Desenvolvimento de um Sistema de Remoção de Poeira no Espaço e Cooperação Técnica para Aplicações Terrestres
A Konica Minolta, Inc. (Konica Minolta) celebrou um acordo de desenvolvimento conjunto com a Toyota Motor Corporation (Toyota) relativo a tecnologia de remoção de poeira. Em colaboração com a Toyota, a Konica Minolta irá estudar a possibilidade de desenvolver um sistema de remoção de poeira no espaço para um rover tripulado pressurizado¹ (apelidado de “Lunar Cruiser” pela Toyota), sobre o qual a Toyota tem vindo a realizar investigação e desenvolvimento com a JAXA, e de aplicar as tecnologias desenvolvidas a produtos de utilização terrestre.
A Toyota tem enfrentado desafios numa missão internacional de exploração espacial que transcende fronteiras nacionais e regionais, tirando partido da durabilidade e desempenho de condução dos seus veículos, bem como das suas tecnologias ambientais, incluindo as células de combustível. O rover tripulado pressurizado, um veículo destinado a atividades de exploração tripulada na Lua, deverá percorrer mais de 10.000 km em terrenos acidentados, incluindo crateras, falésias e colinas, sob condições extremas de radiação, temperatura e vácuo. A investigação e desenvolvimento estão em curso com a JAXA, em preparação para o lançamento previsto para 2031 ou mais tarde.
A Konica Minolta irá colaborar com a Toyota na investigação e desenvolvimento do rover tripulado pressurizado. O acordo de desenvolvimento conjunto foi celebrado porque a tecnologia de remoção de toner eletricamente carregado da Konica Minolta, aperfeiçoada no campo dos equipamentos multifuncionais (MFPs), é considerada uma das tecnologias fundamentais para remover o rególito lunar, que provavelmente se irá aderir ao corpo do rover. A possibilidade de aplicar as tecnologias e o know-how desenvolvidos a produtos terrestres também será explorada no âmbito deste desenvolvimento conjunto.
Esta não é a primeira vez que a tecnologia da Konica Minolta chega ao espaço. Em 1962, o astronauta da NASA John Glenn levou uma câmara Minolta Hi-Matic no primeiro voo espacial orbital tripulado e utilizou-a para capturar imagens históricas da Terra.