Previsões do mercado
de impressão profissional
e industrial para 2021

| 15 janeiro 2021

Previsões do mercado de impressão profissional e industrial para 2021

Em 2021, o mercado da impressão industrial, sobretudo de etiquetas e embalagens, permanecerá resiliente e continuará a desempenhar um papel importante. Especialistas da Konica Minolta afirmam que crises como a que resulta da Covid-19 estão a acelerar tendências, nomeadamente o crescimento da automatização, do e-commerce e da transição do analógico para o digital. A aceleração da automatização permite uma linha de produção completa do início ao fim, bem como a procura por equipamentos de impressão que necessitem de operações menos complexas.


O relatório «Western Europe Digital Label and Packaging Printer Forecast, 2020-2024» realizado pela IDC deixa claro que as marcas desempenharão um papel fundamental na mudança que estamos a assistir, através da transição da impressão analógica para o digital, nomeadamente no setor das etiquetas. A impressão digital permite uma resposta mais rápida perante as exigências dos clientes,  que se pode verificar ao longo de toda a cadeia de valor, desde o processo de produção até à rapidez com que os produtos chegam ao mercado.  

 
  • Maior procura pela tecnologia digital

Estudos indicam que há um aumento de pedidos e de aconselhamento sobre a transição de equipamentos tradicionais de impressão de etiquetas para equipamentos de impressão digital.
As gráficas tradicionais estão a ser forçadas a expandir a sua oferta de serviços de impressão à medida que os volumes de offset tradicional diminuem com o tempo.
Olhando para o futuro, o setor de rótulos e etiquetas, por exemplo, continuará a suprir uma necessidade básica enquanto ferramenta vital para o fornecimento de informações importantes referentes a um produto. Os setores alimentar e bebidas são apenas alguns dos que continuarão a ser áreas de crescimento para a impressão digital. Em março de 2020, em plena pandemia, a Konica Minolta confirmou esta tendência através de um estudo, já que os volumes de página impressos nos seus equipamentos AccurioLabel, por toda a Europa, cresceram 150% em comparação com o mês anterior.
Com o aumento do teletrabalho e de escritórios locais, ofertas personalizadas e individualizadas terão cada vez mais procura. Um exemplo é o desenvolvimento da produção local, como o aumento de pequenas marcas de produção artesanal.
A produção digital de etiquetas tem desempenhado um papel importante na cadeia de fornecimento deste tipo de tendências que se mostram inabaláveis.

 
  • Rápida adaptação e recuperação do mercado
Um estudo realizado pela IDC, designado “Rescaldo da Covid-19 na impressão profissional e industrial” aposta que a crise pandémica atual criou oportunidades, nomeadamente nos setores das embalagens, rótulos, decoração, sinalética e têxtil.
Enquanto os volumes de impressão a jacto de tinta e toner caíram drasticamente durante o primeiro confinamento obrigatório, em toda a Europa, a industria viu-se forçada a expandir a sua oferta de serviços de impressão digital de forma a manter-se relevante.

 
  • O embelezamento digital é um factor chave de crescimento
É um mercado que continuará a ser um impulsionador de crescimento chave no setor e, ao mesmo tempo, uma forma lucrativa dos fornecedores de serviços de impressão profissional e industrial destacarem-se da concorrência, à medida que o comportamento do consumidor se desenvolve nesse sentido.
Perante estas tendências, a Konica Minolta continuará a apoiar as empresas ao disponibilizar um portfólio adequado às necessidades dos clientes. A empresa continuará a construir a sua presença digital, nomeadamente através do desenvolvimento de um Showroom Virtual, que permite conhecer as soluções na área da impressão profissional e industrial, funcionalidades e benefícios, através de uma experiência interativa e adaptada à nova realidade.

Boilerplate

About Konica Minolta Business Solutions Europe


Konica Minolta’s journey started 150 years ago, with a vision to see and do things differently. We innovate for the good of society and the world. The same purpose that kept us moving then, keeps us moving now.


Konica Minolta Business Solutions Europe GmbH, based in Langenhagen, Germany, is a wholly owned subsidiary of Konica Minolta Inc., Tokyo, Japan. With its unique expertise in imaging, data processing and data-based decision making, Konica Minolta creates relevant solutions for its customers - small and medium-sized businesses, large enterprises and public sector - and solves issues faced by society.


As a digital workplace solution provider, Konica Minolta helps its clients to identify and unlock the potential digitalisation holds and reach the next level in the digital maturity of their organisation by rethinking the workplace. In support of an ‘Intelligent connected workplace’, Konica Minolta offers cloud, IT, managed print and video solution services for remote working, collaboration, workflow management and automation and security. The company’s success in driving transformation is also confirmed by IDC, since the ‘IDC MarketScape: Worldwide Print Transformation 2020 Vendor Assessment’ stated that Konica Minolta is ‘recognised globally as a leader in print transformation’. Konica Minolta has been a Microsoft Global Managed Partner since 2021.


Konica Minolta's Igniting Print Possibilities offering helps printers, converters and brand owners maximise workflow automation to increase efficiency. The company delivers consultancy in all communication matters as well as top-of-the-line production, packaging as well as label printers. Its finishing devices create print products that stand out and create added value. Konica Minolta has established itself as the production printing market leader for more than a decade in Europe (InfoSource).


For an increasing number of organisations, success today is more than the narrow definition of financial prosperity – it also includes protecting the environment and having a positive impact on their workforce as well as the societies they are embedded in. With its commitment to the Sustainable Development Goals (SDGs), Konica Minolta has pledged to consistently pursue its sustainability and social responsibility goals.


The company has been repeatedly recognised for its rich history of social contribution as well as for working towards achieving the SDGs throughout its business and supply chain. Konica Minolta is listed among “2022 Global 100 Most Sustainable Corporations in the World” and received the highest level in EcoVadis Sustainability Ratings.


For its innovative service approach that complements their devices perfectly, Konica Minolta was awarded the prestigious ‘Buyers Lab PaceSetter Award for Serviceability and Support 2020/2021’ from Keypoint Intelligence.


Konica Minolta Business Solutions Europe is represented by subsidiaries and distributors in more than 80 countries in Europe, Central Asia, the Middle East and Africa. With approximately 8,700 employees (as of April 2022), Konica Minolta Europe earned net sales of over EUR 1.9 billion in financial year 2021/2022.


Worldwide, the company has over 39,000 employees and is operating in over 150 countries.


For more information, please visit https://www.konicaminolta.eu/eu-en/news and follow Konica Minolta on Facebook and YouTube.


Terms and product names may be trademarks or registered trademarks of their respective holders and are hereby acknowledged.