Impressão comercial

Descolagem com web-to-print

Web-to-print (Web para impressão) já não é uma opção, mas uma solução que os fornecedores de serviços de impressão simplesmente têm a oferecer.

18.06.2023
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A tendência para a computação online e na cloud afeta todas as empresas. Para se manterem competitivas, as gráficas pequenas e médias também precisam de soluções web-2-print para vender os seus produtos e serviços. Isto ocorre porque mais e mais clientes esperam ofertas baseadas na Web, como publicação remota, impressão online e impressão de e-business. Quais são os potenciais da web-to-print e o que faz uma web-to-printshop (Web para gráfica) moderna?

Porque é que a web-to-print é tão importante para si enquanto fornecedor de serviços de impressão? Permite-lhe diferenciar os seus serviços dos dos seus concorrentes, reduzir os seus custos, aumentar a eficiência e muito mais.
 

Quais são as vantagens da web-to-print na impressão empresarial?

A web-to-printshops tem muito potencial para as gráficas e os seus clientes. Oferecem:
  • Uma montra online para todos os produtos e serviços da gráfica para aumentar as vendas.
  • Acesso do cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana para pedidos.
  • Transparência do processo de pedido para reduzir as consultas de atendimento ao cliente.
  • Opções de pagamento online integradas que melhoram o fluxo de caixa.
  • Automação de processos de pedidos, pagamentos e contabilidade.
  • Economia de tempo e custos para os departamentos de marketing do cliente.


Benefícios para departamentos de impressão internos (CRD)

A propósito: tal como as gráficas externas, as gráficas internas também beneficiam da web-to-print. Também podem reduzir custos, aumentar a produtividade e os lucros, agilizar os processos de pedidos, reduzir o número de pedidos morosos, simplificar o pedido de trabalhos de impressão e melhorar as relações com os clientes.

A web-to-print moderna é muito mais do que a mera transmissão automatizada baseada na Internet ou a produção de material impresso.

No contexto da indústria e da Impressão 4.0, os sistemas de loja têm de ser flexíveis e adaptáveis e devem poder ser integrados perfeitamente nos cenários do sistema de IT.

 

De que interfaces precisa uma gráfica preparada para o futuro?

Os sistemas web-to-printshop estão sujeitos a alterações permanentes. Devem ser adaptáveis aos processos existentes numa gráfica e aos processos nos clientes da gráfica, e devem ser capazes de ser integrados nos cenários do sistema de IT. Isto significa que as gráficas web-to-print à prova de futuro precisam de interfaces para permitir que os dados sejam trocados com outros sistemas automaticamente e, portanto, de forma económica. Interfaces úteis são:

1. Interface para a fase de pré-impressão (Pré-impressão): permite que os dados de impressão transmitidos na loja sejam transferidos diretamente para o fluxo de trabalho de pré-impressão para verificação de dados, idealmente incluindo informações do artigo, tais como formato, tipo de papel, acabamento, tiragem de impressão e data de entrega. Idealmente, esta interface deve ser bidirecional. O sistema web-to-print pode então desencadear processos de seguimento apropriados, por exemplo, enviando uma confirmação de e-mail para o cliente.
 
2. Interface com os sistemas de eProcurement dos clientes, como SAP, Navision e Oracle. A troca bidirecional de informações de trabalho simplifica o processo de pedidos e faturação e permite padrões comuns para todos os meios de comunicação.
 
3. Interface para prestadores de serviços de envio e logística para comunicação automática baseada na Web, por exemplo, de todas as informações relevantes de pedido e envio.
 
4. Interface para contabilidade financeira (FiBu), como Datev para faturação otimizada. Isto reduz drasticamente o esforço manual e evita envios incorretos. O processo de reclamações também é simplificado.
 
5. Interface para sistemas de pagamento: as formas de pagamento são um fator-chave de sucesso. Os sistemas de pagamento convencionais que exigem interfaces são Papypal, Sofortüberweisung ou Giropay. Sem um sistema de pagamento externo, pode oferecer pagamento na entrega, débito direto e fatura da loja web-to-print. O fator decisivo é que formas de pagamento preferem os seus clientes.



6. Interface para sistemas de factoring: com a opção de «compra por conta», as vendas podem ser aumentadas de forma significativa. A implementação de um sistema de factoring para cobrir o risco de não pagamento.
 
7. Interface de importação para edição de material impresso: uma função importante para lojas web-to-print com design online de material impresso é a utilização de modelos de design. Isto envolve a adaptação de designs gráficos para poderem ser editados com o sistema web-to-print.
 
8. Bancos de dados de imagens e personalização de imagens: esta interface importa imagens externas e disponibiliza-as ao utilizador. No ambiente B2B, por exemplo, são utilizadas interfaces que abordam os sistemas PIM (Product Information Manager) e DAM (Digital Asset Manager).
 
9. Marketplace: Dependendo do modelo de negócios, pode ser desejável associar o sistema web-to-print a um marketplace. Existem interfaces para isto, por exemplo, Amazon e Google.
 
10. Calculadora de CO2: para a produção de produtos impressos neutros em termos climáticos, faz sentido, de acordo com as metas de sustentabilidade, compensar os recursos consumidos. Para tal, o sistema Web-to-Print pode oferecer uma interface diretamente a um parceiro para impressão neutra em termos climáticos que calcula as emissões de CO2 do pedido e lida com a compensação por meio de projetos certificados de proteção climática.
 
11. Interface para MIS/ERP: permite a transferência de dados de trabalho e fatura para um sistema MIS/ERP e fornece API para importar de volta o estado do processo.

Que tipos de lojas web-to-print existem ?

Dependendo do grupo-alvo, faz sentido limitar a loja virtual. Assim, é feita uma distinção entre lojas fechadas (portais da web fechados) e lojas abertas.


Lojas fechadas

Os grupos-alvo para Lojas fechadas são empresas industriais, negócios, organizações ou instituições públicas. Lojas fechadas são portais da web fechados aos quais apenas grupos de utilizadores definidos, por exemplo, clientes regulares, têm acesso. Muitas vezes, podem ser criadas áreas para diferentes clientes; com interfaces de utilizador individuais compatíveis com CD e preços especificamente armazenados.
 

Lojas abertas

Um portal Web aberto, uma Loja aberta, permite a venda de material impresso e outros produtos a um grupo de utilizadores abertos no setor B2B e B2C. Isto permite conquistar novos clientes.
O potencial do web-to-print é enorme. Os prestadores de serviços de impressão podem expandir a sua gama de produtos impressos, oferecer soluções online criativas, fornecer serviços como publicação remota 24 horas por dia e agilizar o processamento de pedidos. E os departamentos de impressão internos também beneficiam da automação web-to-print.