A Konica Minolta foi novamente reconhecida como Líder de Mercado na avaliação da Quocirca do Cloud Print Services Landscape, 2025. De acordo com a Quocirca, «a abordagem da Konica Minolta de dar prioridade à cloud foi concebida para reduzir a dependência dos clientes da infraestrutura legado, aumentar a eficiência operacional e garantir a conformidade com regulamentos de segurança rigorosos».
Tal como acontece todos os anos, o relatório deste ano da Quocirca inclui um inquérito a 500 responsáveis pela tomada de decisões de IT, que conclui que muitas organizações ainda têm preocupações quanto à segurança, ao desempenho e à paridade potenciais das soluções de impressão totalmente na cloud, o que está a inibir a adoção da impressão total na cloud e, portanto, a tornar uma abordagem híbrida que combina sistemas locais e na cloud a escolha predominante para muitos compradores. Atualmente, 75 % das organizações utilizam a gestão de impressão híbrida e apenas 4 % utilizam um modelo apenas em cloud. De acordo com a Quocirca, a utilização de uma abordagem híbrida representa uma abordagem mais gradual à migração para a cloud, permitindo que as organizações comecem com uma configuração local familiar e depois podem fazer a transição para soluções mais centradas na cloud.
A abordagem dominante «reflete uma abordagem pragmática à modernização da IT, em que as organizações tiram partido dos benefícios dos recursos locais e da cloud».
Oferta de cloud abrangente
O relatório Quocirca avalia a posição da Konica Minolta como fornecedor de um «conjunto abrangente de serviços de impressão na cloud e de fluxo de trabalho». Em específico, os esforços da Konica Minolta para satisfazer as necessidades sempre em evolução do mercado foram reconhecidos pela Quocirca. Isto inclui a sua estratégia de considerar prioritária a cloud, que elimina a dependência de sistemas de legado, aumenta a eficiência e garante a conformidade com regulamentos de segurança rigorosos. O relatório também destaca a utilização direcionada da automação integrada baseada em IA e o uso de segurança de confiança zero pela Konica Minolta.
A Quocirca cita ainda a abordagem «híbrida e multi-cloud» da Konica Minolta, que oferece também a sua própria infraestrutura de cloud, bem como plataformas de terceiros como Microsoft Azure, AWS e Google Cloud. Os próprios centros de dados da empresa seriam especialmente adequados para a implementação da cloud privada «para setores de alta segurança, como o governo, as finanças e a saúde».
Uma abordagem exclusiva de cloud
O relatório destaca que as soluções de MFP de origem na cloud da Konica Minolta integram ligações nativas com Microsoft 365, Google Workspace, OneDrive e SharePoint, Box, AWS e ambientes de cloud privada «...permitindo aos utilizadores finais imprimir, digitalizar e obter documentos em segurança a partir de qualquer local utilizando autenticação na cloud e impressão móvel». Refere igualmente que o MarketPlace da Konica Minolta já fornece acesso direto a estas aplicações de cloud nas suas MFP bizhub sem necessitar de intervenção de IT.
O relatório também chama a atenção para a mais-valia da Workplace Pure: «A Workplace Pure, a sua própria plataforma de serviços de impressão na cloud baseada em IP foi desenvolvida para tirar o máximo partido dos benefícios da tecnologia exclusiva de OEM. A Workplace Pure oferece capacidade de impressão na cloud independente do dispositivo, sem necessidade de hardware ou software adicional no local».
Segurança robusta
O relatório da Quocirca destaca ainda o foco da Konica Minolta em «Segurança robusta» com a utilização de estruturas multicamadas, encriptação, métodos avançados de autenticação e monitorização baseada em IA para deteção proativa de ameaças. O relatório salienta igualmente a integração da Konica Minolta com Microsoft Azure AD e Okta para adicionar opções adicionais de início de sessão único e autenticação multifator para os seus clientes.