Como podem as empresas preparar-se para o mundo do trabalho do futuro

| 9 setembro 2020

Todas as empresas têm de lidar com a forma de tornar o trabalho diário mais eficiente. Não são apenas aqueles que estão a crescer ou a mudar o seu espaço de trabalho que precisam de se dedicar ao assunto.


"Temos de nos preparar para o futuro” Está sempre a ouvir esta frase, mas o que é que ela realmente significa? Como é que se prepara para o futuro? A base para poder dizer "Queremos continuar prontos para o futuro" deve ser estabelecida em todas as empresas. Isso aplica-se a vários níveis ao mesmo tempo. Um fator frequentemente subvalorizado é a organização dos fluxos de trabalho: as empresas têm de evitar estrangulamentos no fluxo de trabalho e romper com os sistemas de dados e soluções isoladas.








Em Oslo, a gestão de dados está organizada como um escritório partilhado: transparente e aberto a todos


Repensar a comunicação nos escritórios, estabelecer uma infraestrutura pronta para o futuro e poder expandir-se de forma flexível - essa é a base para o futuro do trabalho. O escritório de arquitetura norueguês Arcasa Arkitekter, em Oslo, é um exemplo de como uma ideia que é sustentável pode garantir a eficiência ao longo dos anos. Todos os membros do grupo de trabalho estão reunidos num grande escritório partilhado num antigo edifício de tijolos. Desafio: dar a cada um simples acesso a todos os dados e documentos e garantir um fluxo de trabalho contínuo. Desde o MS Office e desenhos CAD até à impressão A3,etc. Os gestores da organização interna, Marianne Ruud e Karin Kristiansen, encontraram uma solução multifuncional para todos aqueles que no escritório planeiam, esboçam e desenvolvem desenhos técnicos como modelos de construção. O local de trabalho funciona agora como um escritório inteligente com uma nova organização e infraestrutura que fazem dos impasses e interfaces incompatíveis uma coisa do passado, não só quando se trata de gestão de dados, mas também de digitalização, cópia e impressão. Todos têm acesso a tudo o que precisam. Isto permite uma visão geral nas reuniões com os clientes e nos planos de preenchimento de paredes, de modo a proporcionar um melhor resumo de projetos completos. Nesta base, os arquitetos Arcasa podem integrar os últimos desenvolvimentos adaptados às necessidades de cada indivíduo nos próximos anos.



De Roma para o mundo: acesso em toda a parte à gestão de dados e à gestão centralizada da impressão


A firma tem escritórios na Europa, EUA e China, e o desafio para o futuro do trabalho neste caso é fazer com que a gestão de dados e a comunicação do escritório sejam consistentes até à impressora. Para tal, os especialistas em IT registaram e analisaram todo o fluxo de trabalho da empresa. Nesta base, criaram um novo arquivo digital, que permite um acesso rápido e preciso aos documentos a partir de todos os locais, com base em diferentes critérios. Desta forma, o fluxo de trabalho pode ser perfeitamente interligado em três continentes sem problemas de compatibilidade. Os continentes são reunidos com uma gestão de dados e suporte informático uniforme.




Trabalho em rede: todos sabem onde as coisas estão e como encontrá-las

As soluções isoladas estão a tornar-se cada vez mais simbólicas do passado. As interfaces centrais para o intercâmbio de dados e os instrumentos uniformes para a comunicação de escritório em grupos individuais e grandes comunidades simplificam consideravelmente o trabalho quotidiano. Jonathan Grudin, investigador principal da Microsoft, vê o desenvolvimento tecnológico a depender cada vez mais do indivíduo no futuro: "As pessoas vão criar os empregos do futuro, em vez de apenas receberem formação para eles. E a tecnologia já desempenha hoje um papel decisivo". As pessoas continuam a ser responsáveis pelas tecnologias que as acompanham no futuro.



Sobre a Konica Minolta Business Solutions Portugal

 

A Konica Minolta, como líder em serviços abrangentes de IT, destaca-se pela sua filosofia de consultoria, implementação e gestão de negócios. Com origem japonesa, a Konica Minolta apresenta uma ampla gama de equipamentos e soluções de impressão, quer para o mercado office como para o mercado de impressão profissional, assim como soluções disruptivas de gestão documental, otimização e automatização de processos de negócio, implementação de soluções em infraestruturas de IT, segurança, ambientes virtuais ligados na cloud, entre outros. A inovação faz parte do ADN Konica Minolta, que aposta constantemente no desenvolvimento de novos produtos de acordo com as tendências de mercado. Através dos seus Business Innovation Center, continua na vanguarda no que diz respeito à inovação, trabalhando, continuamente, em Investigação & Desenvolvimento, através da colaboração com os seus clientes e parceiros. A vertente inovadora da Konica Minolta tem resultado em reconhecimento por parte de entidades de renome, como é o caso da Key Point Intelligence, que atribuiu à empresa o 2018-2019 Buyers Lab PaceSetter award for Smart Workplace Vision, sendo a Konica Minolta a única entidade na indústria reconhecida com esta distinção. Em Portugal, foi no ano de 2003 que a Konica Minolta Business Solutions Portugal adotou esta designação, com a fusão entre a Konica e a Minolta. Representada pela sede em Lisboa, tem escritórios no Porto, Coimbra e Faro, contando com 200 colaboradores. Foi considerada uma das 100 melhores empresas para trabalhar em Portugal pelo terceiro ano consecutivo e está concentrada na Transformação Digital dos seus clientes.

 

Para mais informações, consulte https://www.konicaminolta.pt/pt-pt/central-de-imprensa e siga a Konica Minolta no Facebook e Linkedin.