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De uma existência sombria a um profissional de alto desempenho: como crescem as gráficas internas

Alguns departamentos de impressão internos estão apenas a cumprir o seu dever. No entanto, as suas perspetivas são brilhantes se desenvolverem uma estratégia e oferecerem novas soluções.

07.08.2023
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Alguns departamentos de impressão internos são centros de lucro com os seus próprios centros de custo e até oferecem serviços a terceiros.Outros estão sob pressão para justificar a sua existência, porque não conseguem comunicar as suas mais-valias às organizações. Os peritos da Konica Minolta mostram como é que os Departamentos Centrais de Reprografia (CRD) estão a implementar modelos de negócios bem-sucedidos e a estabelecerem-se como fornecedores económicos de soluções de impressão complexas.

Em muitas empresas, os departamentos de impressão internos tornaram-se centros de competência e serviços. Quais são as estratégias por trás disto, quais são as receitas para o sucesso e as recomendações concretas de medidas para gráficas internas à prova do futuro?
 

1. Saia do choque! Torne-se importante!

Em geral, muitas gráficas internas carecem de modelos de negócio claros, integração na empresa e uma estratégia de impressão interna. Portanto, o primeiro passo é tomar a iniciativa. As gráficas internas têm de se levar a sério e tornar-se importantes. Em primeiro lugar, precisam de tornar-se visíveis para a administração e ter a determinação de sair do ciclo de problemas de pessoal, falta de equipamento, poucas ofertas e, por conseguinte, poucos pedidos.

2. Garantir o apoio da administração

As gráficas internas modernas têm o ímpeto de abrir novos caminhos, expandir as suas ofertas de impressão e fornecer serviços e soluções a partir de uma única fonte. Mas precisam da estabilização e da definição de metas pela administração para que a gráfica interna seja bem-sucedida. É aí que a importância da impressão interna deve ser firmemente definida. Afinal, é aqui que as decisões de investimento são finalmente tomadas, seja para novos funcionários de impressão, hardware ou software. A administração também pode estipular que os departamentos especializados apenas encomendem os seus trabalhos de impressão internamente. Iniciar a comunicação com a administração e usar ocasiões como a renovação de contratos de manutenção.

3. Expanda o negócio da impressão, procure novas tarefas

Converse com a sua equipa sobre os pontos fortes e fracos da gráfica interna. Explore as experiências existentes para criar novas estratégias e ofertas. Analise também as fraquezas e a disposição da equipa para aprender algo novo e adquirir novas competências. Com base nestas descobertas, podem ser desenvolvidas novas ofertas para o portfólio interno da gráfica. Seja na preparação da impressão, no design da brochura de pré-impressão.Uma gráfica interna pode, assim, tornar-se o prestador de serviços preferido para o departamento de marketing, por exemplo.

4. Foco nas necessidades do cliente

Enquanto recurso interno, as gráficas internas muitas vezes não tomam como garantida a orientação para o cliente. No entanto, é crucial saber exatamente quais são as necessidades dos clientes e como encaram a gráfica interna. Conhecem toda a gama de serviços, estão satisfeitos com a implementação e que novos serviços querem os seus clientes? O aconselhamento ao cliente também não deve ser negligenciado na gráfica interna. Pelo contrário, é um elemento central. A consultadoria orientada para o cliente e a implementação orientada para a solução envolvem sugerir diferentes processos e melhorias concretas para todos os trabalhos, a fim de vender mais serviços e criar fidelidade do cliente a longo prazo.

5. Fazer marketing das vantagens de um prestador de serviços interno

Velocidade, disponibilidade, flexibilidade, abordagem direta e conhecimento de design corporativo (CD), bem como processamento de informações confidenciais em conformidade com a legislação, são apenas algumas das vantagens de uma gráfica interna relativamente aos prestadores de serviços de impressão externos. Além disso, há economia de custos, especialmente para tiragens menores. E a possibilidade de oferecer um grande número de serviços a partir de uma única fonte, o que, por sua vez, minimiza as despesas porque os clientes não têm de trabalhar com diferentes prestadores de serviços.
 
Estes pontos e todo o portefólio de serviços têm de ser comunicados e promovidos internamente por gráficas internas. Informar os respetivos departamentos sobre as possibilidades de produção, capacidades e novas soluções. Ao fazê-lo, mostre a sua individualidade e força de consultadoria e coloque também a sua criatividade técnica em primeiro plano.

6. Establecer lojas virtuais e automação

Uma loja virtual é essencial para atrair novos clientes e fidelizá-los. Isto transforma a gráfica interna num verdadeiro centro de serviços. Tal serviço web-to-printshop (Web para gráfica) também cria o pré-requisito para conquistar clientes externos, por exemplo, empresas mais pequenas do mesmo setor ou outros municípios do setor público. A chave é eliminar os obstáculos de IT com antecedência.

7.  Os conceitos certos de IT

Ao integrar uma loja virtual, e em muitos outros projetos de automação, os conceitos certos de IT são cruciais, caso contrário, as lojas virtuais não serão viáveis por questões de segurança e os projetos fundamentais ficarão presos na fase de teste porque falham devido a restrições de IT. A coordenação antecipada com o departamento de IT ou a gestão interna de IT é, portanto, essencial para os negócios de gráficas internas à prova de futuro.

8. Fique atento ao mercado: esteja aberto e seja proativo para novos conceitos, tais como a impressão na cloud

Fique de olho nas tendências do mercado. Quais são as novidades? Onde se encaixa a sua gráfica interna?Uma gráfica interna de sucesso, por exemplo, construiu a sua própria solução na cloud, incluindo padrões de segurança muito elevados. Isto permitiu-lhe conquistar vários clientes internos e aumentou em grande escala o volume de pedidos. Esta solução também abre oportunidades para adquirir clientes externos.
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Conclusão: A viabilidade futura das gráficas internas depende da respetiva capacidade de manter ou aumentar o seu valor, atendendo aos requisitos de qualidade e serviço dos seus clientes internos.
 
A Konica Minolta aconselha gráficas internas de todos os tamanhos e mostra-lhes formas de alcançar o sucesso individual. Damos-lhe apoio para se tornar um líder de pensamento. Juntamente com a administração, aumentámos o valor das CRD atendendo e excedendo os requisitos de qualidade e serviço dos seus clientes. Melhore os seus serviços de impressão e eficiência com a Konica Minolta.
 

Leia mais sobre este tópico no nosso artigo do blog “Como diversificar em gráficas - 7 dicas para mais sucesso e crescimento”.