Como maximizar a produtividade móvel da sua empresa

| 14 setembro 2020

Lembra-se dos dias em que a produtividade móvel significava apenas um telefonema para obter informações?

Bem, atualmente é uma categoria por si só, assumindo um significado mais amplo e sendo usada como uma ferramenta para o local de trabalho. Na verdade, a força de trabalho móvel global deverá aumentar para 1,88 bilhões em 2023, representando 43,3% do total da força de trabalho global.


 

O horário das 9h às 17h já não é o"normal"; há uma preferência crescente por trabalhar a partir de casa, e uma dependência da tecnologia (p.e dormir com o telemóvel ao lado, identifica-se?), por isso, não é uma surpresa que os trabalhadores precisem de se manter produtivos enquanto estão em movimento.

Enquanto o e-mail e as chamadas em conferência são amplamente aceites no local de trabalho, estão a ser desenvolvidas novas tecnologias para verdadeiramente satisfazer as necessidades dos colaboradores para se manterem produtivos.

Abaixo estão algumas soluções tecnológicas que são projetadas para apoiar e promover a produtividade móvel (e também tendo em conta a segurança dos dados - conhece os 7 maiores riscos de segurança para as pequenas empresas?)

 

 

Microsoft Intune

Se ainda não está a pensar nisso, a gestão de dispositivos deve ser vista como uma ferramenta valiosa que pode ajudar a tornar a produtividade mais fácil para o seu negócio – especialmente se o seu negócio depende muito do uso de smartphones (que em 2019, aplica-se à maioria dos casos).

Microsoft Intune é uma plataforma de gestão de dispositivos que ajuda a garantir que os dispositivos próprios (BYO) são geridos com segurança e atualizados com o software mais recente.

A Intune envolve a gestão de dispositivos móveis juntamente com Cloud Management e recursos de segurança aperfeiçoados para fornecer acesso seguro a aplicativos e dados comerciais de qualquer dispositivo móvel. Também oferece segurança adicional e características que podem manter os seus dados valiosos e a informação segura, no caso de perder o dispositivo ou se este for roubado.

 

Assim, se está a considerar agora um dispositivo móvel como uma solução de gestão, aqui estão algumas perguntas que deve colocar para saber qual o valor que o dispositivo móvel pode trazer para o seu negócio:

  • O meu negócio tem vendedores na estrada que requerem acesso a informações sobre encomendas e preços?
  • Os meus empregados utilizam o e-mail de trabalho em dispositivos pessoais?
  • E se assim for, como posso garantir que a informação privada é removida do seu dispositivo se eles deixarem a empresa?
  • Quão fácil é criar e monitorizar uma conta de e-mail empresarial no telefone de um colaborador?
  • Qual é o meu plano para lidar com o telefone perdido ou roubado de um colaborador?

 

Sempre na VPN

O fornecimento de acesso remoto seguro garante os mais altos níveis de produtividade para trabalhadores móveis, permitindo-lhe manter as configurações padrão e garantir uma maior segurança e conformidade, ao mesmo tempo que dá aos seus colaboradores acesso a ficheiros e aplicações empresariais quando não estão ligados à rede da empresa.

Always On substitui as ligações VPN clunky existentes, permitindo que os utilizadores tenham instantaneamente a mesma experiência de escritório a partir de qualquer lugar sem credenciais ou passos adicionais, e acede-se automaticamente com o Windows 10.

Como uma solução de produtividade móvel, Always On VPN é uma ótima opção para empresas que têmcolaboradores a trabalhar regularmente a partir de casa, para que não tenham de lidar com o problema de transferir ficheiros por e-mail ou usando uma versão web de uma aplicação de escritório, e não tenham de se preocupar com a segurança dos seus ficheiros.

 

 

One Drive para os negócios

Outra oferta da Microsoft, One Drive for Business, foi essencialmente construída para apoiar o trabalho móvel. Tem como objetivo ligar todos os seus ficheiros do Office365 e permitir que as equipas trabalhem com o mesmo documento, ao mesmo tempo, de diferentes locais. Neste momento, pode já ter o One Drive ativado, embora não utilize todo o seu potencial.

One Drive pode ser sincronizada automaticamente com arquivos no seu computador, permitindo-lhe aceder-lhes mais tarde a partir de diferentes dispositivos. Pode também usar a aplicação móvel para capturar facilmente quadros brancos, digitalizar recibos de trabalho, cartões de visita, e outros documentos em papel para guardar em segurança. Pode também recuperar facilmente ficheiros de apagamentos acidentais ou ataques maliciosos, e criar políticas de segurança sob medidas para ajudar a manter a sua informação segura.

 

Ferramentas de Mensagens Instantâneas

Atualmente, o envio de mensagens instantâneas é a forma mais popular de comunicação - nós trocamos mais do que 50 bilhões de mensagens por dia. Quantas vezes se encontra a recorrer ao envio de SMS a um colega em vez de enviar um e-mail, só porque é mais fácil? Para mensagens profissionais para negócio, o texto não deve ser a primeira escolha – só precisa de um software especializado de mensagens instantâneas.

Mensagens instantâneas e ferramentas de colaboração como o Jabber da Cisco, Yammer, WebEx Teams, Microsoft Teams e Slack, oferecem canais de comunicação instantânea para os seus empregados de uma forma segura e conectada que abrange dispositivos e localizações. A adopção de uma aplicação como esta, permite-lhe manter-se ligado e colaborar a partir de qualquer lugar.

 

 

Então, pronto para desencadear a sua mobilidade?

 

Se o e-mail no seu telefone é a sua única solução de produtividade móvel neste momento, então é altura de fazer uma mudança e abraçar o futuro local de trabalho. Com a colaboração a afetar diretamente a produtividade, a maioria das empresas encontra melhorias imediatas quando adotam novas ferramentas de colaboração. Porque não juntar-se a elas?

Quer aprender mais dicas para desbloquear o potencial do seu negócio? Confira o seguinte:

  • Como criar o local de trabalho do futuro em 2019
  • Os 7 riscos de segurança que deve estar ciente e como superá-las
  • Como impulsionar a inovação através de uma colaboração eficaz