De que interfaces precisa uma gráfica preparada para o futuro?
Os sistemas
web-to-printshop estão sujeitos a alterações permanentes. Devem ser adaptáveis aos processos existentes numa gráfica e aos processos nos clientes da gráfica, e devem ser capazes de ser integrados nos cenários do sistema de IT. Isto significa que as gráficas
web-to-print à prova de futuro precisam de interfaces para permitir que os dados sejam trocados com outros sistemas automaticamente e, portanto, de forma económica. Interfaces úteis são:
1. Interface para a fase de pré-impressão (Pré-impressão): permite que os dados de impressão transmitidos na loja sejam transferidos diretamente para o fluxo de trabalho de pré-impressão para verificação de dados, idealmente incluindo informações do artigo, tais como formato, tipo de papel, acabamento, tiragem de impressão e data de entrega. Idealmente, esta interface deve ser bidirecional. O sistema
web-to-print pode então desencadear processos de seguimento apropriados, por exemplo, enviando uma confirmação de e-mail para o cliente.
2. Interface com os sistemas de eProcurement dos clientes, como SAP, Navision e Oracle. A troca bidirecional de informações de trabalho simplifica o processo de pedidos e faturação e permite padrões comuns para todos os meios de comunicação.
3. Interface para prestadores de serviços de envio e logística para comunicação automática baseada na Web, por exemplo, de todas as informações relevantes de pedido e envio.
4. Interface para contabilidade financeira (FiBu), como Datev para faturação otimizada. Isto reduz drasticamente o esforço manual e evita envios incorretos. O processo de reclamações também é simplificado.
5. Interface para sistemas de pagamento: as formas de pagamento são um fator-chave de sucesso. Os sistemas de pagamento convencionais que exigem interfaces são Papypal, Sofortüberweisung ou Giropay. Sem um sistema de pagamento externo, pode oferecer pagamento na entrega, débito direto e fatura da loja
web-to-print. O fator decisivo é que formas de pagamento preferem os seus clientes.
6. Interface para sistemas de factoring: com a opção de «compra por conta», as vendas podem ser aumentadas de forma significativa. A implementação de um sistema de
factoring para cobrir o risco de não pagamento.
7. Interface de importação para edição de material impresso: uma função importante para lojas
web-to-print com design online de material impresso é a utilização de modelos de design. Isto envolve a adaptação de designs gráficos para poderem ser editados com o sistema
web-to-print.
8. Bancos de dados de imagens e personalização de imagens: esta interface importa imagens externas e disponibiliza-as ao utilizador. No ambiente B2B, por exemplo, são utilizadas interfaces que abordam os sistemas PIM (Product Information Manager) e DAM (Digital Asset Manager).
9. Marketplace: Dependendo do modelo de negócios, pode ser desejável associar o sistema
web-to-print a um
marketplace. Existem interfaces para isto, por exemplo, Amazon e Google.
10. Calculadora de CO2: para a produção de produtos impressos neutros em termos climáticos, faz sentido, de acordo com as metas de sustentabilidade, compensar os recursos consumidos. Para tal, o sistema
Web-to-Print pode oferecer uma interface diretamente a um parceiro para impressão neutra em termos climáticos que calcula as emissões de CO2 do pedido e lida com a compensação por meio de projetos certificados de proteção climática.
11. Interface para MIS/ERP: permite a transferência de dados de trabalho e fatura para um sistema MIS/ERP e fornece API para importar de volta o estado do processo.