Partilhar
A evolução da COVID-19 levantou desafios para a industria gráfica. Apesar destes obstáculos, os rótulos e as etiquetas continuam a desempenhar um papel importante em vários setores, com especial relevância em indústrias de bens essenciais.
Os rótulos e as etiquetas integram a cadeia de valor de produtos essenciais, sendo uma ferramenta importante para a comunicação. Estes produtos do nosso quotidiano, desde alimentos a produtos de limpeza, contêm informação relevante que deve ser comunicada – dimensão, peso, ingredientes, informações gerais e advertências, entre outros – e o rótulo é essencial para tal.
Têm sido tomadas medidas a nível global para limitar os impactos da pandemia e, em vários casos, foram divulgadas listas dos setores e profissões considerados como críticos que requerem isenção e ajustes na legislação em vígor no contexto da Covid-19. Embora não seja sempre comunicado de forma explicíta, o mercado dos rótulos e etiquetas, bem como das embalagens, são parte essencial da cadeia de valor de dois setores críticos: alimentar e saúde.
Um estudo desenvolvido pela Konica Minolta, que teve como amostra o volume de impressão dos equipamentos AccurioLabel na Europa, indica que houve um aumento de 150% no volume de impressão durante o período de confinamento. Este crescimento é atribuído ao armazenamento de uma maior quantidade de produtos, por parte do consumidor, o que conduziu a um aumento na procura. Face à necessidade de dar uma resposta ágil e eficaz à procura, a tecnologia digital torna-se chave, uma vez que permite executar curtas e médias tiragens num período de tempo reduzido.
Mike Fairley, fundador da The Label Academy e da Labels & Labeling Magazine, considera que, num artigo em que sugere diretrizes no contexto do coronavírus, em geral, o setor de etiquetas tem sido amplamente negligenciado quanto à sua importância na comunicação de informação acerca de um produto ou de tantos outros componentes em diferentes áreas. O papel dos rótulos e das etiquetas, dos materiais, da tecnologia e das soluções de impressão para produzi-las, precisa de ser reconhecido como essencial.
Os stakeholders de todas as plataformas de comunicação estão a aproveitar este período para transmitir conhecimento acerca do impacto da Covid-19 no setor dos rótulos e etiquetas. Um exemplo pode ser encontrado em Labels & Labeling, onde as empresas incluem atualizações sobre a entrega dos seus produtos e serviços aos clientes no atual contexto global da Covid-19. O Financial Times e a Universidade John Hopkins são duas das fontes que disponibilizam regularmente dados atualizados sobre a pandemia.
Os benefícios da produção digital são evidentes, proporcionando mudanças significativas no setor dos rótulos e etiquetas. A crescente procura por tiragens mais curtas, produção e customização no momento, enfatiza a importância dos equipamentos de impressão digital nos próximos anos.
O compromisso da Konica Minolta mantém-se inalterável: proporcionar o melhor serviço a todos os clientes, independentemente das adversidades.
| 20. jan 2020