Previsões na indústria de rótulos e etiquetas para 2023: Os Insights da Konica Minolta

| 11 fevereiro 2023

Opinião de Carsten Bamberg, Business Development Manager da Konica Minolta Business Solutions Europe. O mercado da produção de etiquetas e rótulos é hoje dominado pelo digital, com quase 35 % do valor total gerado a ser proveniente de impressão completamente digital ou híbrida. Nesta mudança impressionante da balança do mercado, o digital está a superar todas as expectativas, à medida que cada vez mais marcas e retalhistas identificam a agilidade e a resposta rápida como fatores cruciais para conseguirem dar resposta a padrões de encomenda em rápida mudança, num mundo feito de oportunidades.


No que toca às etiquetas e embalagens, em particular, a tecnologia não se limitou a manter-se resiliente no tumulto das alterações globais. Pelo contrário, aproveitaram-se os fatores verdadeiramente positivos que se encontraram à medida que avançamos na transição do analógico para o digital. Podemos fazer uma comparação ao som de cavalos que correm e que se tornam mais ruidosos à medida que se aproximam: a transição é imparável.
 
Abrimos a porta às oportunidades, num mundo novo feito de oportunidades

Com tendências em crescimento como a automatização, as compras online e as lojas na web, o nosso trabalho passa por captar todas as oportunidades emergentes para os clientes que querem abrir portas a todas as possibilidades da impressão. Entramos, assim, comos nossos clientes, num novo mundo de oportunidades, possibilitado sobretudo por novas aplicações, que apenas podem ser utilizadas por meio de uma produção digital.

As oportunidades estão em todo o lado. De um lado temos os mecanismos internos, os quais englobam fluxos de trabalho, softwares e processos de automatização, juntamente com as soluções na cloud, e que são os principais motores para uma melhor automatização e eficiência, como parte da viagem em direção a uma produção inteligente.

Por outro lado, os mercados de etiquetas, rótulos e embalagens continuam a florescer graças à impressão digital, em paralelo com o descrescimento da dimensão das tiragens e da procura crescente por meios sustentáveis de produção com redução de desperdício. Este último fator tem uma importância cada vez de maior, tendo em conta todas alterações a que tenos assistido, a nível global, na disponibilidade de matérias-primas; ao que se acrescenta a subida dos preços e dos custos com a energia, bem como a escassez de competências, que atinigiram baixos níveis de confiança.

Contudo, estamos extremamente otimistas em relação ao futuro. A tecnologia digital de impressão de etiquetas irá continuar a expandir-se nos territórios tradicionais da flexografia e da impressão offset, o que são boas notícias para quem já está envolvido ativamente na produção digital e para quem nela pretende investir.
 

Um caminho de crescimento para as etiquetas e mercados de embalagem

O nosso otimismo é partilhado por outros especialistas a nível global, que também reportam que as oportunidades mais significativas de crescimento parecem vir a concretizar-se no próximo ano e no ano seguinte. Um caminho de crescimento pós-pandemia para rótulos e mercados de embalagem é a previsão dos especialistas da Smithers¹.

Num relatório sobre as tendências e vetores que modelam os futuros mercados da impressão digital, os analistas revelaram um valor próximo de 35 % do valor total para a produção totalmente digital ou híbrida de etiquetas. Há muito que o digital é uma tendência dominante: a Smithers afirma que o mercado digital global de etiquetas impressas contabilizou 12,6 mil milhões de dólares em 2022, tendo crescido a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 7,7 % desde 2017, ao passo que o volume cresceu a uma média de 10,8 %.


O Digital é a Tendência

*Smithers Pira, The Future of Digital Printing to 2032, digital printing product markets and forecasts
 
«Na pandemia assistiu-se a um crescimento significativo na venda de produtos essenciais, os quais exigem embalagens industriais e a granel, que precisam de etiquetas e rótulos, embora por outro lado a procura tenha diminuído para muitos produtos de luxo», afirma-se no relatório. «O desempenho do digital superou as expectativas do mercado, à medida que mais marcas e retalhistas identificaram a agilidade e resposta rápida como fatores importantes para satisfazer padrões de procura em rápida mudança.»

A impressão digital de etiquetas atingirá quase 20 mil milhões de dólares em 2032, momento em que o desempenho da impressão digital de banda estreita vai ultrapassar o da produção analógica, com acabamento digital e opções de acabamento em linha. O relatório indica ainda: «À medida que as populações aumentam e aumenta o número de agregados familiares mais pequenos, os volumes de produção de embalagens também irão crescer. O comércio eletrónico com venda direta necessita de mais embalagens para proteger o envio dos artigos. Embora muitas embalagens não sejam impressas (garrafas, frascos, latas de alimentos, invólucros, barris, sacos de plástico, ondulados, películas), muitas delas requerem uma etiqueta ou rótulo.»

Etiquetas: indispensáveis na infraestrutura principal
 

Noutro exemplo da mudança para a produção digital, a FINAT (plataforma europeia para a comunidade internacional de fabrico e conversão de rótulos)² revela que mais de um terço dos inquiridos (37 %) de um estudo recente afirmou que compraria produtos de impressão digital em 2023. Este é um salto significativo dos 21 % que disse querer investir em equipamento digital no último ano.
No último relatório FINAT e na análise para o mercado europeu da impressão de banda estreita, o presidente da associação, Philippe Voet, afirma que «as etiquetas são indispensáveis na infraestrutura principal» das empresas, acrescentando que «os conversores estão a relatar que o seu negócio digital tem crescido significativamente, tendo em conta o contexto pandémico e a necessidade contínua de encomendas urgentes.»

 

Intenções de Investimento

Dados dos analistas do IDC mostram que é esperado que as etiquetas digitais na Europa ocidental e no mercado de impressão de produção de embalagens cresçam a uma CAGR de 13,1 % a cinco anos até 20253.
Continuaremos a ultrapassar os limites com a nossa tecnologia de toner, que fez de nós líderes de mercado na produção digital de etiquetas e rótulos ― e contam-se apenas pouco mais de seis anos desde que entrámos no setor. Com o objetivo original de nos dirigirmos aos pequenos e médios empresários da conversão de etiquetas, como fornecedor de tecnologia global com uma estrutura de serviços local, estamos agora também nos mercados de ponta, com a introdução do nosso equipamento de impressão digital de toner com passagem única AccurioLabel 400.

Os primeiros clientes da AccurioLabel 400 a iniciar a produção

No início deste ano de 2023, estamos já no caminho para as primeiras instalações do nosso equipamento, após extensos testes internos e um feedback extremamente positivo das primeiras apresentações públicas do nosso novo modelo. Os desenvolvimentos importantes da AccurioLabel 400 incluem maiores reduções de custos de funcionamento graças a peças ainda mais resistentes, disponibilidade em configurações a quatro e cinco cores e capacidade de expandir aplicações com toner branco a uma velocidade de impressão de até 39,9 metros por minuto.
«É impossível elogiar demasiado a novidade da introdução do branco», afirma o IDC na sua nota para o mercado. «Estimamos em 3 mil os conversores de etiquetas que irão acolher, em espaço de médio a alto volume, as oportunidades de negócio trazidas por esta adição de cor. A AccurioLabel 400 é melhor do que tudo o que se esperava em termos de automatização, velocidade, flexibilidade, e capacidade de cor, permitindo à Konica Minolta penetrar ainda mais no mercado de etiquetas & embalagens (L&P).»³
 

«O IDC acredita que a Konica Minolta está comprometida com a inovação em produção digital de etiquetas e embalagens, e a sua visão e roteiro dos seus produtos resulta numa empresa que será, cada vez mais, um parceiro valioso para um número crescente de conversores.»

Nota do IDC Konica Minolta unveils the AccurioLabel 400, IDC #EUR149276522, junho 2022

Mas não vamos parar para descansar sobre os louros das nossas conquistas. Há ainda um enorme trabalho a fazer na educação do mercado para os benefícios da produção digital. Numa abordagem de parceria, estamos determinados a ajudar os nossos clientes a identificar e desbloquear o potencial da digitalização no seu próprio negócio, bem como a atingir o próximo nível na maturidade digital das suas organizações, ajudando-os a repensar o escritório do futuro.
 
Contribua para um escritório inteligente e conectado

Além de continuarmos a consolidar a nossa posição como um dos principais fabricantes na produção digital de etiquetas, continuaremos a olhar para o panorama geral e a ajudar os clientes a moldar o seu futuro.

Para apoiar a transição para um escritório do futuro, inteligente e conectado, a Konica Minolta oferece serviços de cloud, IT, soluções de gestão de impressão e soluções de vídeo para trabalho remoto, colaboração, gestão de fluxos de trabalho e automatização e segurança.

O mercado das etiquetas e rótulos influencia as cadeias de abastecimento dos bens de primeira necessidade, constituindo estes suportes um meio vital para transmissão de informação. Uma coisa é certa: é que etiquetas e rótulos continuarão a ser populares e praticamente obrigatórios.

E, no grande equilíbrio deste mercado, tornar-se-á cada vez mais notória a balança que tende em direção à produção digital.
 

Vantagens da Impressão Digital de Etiquetas

Segmento Médio-Alto e Segmento Médio-Baixo

  • Alta qualidade
  • Tempos curtos de execução
  • Utilização simples (menos intervenção humana)
  •  Sem custos de instalação
  • Maior flexibilidade
  • Tiragens mais curtas, até apenas uma amostra
  • Sobreimpressão
  • Sem aquecimento/ menor desperdício
  • Reduz o desperdício físico e químico – alta produtividade