Konica Minolta recebe certificação ISO 27017

| 21 fevereiro 2022

A certificação em causa atesta os padrões rigorosos de segurança de informação da cloud da Konica Minolta em toda a Europa


A Konica Minolta Business Solutions Europe recebeu a certificação ISO 27017, demonstrando que a gama completa dos seus serviços na cloud está em conformidade com as mais rigorosas e robustas normas de segurança da informação. Publicada pela Organização Internacional de Normalização (ISO International Organization for Standardization), a ISO 27017 é a norma globalmente reconhecida para a Segurança da Informação no que toca à infraestrutura da cloud.


Devido aos benefícios que proporciona, a cloud tem vindo a ganhar importância crescente nas estratégias de IT de muitas organizações: permite maior flexibilidade, acesso remoto aos dados para uma mão-de-obra cada vez mais distribuída, e pode ser redimensionada de acordo com a evolução das necessidades das organizações. Não é surpreendente que 80 % das organizações inquiridas pela Quocirca esperem que a sua IT venha a ser baseada, num futuro próximo, pelo menos numa estratégia híbrida de cloud. Ao mesmo tempo, quando estão armazenados na cloud dados fundamentais, a sua segurança deve ter prioridade máxima. Mas 33 % dos decisores de IT ainda veem na nuvem ou nas plataformas híbridas um dos riscos máximos de segurança.

A certificação ISO 27017 sublinha o compromisso rigoroso da Konica Minolta com a segurança na cloud

Para assegurar que a cloud não é afetada por quaisquer riscos de segurança, a Konica Minolta aplica padrões elevados de proteção às suas soluções de cloud. A obtenção da certificação ISO 27017, reconhecida em todo o mundo, reforça e confirma as fortes bases de segurança da empresa — em 2020, a Konica Minolta já havia obtido a certificação ISO 27001 para o Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI), que desenha a abordagem global de segurança da informação da empresa, tanto dentro da organização como nos seus serviços para a clientes. Agora, a certificação ISO 27017 estende esta garantia ao ambiente de cloud fornecido pela Konica Minolta Business Solutions Europe, confirmando que a empresa é criadora de um ambiente seguro baseado na cloud e que minimiza o risco de problemas de segurança dos seus clientes. A norma inclui uma várias diretrizes, tais como a proteção rigorosa do ambiente de cloud contra acesso não-autorizado, ou a definição de responsabilidades entre fornecedor e cliente.
 
«Com as empresas a abraçarem a digitalização, os nossos clientes percebem que a Konica Minolta é o melhor parceiro para ajudar a conceber e concretizar a sua visão para um local de trabalho digital, com soluções que satisfaçam os mais elevados níveis de segurança da informação e de proteção de dados», afirma Olaf Lorenz, Diretor da Divisão Internacional de Marketing da Konica Minolta Business Solutions Europe. «Estamos, portanto, satisfeitos por vermos plenamente cumpridos os requisitos rigorosos de auditoria. Com a certificação ISO 27017, podemos demonstrar que a nossa abordagem de 360 graus à segurança da informação se estende a toda a amplitude dos nossos serviços na cloud para proporcionar uma tranquilidade total aos nossos clientes».
 
Os elevados padrões de segurança dos data centers da Konica Minolta

No que aos seus data centers diz respeito, o conceito de segurança da cloud da Konica Minolta compreende, essencialmente, alguns aspetos. Os data centers, localizados na Alemanha e na Suécia, estão divididos em cinco ou quatro zonas de segurança: o acesso é regido por um conceito de gestão de acesso abrangente e requer diferentes níveis de autenticação para atravessar diversas áreas. Todos os dados dos clientes são protegidos de forma confiável graças a um sistema dedicado de backup contínuo. Aos clientes é garantido o isolamento total da rede na plataforma, incluindo o seu próprio segmento de rede, routers e firewalls. Para ainda mais segurança, está disponível microssegmentação opcional através de serviços de distribuição dinâmica de firewall. Todas as salas de servidores têm uma resistência ao fogo de pelo menos 90 minutos e estão equipadas com um sistema de deteção precoce de incêndio combinado com sensores de calor. Na Alemanha, o ambiente energético do campus é construído sob a forma de um sistema autónomo ininterrupto, combinado com geradores de energia de emergência à prova de falhas. O data center na Suécia tem duas fontes de energia independentes (sistema de energia 2N) com tecnologia de bloqueio multirredundante. Graças a estas medidas, os geradores fornecem pelo menos 72 horas (Alemanha) ou 24 horas (Suécia) de funcionamento independente.

O Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados da União Europeia (RGPD) exige proteção completa dos dados transferidos de um ambiente local para a cloud. Sendo que os nossos data centers estão localizados na Europa, a Konica Minolta não só proporciona soluções compatíveis com as exigências do RGPD como também ajuda os seus clientes a alcançar um elevado nível de soberania de dados, uma vez que mantêm sempre o controlo sobre os seus dados e aplicações.

No que toca à impressão a partir da cloud, a Konica Minolta fornece soluções de segurança abrangentes. A Quocirca classificou recentemente a Konica Minolta como «líder» no que diz respeito à segurança de impressão. De acordo com Quocirca, o portefólio de serviços de Cloud Print da Konica Minolta «inclui múltiplas opções para apoiar e aumentar a segurança dos clientes. A segurança de dados e documentos é assegurada através de encriptação e utilização de data centers certificados, autenticação follow-me, controlo de acesso baseados em funções, bem como acesso controlado de convidados. Como forma de responder a preocupações comuns em torno da privacidade e proteção de dados, a Konica Minolta consegue reduzir ao mínimo a partilha de dados.»
 




 

Sobre a Konica Minolta
 
A Konica Minolta, como líder em serviços abrangentes de IT, destaca-se pela sua filosofia de consultoria, implementação e gestão de negócios. Com origem japonesa, a Konica Minolta apresenta uma ampla gama de equipamentos e soluções de impressão, quer para o mercado office, como para o de impressão profissional, assim como soluções disruptivas de gestão documental para otimizar e automatizar processos de negócio, implementação de soluções em infraestruturas de IT, segurança, ambientes virtuais ligados à cloud, entre outros.
 
A inovação faz parte do ADN Konica Minolta, que aposta constantemente no desenvolvimento de novos produtos de acordo com as tendências do mercado. Através dos seus Business Innovation Centres, continua na vanguarda no que diz respeito à inovação, trabalhando, continuamente, em Investigação & Desenvolvimento e através da colaboração com os seus clientes e parceiros.
 
Essa vertente inovadora tem resultado no reconhecimento por parte de entidades de renome, como é o caso da Key Point Intelligence, que atribuiu o prémio 2018-2019 Buyers Lab PaceSetter for Smart Workplace Vision, sendo que a Konica Minolta foi a única na indústria a ser reconhecida com esta categoria. – e 2020-2021 Buyers Lab PaceSetter for Serviceability and Support.


Em Portugal, foi no ano de 2003 que a Konica Minolta Business Solutions Portugal adotou esta designação com a fusão entre a Konica e a Minolta. Representada pela sede em Lisboa, tem escritórios no Porto, Coimbra e Faro, contando com 200 colaboradores. Foi considerada uma das 100 melhores empresas para trabalhar em Portugal, pelo terceiro ano consecutivo, e está concentrada na transformação digital dos seus clientes.