As cinco principais tendências do local de trabalho digital que impulsionarão o sucesso dos negócios em 2023

| 12 janeiro 2023

As cinco principais tendências do local de trabalho digital

As cinco principais tendências do local de trabalho digital que impulsionarão o sucesso dos negócios em 2023


Em 2022, o digital workplace continuou em fase de crescimento depois de um aumento expressivo em 2020. Com uma grande percentagem de empresas a aderir ao trabalho remoto durante a pandemia, o escritório virtual moderno está cada vez mais livre de restrições geográficas e impulsionou a tendência para o trabalho híbrido em diferentes setores. É expectável que o contexto socioeconómico global, moldado pela emergência climática global, a crise do custo de vida e a guerra contínua na Ucrânia, continuem a ter impacto no local de trabalho digital em 2023. As expectativas e necessidades dos colaboradores, juntamente com a escassez contínua de skills, a confiança no local de trabalho digital para garantir a produtividade, satisfação, retenção e atração de talentos dos funcionários, vai continuar.
A Konica Minolta identificou cinco tendências principais que vão influenciar e definir o local de trabalho digital, em particular, em 2023. Algumas das tendências mantém-se desde o ano passado e podem continuar a ser proeminentes, a longo prazo e nos próximos anos.


Tendência 1: Regulamentações mais rígidas sobre proteção climática: a CSRD está a chegar

A COP 27, que decorreu no Egito em novembro de 2022, revelou como são difíceis as negociações com metas rígidas na área da mudança climática. Os países europeus já traziam expectativas rigorosas.
Em 2019, foi apresentado pela primeira vez o European Green Deal, onde os Estados - membros da UE estabeleceram como meta, alcançar a neutralidade carbónica até 2050 para cumprir os compromissos acordados na COP 21 em Paris, em 2015. Para concretizar estas metas, do ponto de vista de negócio, a UE concordou recentemente com a futura Corporate Sustainability Reporting Directive (CSRD), que exige que as empresas relatem anualmente os impactos e riscos relacionados com as atividades de governance, impactos sociais e ambientais. As empresas devem preparar-se para o CSRD, pois será aplicado gradualmente a diferentes categorias de empresas a partir de 2024 e substituirá a diretiva anterior sobre relatórios não financeiros. Em vez das atuais 11.700 empresas na Europa, cerca de 50.000 terão que reportar de acordo com o CSRD.
 
Com a pressão para demonstrar sustentabilidade no âmbito da legislação específica, bem como das expectativas de Responsabilidade Social Corporativa, a forma como todas as organizações fazem negócios estará sujeita a um escrutínio mais minucioso. A Política Ambiental da Konica Minolta, por exemplo, promove o desenvolvimento sustentável e o crescimento lucrativo integrando as perspetivas ambiental, económica e social nas suas estratégias de negócio, para garantir que as atividades sejam implementadas em harmonia com a vida humana e com o meio ambiente em todos os aspetos. Isso inclui conformidade com leis e guidelines, sustentabilidade ambiental do ciclo de vida e reciclagem do produto, prevenção da poluição e apoio a uma sociedade mais sustentável.


Tendência 2: Importância crescente das ferramentas de comunicação e colaboração adaptados ao trabalho híbrido

A mudança para o trabalho híbrido revelou a muitas empresas que as plataformas de comunicação mais antigas (como o e-mail) já não são adequadas às necessidades de colaboração online. Apesar de constituírem peças vitais para o trabalho remoto e colaboração durante a pandemia, o Microsoft Teams provou que é muito mais do que apenas um adversário da videochamada por Zoom. O Teams serve como um hub para o trabalho em equipa, facilitando a gestão de projetos, conversas/chamadas e reuniões, partilha de conteúdos e criação – tudo num só espaço. A importância crescente também é expressa em números: desde fevereiro de 2020, o utilizador médio do Teams aumentou o tempo de reunião semanal em 252% e enviou 32% mais chats a cada semana em fevereiro de 2022, do que em março de 2020.
Como Microsoft Global Managed Partner, a equipa de especialistas credenciados da Konica Minolta é capaz de ajudar qualquer tipo e/ou dimensão de organização a obter todos os benefícios de comunicação e colaboração da gama de ferramentas da Microsoft, incluindo o Microsoft 365 com Teams, que ajuda as empresas a melhor organizar e interagir com os colaboradores. Utilizando o Microsoft Teams e o pacote mais amplo do Microsoft 365, as organizações podem modernizar e digitalizar os processos de negócio para que se encaixem perfeitamente no seu ambiente de trabalho híbrido e possam ser acessíveis em qualquer lugar, em qualquer dispositivo, garantindo que as suas operações de negócio sejam totalmente ágeis.

 
Tendência 3: Os funcionários exigem flexibilidade em termos de horário e local de trabalho

Conscientes do processo de 'Grande Demissão' após a pandemia, as organizações precisam oferecer a melhor experiência possível para manter os colaboradores existentes, comprometidos e satisfeitos, ao mesmo tempo que atraem novos talentos. Isso afeta particularmente os trabalhadores da Geração Z. 58% (vs. 43% no geral) desses colaboradores provavelmente vão considerar mudar de empregador este ano. Um terço (31%) dos funcionários europeus já mudou de emprego nos últimos dois anos.
Os principais motivos para não aceitar uma oferta de emprego incluem a falta de flexibilidade de horário (37%) e flexibilidade de localização (28%), já que 53% têm maior probabilidade de priorizar a saúde e o bem-estar do que antes da pandemia. As empresas que levam isso em consideração e proporcionam um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, através de modelos flexíveis, satisfazem os seus colaboradores, atraem novos talentos, melhoram a produtividade e mantêm-se competitivas.
Com o seu portfólio Intelligent Connected Workplace, a Konica Minolta oferece suporte e soluções abrangentes, permitindo que as empresas utilizem totalmente uma variedade de ferramentas para um trabalho flexível. As soluções de trabalho remoto e home office incluem serviços em nuvem, colaboração e comunicações, impressão móvel, serviços de segurança e serviços de gestão de informação – todos desenhados para oferecer total agilidade e flexibilidade a uma empresa e às suas equipas.

 
Tendência 4: IT-as-a-Service e Desktop-as-a-Service para maior flexibilidade em tempos desafiantes

IT-as-a-Service oferece benefícios consideráveis para qualquer empresa. Em vez de comprar hardware, software e serviços de IT diretamente, a empresa recebe tudo o que é necessário a um custo definido para cada membro da equipa. Isso evita elevados custos iniciais de capital e uma provisão interna de IT, ao mesmo tempo que garante que os custos inclusivos de manutenção e atualização permaneçam previsíveis e acessíveis. A empresa pode facilmente escalar as suas funções de IT para cima ou para baixo para atender às necessidades comerciais e da equipa. O Desktop-as-a-Service leva essa abordagem ao passo seguinte, fornecendo um desktop virtual para um indivíduo ou grupo específico de pessoas com base nos seus requisitos de trabalho. Quando um funcionário sai e já não precisa de aceder aos dados da empresa, as permissões podem ser revogadas de forma rápida e fácil, tornando-o altamente seguro e económico.
Como parte dos seus Managed IT Services, a Konica Minolta oferece Software-as-a-Service (Cloud Print) e Infrastructure-as-a-Service. Aqui, a Konica Minolta assume a gestão e manutenção de aplicativos, bem como de servidores, armazenamento e redes para o cliente em nuvem, para que os clientes não precisem de se preocupar com o funcionamento da tecnologia. Sobretudo, a Konica Minolta conta com os seus próprios centros de dados europeus em Hanover (Alemanha) e Estocolmo (Suécia) para garantir que esses dados estejam totalmente protegidos e seguros, bem como altamente disponíveis. O Desktop-as-a-Service também faz parte do Workplace One, um pacote compacto de local de trabalho digital que consiste num ambiente de gestão Microsoft 365, serviços de gestão de backup, monitorização e gestão remotos, e um portal de SharePoint da empresa, que já está em processo de venda, com sucesso, na Suécia.

 
Tendência 5: Fazer mais com menos - IA e um mundo digital mais imersivo

Com a Internet of Things (IoT) a expandir-se aparentemente sem limites, cada vez mais sistemas estão a ser englobados pelas redes de negócio. A explosão na disponibilidade de dados no local de trabalho garante que a Inteligência Artificial (IA), que aprende processos e padrões, possa oferecer grandes oportunidades na automação de fluxos de trabalho e, assim, encontrar maiores economias através de poupança de custos e melhor uso do tempo dos funcionários qualificados.
Vinculado a isso está a Robotic Process Automation (RPA), em que a IA assume certos processos (muitas vezes funções repetitivas de trabalho intensivo). A análise de vídeo é outro aspeto importante dessa automação. Os serviços de solução de vídeo da Konica Minolta, por exemplo, não cobrem apenas as aplicações de segurança, mas também são perfeitos para monitorizar linhas de produção para controlo de qualidade, aplicações de saúde ocupacional para manter as pessoas seguras (como pessoas vulneráveis que “navegam” em áreas perigosas) e deteção de incêndios. Utilizando uma poderosa tecnologia de IA e câmara, o potencial das aplicações é quase ilimitado.
Olaf Lorenz, General Manager da Divisão de Marketing Internacional da Konica Minolta Business Solutions Europe, comenta: “À medida que empresas e organizações de todos os tipos procuram ‘fazer mais, com menos’, o Digital Workplace vai tornar-se mais importante em 2023 e muito para além desse ano. A pressão para aumentar a sustentabilidade, ao mesmo tempo que se defende o trabalho híbrido e que se gera flexibilidade no local de trabalho, vai significar uma maior pressão sobre o fornecimento de IT e maior uso da automação. O portfólio Intelligent Connected Workplace da Konica Minolta foi projetado para atender a todas essas necessidades, a partir de um único fornecedor especializado, permitindo que as organizações se concentrem nas suas atividades principais com total tranquilidade”.