Konica Minolta compensou mais de
30 000 toneladas de emissões de CO2
em 5 anos

| 26. jan 2021

Konica Minolta compensou mais de 30 000 toneladas de emissões de CO2 em 5 anos

Nos últimos cinco anos, a Konica Minolta compensou mais de 30 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO2). No âmbito do programa Enabling Carbon Neutrality, integrado na sua estratégia de Sustentabilidade, a empresa compensou o equivalente a 93 milhões de quilómetros, aproximadamente, ou a 2300 viagens de carro à volta do mundo. Clientes de 16 países da Europa, incluindo Portugal, contribuíram de forma significativa para o caminho da empresa rumo à neutralidade carbónica.


«É prioritário para a Konica Minolta reduzir a pegada ecológica do seu negócio e este resultado mostra que os nossos esforços estão a dar frutos. Estamos empenhados em compensar as nossas emissões ​​de CO2, e este é de facto um dos grandes compromissos a longo prazo da empresa. No entanto, também consideramos que o contributo da Konica Minolta é alargado a um conceito de desenvolvimento sustentável, uma vez que somos uma organização comprometida com toda a sociedade e, por consequência, com o ambiente», declara Vasco Falcão, diretor-geral da Konica Minolta para Portugal e Espanha.
 
Por acreditar que as organizações apenas podem beneficiar ao contribuir para uma sociedade equilibrada, a estratégia da Konica Minolta acolhe os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pelas Nações Unidas. Os ODS foram desenvolvidos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das próximas gerações, levando as organizações a estabelecer um compromisso com o desenvolvimento sustentável. É também no âmbito da estratégia de Sustentabilidade que a Konica Minolta criou o programa Enabling Carbon Neutrality (Compensação da Neutralidade de Carbono).
 
Através do programa Enabling Carbon Neutrality, a Konica Minolta agrega um conjunto de iniciativas para compensar a pegada carbónica, às quais também os seus clientes podem aderir. O programa financia, por exemplo, o projeto da Gold Standard, desenvolvido em cooperação com a Climate Partner, de um parque eólico com capacidade total de 30 megawatt, instalado em Aruba, e que reduz a dependência desta ilha do diesel e de outros combustíveis fósseis para produção de energia.
 
O serviço bizhub ECO da Konica Minolta é igualmente parte integrante do programa  Enabling Carbon Neutrality. Por cada instalação realizada com o serviço bizhub ECO, a Konica Minolta compromete-se a plantar uma árvore, em cooperação com a plataforma Treedom, no Quénia. Globalmente, esta iniciativa contribui para ajudar mulheres de países em desenvolvimento a gerar o seu próprio rendimento e a apoiar as suas famílias, através da plantação de árvores de fruto em sistemas agroflorestais.
 
Com a estratégia Eco Vision 2050, a Konica Minolta compromete-se com a redução, em 80 %, das emissões de CO2 durante o ciclo de vida dos seus produtos (em comparação com os níveis de 2005). Da mesma maneira, a Konica Minolta estima, em 2050, que 100 % da eletricidade consumida pela empresa provenha de fontes renováveis. Com esse fim, a Konica Minolta participa no RE100, uma iniciativa mundial que reúne empresas influentes que se comprometem a fornecer energia 100 % renovável.
 
Em Portugal, a Konica Minolta integra o Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 — Ação Climática Lisboa 2030, contribuindo para a concretização dos objetivos definidos pela autarquia na área da Sustentabilidade. Alinhada com a visão de uma cidade mais sustentável, a empresa prevê, entre outras medidas, substituir por lâmpadas LED a iluminação no interior e exterior das suas instalações, aumentar a promoção de veículos elétricos em frotas de veículos de uso privado e em frotas operacionais da empresa, garantir a distribuição dos seus produtos em veículos mais ecológicos e promover a aquisição de materiais e produtos sustentáveis certificados, de cadeias de produção de baixo carbono e, sempre que possível, de origem local.
 
Globalmente, a Konica Minolta faz parte das 2020 Global 100, ranking das 100 empresas mais sustentáveis ​​do mundo (promovido pela consultora internacional Corporate Knigths), e integra o Dow Jones Sustainability World Index pelo vigésimo primeiro ano consecutivo. Este é um dos mais prestigiantes índices globais em matéria de Sustentabilidade, indexado a indicadores ambientais, sociais e de governança (ESG).