Previsões do mercado
de impressão profissional
e industrial para 2021

| 15 janeiro 2021

Previsões do mercado de impressão profissional e industrial para 2021

Em 2021, o mercado da impressão industrial, sobretudo de etiquetas e embalagens, permanecerá resiliente e continuará a desempenhar um papel importante. Especialistas da Konica Minolta afirmam que crises como a que resulta da Covid-19 estão a acelerar tendências, nomeadamente o crescimento da automatização, do e-commerce e da transição do analógico para o digital. A aceleração da automatização permite uma linha de produção completa do início ao fim, bem como a procura por equipamentos de impressão que necessitem de operações menos complexas.


O relatório «Western Europe Digital Label and Packaging Printer Forecast, 2020-2024» realizado pela IDC deixa claro que as marcas desempenharão um papel fundamental na mudança que estamos a assistir, através da transição da impressão analógica para o digital, nomeadamente no setor das etiquetas. A impressão digital permite uma resposta mais rápida perante as exigências dos clientes,  que se pode verificar ao longo de toda a cadeia de valor, desde o processo de produção até à rapidez com que os produtos chegam ao mercado.  

 
  • Maior procura pela tecnologia digital

Estudos indicam que há um aumento de pedidos e de aconselhamento sobre a transição de equipamentos tradicionais de impressão de etiquetas para equipamentos de impressão digital.
As gráficas tradicionais estão a ser forçadas a expandir a sua oferta de serviços de impressão à medida que os volumes de offset tradicional diminuem com o tempo.
Olhando para o futuro, o setor de rótulos e etiquetas, por exemplo, continuará a suprir uma necessidade básica enquanto ferramenta vital para o fornecimento de informações importantes referentes a um produto. Os setores alimentar e bebidas são apenas alguns dos que continuarão a ser áreas de crescimento para a impressão digital. Em março de 2020, em plena pandemia, a Konica Minolta confirmou esta tendência através de um estudo, já que os volumes de página impressos nos seus equipamentos AccurioLabel, por toda a Europa, cresceram 150% em comparação com o mês anterior.
Com o aumento do teletrabalho e de escritórios locais, ofertas personalizadas e individualizadas terão cada vez mais procura. Um exemplo é o desenvolvimento da produção local, como o aumento de pequenas marcas de produção artesanal.
A produção digital de etiquetas tem desempenhado um papel importante na cadeia de fornecimento deste tipo de tendências que se mostram inabaláveis.

 
  • Rápida adaptação e recuperação do mercado
Um estudo realizado pela IDC, designado “Rescaldo da Covid-19 na impressão profissional e industrial” aposta que a crise pandémica atual criou oportunidades, nomeadamente nos setores das embalagens, rótulos, decoração, sinalética e têxtil.
Enquanto os volumes de impressão a jacto de tinta e toner caíram drasticamente durante o primeiro confinamento obrigatório, em toda a Europa, a industria viu-se forçada a expandir a sua oferta de serviços de impressão digital de forma a manter-se relevante.

 
  • O embelezamento digital é um factor chave de crescimento
É um mercado que continuará a ser um impulsionador de crescimento chave no setor e, ao mesmo tempo, uma forma lucrativa dos fornecedores de serviços de impressão profissional e industrial destacarem-se da concorrência, à medida que o comportamento do consumidor se desenvolve nesse sentido.
Perante estas tendências, a Konica Minolta continuará a apoiar as empresas ao disponibilizar um portfólio adequado às necessidades dos clientes. A empresa continuará a construir a sua presença digital, nomeadamente através do desenvolvimento de um Showroom Virtual, que permite conhecer as soluções na área da impressão profissional e industrial, funcionalidades e benefícios, através de uma experiência interativa e adaptada à nova realidade.


Sobre a Konica Minolta Business Solutions Portugal

 

A Konica Minolta, como líder em serviços abrangentes de IT, destaca-se pela sua filosofia de consultoria, implementação e gestão de negócios. Com origem japonesa, a Konica Minolta apresenta uma ampla gama de equipamentos e soluções de impressão, quer para o mercado office como para o mercado de impressão profissional, assim como soluções disruptivas de gestão documental, otimização e automatização de processos de negócio, implementação de soluções em infraestruturas de IT, segurança, ambientes virtuais ligados na cloud, entre outros. A inovação faz parte do ADN Konica Minolta, que aposta constantemente no desenvolvimento de novos produtos de acordo com as tendências de mercado. Através dos seus Business Innovation Center, continua na vanguarda no que diz respeito à inovação, trabalhando, continuamente, em Investigação & Desenvolvimento, através da colaboração com os seus clientes e parceiros. A vertente inovadora da Konica Minolta tem resultado em reconhecimento por parte de entidades de renome, como é o caso da Key Point Intelligence, que atribuiu à empresa o 2018-2019 Buyers Lab PaceSetter award for Smart Workplace Vision, sendo a Konica Minolta a única entidade na indústria reconhecida com esta distinção. Em Portugal, foi no ano de 2003 que a Konica Minolta Business Solutions Portugal adotou esta designação, com a fusão entre a Konica e a Minolta. Representada pela sede em Lisboa, tem escritórios no Porto, Coimbra e Faro, contando com 200 colaboradores. Foi considerada uma das 100 melhores empresas para trabalhar em Portugal pelo terceiro ano consecutivo e está concentrada na Transformação Digital dos seus clientes.

 

Para mais informações, consulte https://www.konicaminolta.pt/pt-pt/central-de-imprensa e siga a Konica Minolta no Facebook e Linkedin.