Desenvolvimento de um Sistema de Remoção de Poeira no Espaço e Cooperação Técnica para Aplicações Terrestres

A Konica Minolta, Inc. (Konica Minolta) celebrou um acordo de desenvolvimento conjunto com a Toyota Motor Corporation (Toyota) relativo a tecnologia de remoção de poeira. Em colaboração com a Toyota, a Konica Minolta irá estudar a possibilidade de desenvolver um sistema de remoção de poeira no espaço para um rover tripulado pressurizado¹ (apelidado de “Lunar Cruiser” pela Toyota), sobre o qual a Toyota tem vindo a realizar investigação e desenvolvimento com a JAXA, e de aplicar as tecnologias desenvolvidas a produtos de utilização terrestre.

A Toyota tem enfrentado desafios numa missão internacional de exploração espacial que transcende fronteiras nacionais e regionais, tirando partido da durabilidade e desempenho de condução dos seus veículos, bem como das suas tecnologias ambientais, incluindo as células de combustível. O rover tripulado pressurizado, um veículo destinado a atividades de exploração tripulada na Lua, deverá percorrer mais de 10.000 km em terrenos acidentados, incluindo crateras, falésias e colinas, sob condições extremas de radiação, temperatura e vácuo. A investigação e desenvolvimento estão em curso com a JAXA, em preparação para o lançamento previsto para 2031 ou mais tarde.

A Konica Minolta irá colaborar com a Toyota na investigação e desenvolvimento do rover tripulado pressurizado. O acordo de desenvolvimento conjunto foi celebrado porque a tecnologia de remoção de toner eletricamente carregado da Konica Minolta, aperfeiçoada no campo dos equipamentos multifuncionais (MFPs), é considerada uma das tecnologias fundamentais para remover o rególito lunar, que provavelmente se irá aderir ao corpo do rover. A possibilidade de aplicar as tecnologias e o know-how desenvolvidos a produtos terrestres também será explorada no âmbito deste desenvolvimento conjunto.

Esta não é a primeira vez que a tecnologia da Konica Minolta chega ao espaço. Em 1962, o astronauta da NASA John Glenn levou uma câmara Minolta Hi-Matic no primeiro voo espacial orbital tripulado e utilizou-a para capturar imagens históricas da Terra.

Keiichi Kishi

Vice-Presidente Corporativo e Diretor-Geral da Sede de Desenvolvimento de Tecnologia Corporativa, Konica Minolta, Inc.

“Já passaram mais de 50 anos desde que a nossa câmara foi instalada numa nave espacial norte-americana para capturar imagens do nosso planeta. É uma grande honra que a nossa tecnologia MFP seja utilizada neste projeto de desenvolvimento espacial, que pertence a um campo completamente diferente, e estamos profundamente gratos pela oportunidade. Temos confiança de que este desafio, através da co-criação inovadora entre as duas empresas, que possuem culturas e histórias distintas, conduzirá à fusão tecnológica, bem como ao desenvolvimento e progresso mútuos.”
Ken Yamashita

Diretor-Geral da Divisão de Desenvolvimento de Mobilidade Espacial Avançada, Toyota Motor Corporation

“O desenvolvimento e investigação do rover tripulado pressurizado requer a cooperação de várias empresas. O nosso objetivo é aplicar as tecnologias derivadas deste desenvolvimento a veículos e à sociedade terrestres. Iremos examinar a viabilidade do desenvolvimento e da aplicação a produtos de uso terrestre através das iniciativas abrangidas por este acordo de desenvolvimento conjunto.”

Há mais de 150 anos desde a sua fundação, a Konica Minolta tem vindo a criar novos negócios através da combinação de tecnologias essenciais derivadas da tecnologia de imagem, oferecendo assim o seu valor único. A empresa tem também intensificado os seus esforços no desenvolvimento de tecnologias impulsionadoras de crescimento, de modo a criar negócios futuros que permitam continuar a contribuir para a sociedade, satisfazendo o desejo dos clientes de “ver”. 

 

Mais informações: https://global.toyota/en/mobility/technology/lunarcruiser/

1 Conforme previsto neste projeto, trata-se de um veículo com uma estrutura totalmente selada, equipada com funções e espaço habitável que permite aos astronautas viver por períodos determinados sem necessidade de usar fatos espaciais, possibilitando entrada e saída com fatos espaciais, e assegurando mobilidade sustentável na superfície da Lua ou de um planeta, através de operação direta pelos astronautas, operação remota ou condução autónoma.

Partilhar: