Sabe como escolher o melhor fornecedor de impressão na cloud?

| 13. jan 2021

5 questões que deve considerar antes de migrar a sua infraestrutura de impressão para a cloud

Conforme os modelos de negócio vão mudando, as empresas estão cada vez mais a afastar-se da infraestrutura de IT tradicional. Cada vez mais, a estratégia passa pela cloud, pois permite às empresas dimensionar o IT de acordo com suas necessidades do momento. A adoção de serviços cloud foi impulsionada por serviços de IT existentes, como Microsoft 365, Salesforce e Amazon AWS. No entanto, uma das últimas componentes, que geralmente ainda depende de servidores locais, é a infraestrutura de impressão. Até hoje, poucos fornecedores conseguiram efetivamente oferecer uma solução de infraestrutura de impressão baseada na cloud. Na realidade, a oferta que existe no mercado é, muitas das vezes, dúbia e deixa questões quanto à sua eficácia. Portanto, antes de decidir qual o melhor fornecedor de infraestrutura de impressão em cloud, há algumas questões que vale a pena considerar.



1 - A solução oferecida é verdadeiramente um serviço em cloud ou é apenas hospedado na cloud?
 

As soluções de impressão em cloud têm muitas formas. Podem ser simplesmente soluções de impressão tradicionais hospedadas como serviço de infraestrutura, onde a gestão e a manutenção do sistema operativo, middleware e aplicações são de responsabilidade interna e pode exigir que a manutenção individual de cada local. 

Ou pode ser SaaS (Software as a Service), eliminando as responsabilidades de manutenção e permitindo que opere de forma centralizada todos os locais e filiais. 

As aplicações SaaS são mantidas para todos os utilizadores, como por exemplo o Microsoft 365. 


 

2 - Pode adaptar-se às minhas preferências orçamentais e oferecer um ROI atraente? 
 

Se tiver várias soluções em simultâneo, precisará de cobrir diferentes custos de hardware e software individualmente. Muitas empresas não conseguem controlar o custo total de operação da infraestrutura de impressão. A alternativa é uma solução completa entregue com uma taxa de assinatura mensal ou anual transparente que se pode ajustar ao seu orçamento. 

Uma boa solução pode ser dimensionada instantaneamente de acordo com as suas necessidades do momento. 

Ao fazer a transição de um ambiente tradicional de impressão local, deve esperar uma redução significativa de custos e traz retorno (ROI) no primeiro ano. 


 

3 - O serviço oferece diferentes opções de implementação sem sacrificar recursos existentes? 
 

Muitas empresas preferem um serviço hospedado em cloud pública, enquanto outras escolhem ter cloud privada local devido a questões especiais de segurança. Uma boa solução de impressão em cloud pode colmatar ambos os casos sem sacrificar recursos. Os departamentos de IT estão cientes de que as políticas e legislações de segurança mudam com o tempo, portanto, a escolha de um serviço que pode ser facilmente alterado entre cloud privada e pública oferece a flexibilidade para se adaptar às suas necessidades e estabilidade à infraestrutura. 

 

4 - O serviço é independente e escalável a todas as principais marcas de equipamentos impressão? 
 

Uma solução de infraestrutura de impressão não deve limitar as suas operações de IT por dependências ou preferências em relação a marcas de dispositivos específicos. Deve ter a liberdade de escolher a solução correta que se adapta às suas necessidades hoje, enquanto tem a flexibilidade para atualizar sua frota de impressão com qualquer outra marca amanhã. 

Uma boa solução oferecerá suporte a qualquer cliente e impressão segura para todas as principais marcas de MFP. 


 

5 - Está confiante sobre a capacidade da solução de lidar com questões de segurança? 
 

Ao considerar um serviço em cloud, existem questões de segurança que deve considerar. É importante garantir que a solução esteja em conformidade com a legislação local e internacional - e que não complique o seu esforço para estar em conformidade. 

Um bom serviço de infraestrutura de impressão permitirá que defina onde os dados estão localizados, por quanto tempo são armazenados e quem tem acesso aos mesmos. Permitindo-lhe ter controlo total dos seus dados. 

 

EveryonePrint Hybrid Cloud Platform (HCP) é um serviço de impressão baseado em cloud. Foi projetada como plataforma de infraestrutura de impressão independente de Software como Serviço (SaaS), permitindo que as empresas consumam impressão como um serviço sem nenhum investimento inicial e paguem apenas pelo que utilizarem.