As incertezas geopolíticas colocam os custos no topo da lista dos principais desafios da gestão de impressão

A Konica Minolta não só manteve o seu estatuto de liderança na análise anual da Quocirca sobre o mercado de Managed Print Services (MPS) pelo quinto ano consecutivo, como também avançou na sua posição. Tal como todos os anos, o relatório inclui também um estudo realizado junto de 400 organizações que utilizam MPS no Reino Unido, França, Alemanha e EUA, sobre os seus maiores desafios em termos de gestão de impressão, as principais prioridades relacionadas com a impressão, a importância dos MPS na transformação digital, entre muitos outros aspetos.

Controlo de custos e segurança no topo da lista de desafios

O relatório da Quocirca, “The Managed Print Services Market Landscape”, destaca o impacto das incertezas geopolíticas, que estão a conduzir a “fatores imediatos e focados no risco”, tais como custos (controlo de custos (41%); redução dos custos associados a servidores de impressão locais (37%)) e segurança (assegurar a impressão numa força de trabalho híbrida (38%); formação dos utilizadores sobre segurança da impressão (35%)), apontados como os principais desafios da gestão de impressão.

Integração de fluxos de trabalho como chave para a digitalização

Melhores soluções para integrar fluxos de trabalho de impressão e digitalização (28%), redução dos volumes de impressão (26%) e soluções de segurança (25%) são também as três prioridades mais importantes para a gestão de impressão no próximo ano. De acordo com a Quocirca, o primeiro ponto, em particular, “reflete o reconhecimento crescente dos MPS como um fator essencial para a digitalização e um passo crítico para otimizar processos empresariais e automatizar fluxos de trabalho.”

Os Managed Print Services continuam a ser um fator essencial da transformação digital

A grande maioria (89%) dos inquiridos afirmou também que os MPS são muito importantes (43%) ou razoavelmente importantes (46%) para os seus esforços de transformação digital, e quase três quartos (71%) esperam aumentar o investimento em MPS, com benefícios esperados ao nível da melhoria da qualidade e fiabilidade do serviço (55%), do reforço da segurança (55%), bem como da redução dos custos com consumíveis (52%) e hardware (50%).

A Quocirca salienta, assim, que “os MPS continuam a evoluir como um facilitador da transformação do local de trabalho, ajudando as organizações a modernizar a infraestrutura de impressão para reduzir custos, aumentar a segurança e apoiar a flexibilidade de uma força de trabalho híbrida. Esta mudança estratégica permite às empresas aliviar o fardo de gerir e manter um parque de impressoras complexo, libertando recursos de TI para se concentrarem nas iniciativas principais do negócio e permitindo um modelo operacional mais eficiente, ágil e sustentável.”

A Konica Minolta responde aos principais requisitos do mercado: custo, segurança e automatização de fluxos de trabalho

A Quocirca reconhece como um dos principais pontos fortes da oferta abrangente da Konica Minolta o seu portefólio Digital Workplace, que inclui Serviços de Impressão e Automatização de Fluxos de Trabalho Geridos, Gestão Inteligente de Informação, Serviços de Processos de Negócio e de Inteligência Empresarial, e Serviços de TI Geridos.

“O relatório afirma que a Konica Minolta reforçou a sua posição de liderança na avaliação de 2025 da Quocirca sobre o mercado de MPS. O fornecedor continuou a investir na sua oferta de MPS para disponibilizar uma gestão de impressão abrangente e otimização de fluxos de trabalho de documentos através de soluções baseadas na cloud, gestão centralizada da impressão e medidas de controlo de custos. A empresa dispõe de um portefólio global e unificado de serviços para o local de trabalho, com um foco alargado na gestão de informação potenciada por IA.” Além disso, “a Konica Minolta oferece uma abordagem robusta e integrada para proteger a infraestrutura de impressão e de documentos.”

Controlo eficiente de custos através de IA e estruturas de preços transparentes

A Quocirca destaca que a Konica Minolta utiliza inteligência artificial com a sua plataforma cloud Optimized Print Services (OPS) para monitorizar automaticamente consumíveis, prever necessidades de manutenção e reabastecer stocks em tempo útil. Este controlo baseado em dados reduz os custos operacionais, minimiza o tempo de inatividade e aumenta a eficiência em todo o processo de gestão de impressão.

A segurança como parte integrante de todas as soluções

Segundo a Quocirca, outro ponto forte reside na integração consistente de funcionalidades de segurança em todos os produtos e serviços. Com a plataforma Shield Guard, a Konica Minolta oferece uma solução de segurança baseada na cloud que monitoriza o estado de cada dispositivo, deteta desvios de segurança e corrige automaticamente as falhas em tempo real.

Automatização de fluxos de trabalho como motor da transformação digital

A Quocirca descreve a Konica Minolta como líder na ligação entre processos de impressão, digitalização e fluxos digitais. As soluções Dispatcher e Workplace Pure permitem às empresas integrar fluxos de trabalho de impressão e digitalização nos sistemas de TI existentes e automatizar processos baseados em papel. Esta integração aumenta a produtividade, reduz fontes de erro e cria a base para processos digitais de ponta a ponta.

Ole Maaz

Head of International Marketing Division, Konica Minolta Business Solutions Europe

“Estamos orgulhosos por manter a nossa posição de liderança pelo quinto ano consecutivo. O reconhecimento da Quocirca confirma que os nossos Managed Print Services respondem aos principais requisitos dos nossos clientes: controlo de custos, segurança e automatização eficiente de fluxos de trabalho. Através da utilização de tecnologias cloud e de IA, criamos valor acrescentado sustentável e apoiamos ativamente as empresas na sua transformação digital."

A Konica Minolta não só manteve o seu estatuto de liderança na análise anual da Quocirca sobre o mercado de Managed Print Services (MPS) pelo quinto ano consecutivo, como também avançou na sua posição. A Quocirca reconhece como um dos principais pontos fortes da oferta abrangente da Konica Minolta o seu portefólio Digital Workplace, que inclui Serviços de Impressão e Automatização de Fluxos de Trabalho Geridos, Gestão Inteligente de Informação, Serviços de Processos de Negócio e de Inteligência Empresarial, e Serviços de TI Geridos.

Partilhar: