Com a produção de etiquetas digitais a expandir-se a um ritmo recorde, a Konica Minolta revelou hoje na Labelexpo os primeiros detalhes do seu novo Protótipo AccurioLabel, um sistema concebido para elevar a automação e a produtividade a novos patamares, ao mesmo tempo que responde a desafios-chave da indústria.

Baseando-se no comprovado sucesso da AccurioLabel 230, o Protótipo da Konica Minolta surge como a solução ideal para a produção digital de etiquetas de gama média. Introduz um Otimizador de Qualidade Inteligente (IQ) opcional que simplifica os fluxos de trabalho, permite tiragens mais longas até 1.600 metros lineares e garante precisão no registo de cor mesmo à velocidade máxima (23,4 m/min). A resolução de impressão também foi elevada para 1200 x 2400 dpi, proporcionando uma saída mais nítida e vibrante.

Os visitantes da Labelexpo Europe (Pavilhão 5, E61/5G60) — que decorre na Fira Gran Via, Barcelona, de 16 a 19 de setembro — podem ver este protótipo em conjunto com todo o portefólio de soluções digitais da Konica Minolta para etiquetas e packaging, apresentadas em parceria com a MGI Digital Technology.

Outros destaques incluem a AccurioLabel 230 (CMYK), destinada a fornecedores em transição do convencional para o digital, a AccurioLabel 400 (CMYK + Branco) e a JETvarnish 3D Web 400 da MGI para acabamentos digitais. Também estarão em exibição a MGI Octopus Web para corte e acabamento digital híbrido e a GM DC350Mini Basic para corte semi-rotativo e laminação.

As demonstrações de software irão destacar o AccurioPro Flux, o AccurioPro Dashboard e o controlador IC-320L Creo, complementados pelas plataformas MGI Connect (Dashboard, Approve, Predict) e THE JETFORCE.

Este ano assinala também uma década desde que a Konica Minolta entrou no mercado das etiquetas, período durante o qual foram instaladas mais de 1.700 impressoras em todo o mundo. O recente relatório IDC MarketScape: Worldwide High-Speed Digital Label Printers 2025 Vendor Assessment (doc #US51812724, agosto de 2025) referiu:
“A Konica Minolta disponibiliza as impressoras digitais de etiquetas AccurioPress desde 2014. Ao longo desse tempo, a Konica Minolta instalou mais de 1.700 impressoras de etiquetas baseadas em toner, que encontraram um ‘ponto ideal’ no mercado de impressoras digitais de etiquetas graças à combinação de qualidade e produtividade.”
A Konica Minolta foi igualmente nomeada Líder neste relatório. Olhando para o futuro, a empresa está determinada em aproveitar o dinamismo de um mercado em crescimento acelerado — que os analistas da Smithers Pira preveem aumentar quase 60% em 10 anos, alcançando os 20 mil milhões de dólares em 2032.

Toshi Uemura

Executive Officer e Head of Industrial Print na Konica Minolta Europe

Estamos na vanguarda da produção digital de etiquetas, que oferece oportunidades entusiasmantes para os prestadores de serviços de impressão. A revelação hoje do nosso novo Protótipo AccurioLabel marca mais um marco importante, alicerçado no sucesso da AccurioLabel 230, proporcionando ainda mais automação, velocidade e qualidade.
Toshitaka Uemura

Acrescentou: “A missão da Konica Minolta é possibilitar uma melhor comunicação e sociedade através do poder da impressão digital. Ao trabalhar em estreita colaboração com os nossos clientes, ajudamo-los a ultrapassar desafios que vão desde prazos de entrega mais curtos e volumes de trabalho reduzidos até à escassez de operadores qualificados e às preocupações ambientais.”

Saiba mais aqui sobre a presença da Konica Minolta no evento.

Partilhar: