O impacto da Covid-19 no setor dos rótulos e etiquetas

| 31 julho 2020

A evolução da COVID-19 levantou desafios para a industria gráfica. Apesar destes obstáculos, os rótulos e as etiquetas continuam a desempenhar um papel importante em vários setores, com especial relevância em indústrias de bens essenciais.


Os rótulos e as etiquetas integram a cadeia de valor de produtos essenciais, sendo uma ferramenta importante para a comunicação. Estes produtos do nosso quotidiano, desde alimentos a produtos de limpeza, contêm informação relevante que deve ser comunicada – dimensão, peso, ingredientes, informações gerais e advertências, entre outros – e o rótulo é essencial para tal. 


Têm sido tomadas medidas a nível global para limitar os impactos da pandemia e, em vários casos, foram divulgadas listas dos setores e profissões considerados como críticos que requerem isenção e ajustes na legislação em vígor no contexto da Covid-19. Embora não seja sempre comunicado de forma explicíta, o mercado dos rótulos e etiquetas, bem como das embalagens, são parte essencial da cadeia de valor de dois setores críticos: alimentar e saúde.


Um estudo desenvolvido pela Konica Minolta, que teve como amostra o volume de impressão dos equipamentos AccurioLabel na Europa, indica que houve um aumento de 150% no volume de impressão durante o período de confinamento. Este crescimento é atribuído ao armazenamento de uma maior quantidade de produtos, por parte do consumidor, o que conduziu a um aumento na procura. Face à necessidade de dar uma resposta ágil e eficaz à procura, a tecnologia digital torna-se chave, uma vez que permite executar curtas e médias tiragens num período de tempo reduzido.


Mike Fairley, fundador da The Label Academy e da Labels & Labeling Magazine, considera que, num artigo em que sugere diretrizes no contexto do coronavírus, em geral, o setor de etiquetas tem sido amplamente negligenciado quanto à sua importância na comunicação de informação acerca de um produto ou de tantos outros componentes em diferentes áreas. O papel dos rótulos e das etiquetas, dos materiais, da tecnologia e das soluções de impressão para produzi-las, precisa de ser reconhecido como essencial.



Os stakeholders de todas as plataformas de comunicação estão a aproveitar este período para transmitir conhecimento acerca do impacto da Covid-19 no setor dos rótulos e etiquetas. Um exemplo pode ser encontrado em Labels & Labeling, onde as empresas incluem atualizações sobre a entrega dos seus produtos e serviços aos clientes no atual contexto global da Covid-19. O Financial Times e a Universidade John Hopkins são duas das fontes que disponibilizam regularmente dados atualizados sobre a pandemia.


Os benefícios da produção digital são evidentes, proporcionando mudanças significativas no setor dos rótulos e etiquetas. A crescente procura por tiragens mais curtas, produção e customização no momento, enfatiza a importância dos equipamentos de impressão digital nos próximos anos.


O compromisso da Konica Minolta mantém-se inalterável: proporcionar o melhor serviço a todos os clientes, independentemente das adversidades.


Sobre a Konica Minolta Business Solutions Portugal

 

A Konica Minolta, como líder em serviços abrangentes de IT, destaca-se pela sua filosofia de consultoria, implementação e gestão de negócios. Com origem japonesa, a Konica Minolta apresenta uma ampla gama de equipamentos e soluções de impressão, quer para o mercado office como para o mercado de impressão profissional, assim como soluções disruptivas de gestão documental, otimização e automatização de processos de negócio, implementação de soluções em infraestruturas de IT, segurança, ambientes virtuais ligados na cloud, entre outros. A inovação faz parte do ADN Konica Minolta, que aposta constantemente no desenvolvimento de novos produtos de acordo com as tendências de mercado. Através dos seus Business Innovation Center, continua na vanguarda no que diz respeito à inovação, trabalhando, continuamente, em Investigação & Desenvolvimento, através da colaboração com os seus clientes e parceiros. A vertente inovadora da Konica Minolta tem resultado em reconhecimento por parte de entidades de renome, como é o caso da Key Point Intelligence, que atribuiu à empresa o 2018-2019 Buyers Lab PaceSetter award for Smart Workplace Vision, sendo a Konica Minolta a única entidade na indústria reconhecida com esta distinção. Em Portugal, foi no ano de 2003 que a Konica Minolta Business Solutions Portugal adotou esta designação, com a fusão entre a Konica e a Minolta. Representada pela sede em Lisboa, tem escritórios no Porto, Coimbra e Faro, contando com 200 colaboradores. Foi considerada uma das 100 melhores empresas para trabalhar em Portugal pelo terceiro ano consecutivo e está concentrada na Transformação Digital dos seus clientes.

 

Para mais informações, consulte https://www.konicaminolta.pt/pt-pt/central-de-imprensa e siga a Konica Minolta no Facebook e Linkedin.

 

Artigos relacionados

Artigos relacionados