketing.

Este é o ponto ideal para os catálogos impressos digitalmente, de acordo com o estudo The Future of Digital Printing to 2035 da Smither. Ao prever que o mercado global crescerá de 707 milhões de dólares em 2025 para 854 milhões de dólares em 2035, afirma que os catálogos de tiragem mais curta e de elevado valor, adaptados a diferentes segmentos de clientes, conduzem a um aumento das vendas subsequentes. A produção de brochuras e catálogos de pequena tiragem que incluem conteúdo dinâmico é possível com a série de impressoras digitais a jato de tinta AccurioJet da Konica Minolta. As suas aplicações de trabalho de impressão expandidas, tempo de inatividade reduzido e maior flexibilidade, elevam a produtividade, permitem a diversidade de projectos e ajudam a aumentar os fluxos de receitas.

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