Como trabalhar produtivamente em casa

| 7 setembro 2020

Pequenos passos para tornar o trabalho em casa agradável e produtivo

Em tempos de crise, as pessoas são chamadas a proteger-se a si próprias e aos outros contra a COVID-19. Por isso, maioria dos trabalhadores de escritório adota o teletrabalho. Abaixo, discutimos as questões comuns que poderá enfrentar, e partilhamos algumas dicas sobre como trabalhar a partir de casa.


 1. SEJA COLABORATIVO, ONDE QUER QUE ESTEJA


O teletrabalho e o isolamento social dão menos oportunidades de falar pessoalmente e trabalhar em rede com os seus colegas. Mas hoje, existem tantas ferramentas que permitem manter as ligações a fluir, que basta uma mudança de pensamento em relação ao trabalho físico e transpô-lo para uma realidade mais virtual.


Dica: Não tenha medo de ter conversas informais como teria na cozinha do escritório ou na zona de lounge! Marque um intervalo de 15 minutos para um café à distância com um colega de trabalho para pôr em dia o seu dia!


 2. LIGAÇÕES VIRTUAIS


Mais de 60% dos trabalhadores em teletrabalho afirmam que os maiores desafios que enfrentam nas reuniões virtuais são as interrupções, ou questões técnicas que interferem com a ligação.


Certifique-se de que preparou e testou previamente as suas ferramentas de colaboração para evitar problemas no teletrabalho - muitos sistemas têm características de teste por esta mesma razão.


 3. GESTÃO DOS LIMITES ENTRE TRABALHO E VIDA PESSOAL


Os colaboradores que exercem a sua atividade em teletrabalho descobrem frequentemente que a falta de uma separação física e psicológica entre o seu espaço pessoal e profissional pode confundir as expectativas de ambos os lados.


Embora seja um ajuste para todos, a forma mais fácil de abordar esta questão é ser aberto sobre os seus planos, para que os seus parceiros/família saibam antecipadamente o que esperar.


Dica: Defina o seu horário de trabalho durante a semana. Isso inclui vestir-se de manhã e estabelecer tempos de pausa razoáveis ao longo do dia para permitir responsabilidades pessoais - o resto do tempo está concentrado no seu trabalho.


 4. MANTER-SE PRODUTIVO POR CONTA PRÓPRIA


Muitas vezes pode haver hesitações em torno de fórmulas de trabalho flexíveis e de produtividade. Os gestores receiam que o desempenho do trabalho seja prejudicado se os seus colaboradores não forem acompanhados de perto.

A boa notícia é que as estatísticas mostram que as empresas que permitem o teletrabalho têm um volume de negócios 25% superior das que não o fazem - por isso, quando a confiança está lá, ela recompensa-se a si própria! Mas se o seu empregador ou empresa é um dos que ainda precisa de ser convencido, então crie check-ins e KPIs regulares, para que a sua produtividade seja comprovada pelos resultados, em vez de ser "vista como disponível".


Se luta com a auto motivação como um trabalhador, então tente definir uma 'zona de trabalho' - esta pode ser a sua secretária, ou um espaço à sua mesa de jantar, ou mesmo no seu jardim - apenas em algum lugar que você associe à concentração do trabalho.


A Konica Minolta ajuda os seus clientes com as soluções, serviços e orientação necessárias para trabalhar a partir de casa e para uma colaboração perfeita, saiba mais no site.



Sobre a Konica Minolta Business Solutions Portugal

 

A Konica Minolta, como líder em serviços abrangentes de IT, destaca-se pela sua filosofia de consultoria, implementação e gestão de negócios. Com origem japonesa, a Konica Minolta apresenta uma ampla gama de equipamentos e soluções de impressão, quer para o mercado office como para o mercado de impressão profissional, assim como soluções disruptivas de gestão documental, otimização e automatização de processos de negócio, implementação de soluções em infraestruturas de IT, segurança, ambientes virtuais ligados na cloud, entre outros. A inovação faz parte do ADN Konica Minolta, que aposta constantemente no desenvolvimento de novos produtos de acordo com as tendências de mercado. Através dos seus Business Innovation Center, continua na vanguarda no que diz respeito à inovação, trabalhando, continuamente, em Investigação & Desenvolvimento, através da colaboração com os seus clientes e parceiros. A vertente inovadora da Konica Minolta tem resultado em reconhecimento por parte de entidades de renome, como é o caso da Key Point Intelligence, que atribuiu à empresa o 2018-2019 Buyers Lab PaceSetter award for Smart Workplace Vision, sendo a Konica Minolta a única entidade na indústria reconhecida com esta distinção. Em Portugal, foi no ano de 2003 que a Konica Minolta Business Solutions Portugal adotou esta designação, com a fusão entre a Konica e a Minolta. Representada pela sede em Lisboa, tem escritórios no Porto, Coimbra e Faro, contando com 200 colaboradores. Foi considerada uma das 100 melhores empresas para trabalhar em Portugal pelo terceiro ano consecutivo e está concentrada na Transformação Digital dos seus clientes.

 

Para mais informações, consulte https://www.konicaminolta.pt/pt-pt/central-de-imprensa e siga a Konica Minolta no Facebook e Linkedin.

 

Artigos relacionados

Artigos relacionados