RPA: o que é exatamente a automatização de processos robóticos?

| 30 outubro 2020

"That takes care of itself!" No caso da automatização de processos robóticos, isso refere-se a uma tendência que parece definida para ajudar a moldar o futuro do trabalho: os robôs de software assumem processos de rotina simples, repetitivos e demorados. Isso dá aos colaboradores mais tempo para atividades produtivas e que geram valor.




É uma experiência partilhada por quase todas as PMEs: a crescente pressão dos custos também aumenta a necessidade de trabalhar da forma mais eficaz e eficiente possível. "Vemos que as empresas estão constantemente sob pressão para assegurar a sua vantagem competitiva. Acima de tudo, isso significa que precisam de fazer pleno uso do potencial dos seus peritos', observou Marcel Cobussen. Ele é Gestor de Desenvolvimento Empresarial para Serviços de TI na Konica Minolta Business Solutions Europe GmbH.



RPA: software e robôs trabalham autonomamente e assumem tarefas de rotina


O exemplo de uma grande empresa de logística e transporte pode ser utilizado para mostrar como e onde as empresas podem ter tarefas empresariais diárias de rotina realizadas com a ajuda da automatização robótica de processos (RPA).


O problema: a empresa foi confrontada com um número sempre crescente de encomendas, o que estava a pôr em risco os negócios do dia-a-dia. A principal razão: onde os camiões estavam atualmente localizados e se os artigos tinham sido entregues com sucesso não podiam ser seguidos.


A solução é agora a seguinte: quase 400 robôs de software completam mais de 1 milhão de passos e processos de trabalho, o que significa que 16.000 horas de trabalho foram automatizadas. Até 50% de todos os prazos são agora cumpridos num sistema completamente automatizado sem que seja necessária a intervenção humana.



A RPA só funciona com dados estruturados


Contudo, existe uma condição decisiva: a automatização do processo só funciona com dados estruturados. Não se pode tornar uma empresa que utiliza inteligência artificial se não for também uma empresa digitalizada, orientada para os dados", explica o Prof. Dr. Stefan Wrobel, Director do Instituto Fraunhofer de Análise Inteligente e Sistemas de Informação, no website do instituto.


Se se pretende que os dados desempenhem um papel tão central, é necessário que sejam estruturados e seguros de forma ótima. Isto significa que para as empresas que não trabalham de uma forma orientada para os dados, a automatização do processo atualmente (por enquanto) significa um investimento demasiado grande. Para as PME em particular, a automatização de processos robóticos pode, portanto, ser associada a custos elevados.



RPA: oportunidades de mercado global e considerações éticas


No entanto, analistas e investigadores de tendências especializados em IA e robótica estão relativamente certos de que o volume de negócios global com software e serviços RPA irá aumentar rapidamente nos próximos anos. As máquinas invisíveis já poderão trabalhar mais horas do que os humanos em 2025, segundo o estudo 'The Future of Workplaces 2025' do Fórum Económico Mundial (WEF).


A RPA é uma das tecnologias mais importantes do ano 2020 e a sua implementação na prática está realmente a ganhar ímpeto", explica Marcel Cobussen. Cada vez mais empresas estão a reconhecer os benefícios e as melhorias que a utilização de robôs industriais móveis no seu software empresarial traz".




Então, a RPA e os algoritmos acabarão por assumir e automatizar a maioria de todo o trabalho de rotina nas empresas? Ao longo do caminho, os responsáveis não devem perder de vista três aspetos éticos: 



  1. Os robôs, de qualquer tipo, quer sejam móveis (robôs industriais móveis) ou invisíveis, devem ser sempre reconhecíveis pelos seres humanos enquanto tal.
  2. As pessoas devem sempre saber exatamente o que um robô pode e não pode fazer.
  3. Os seres humanos devem ser capazes de compreender as decisões tomadas pelos algoritmos e robôs em qualquer altura


Sobre a Konica Minolta Business Solutions Portugal

 

A Konica Minolta, como líder em serviços abrangentes de IT, destaca-se pela sua filosofia de consultoria, implementação e gestão de negócios. Com origem japonesa, a Konica Minolta apresenta uma ampla gama de equipamentos e soluções de impressão, quer para o mercado office como para o mercado de impressão profissional, assim como soluções disruptivas de gestão documental, otimização e automatização de processos de negócio, implementação de soluções em infraestruturas de IT, segurança, ambientes virtuais ligados na cloud, entre outros. A inovação faz parte do ADN Konica Minolta, que aposta constantemente no desenvolvimento de novos produtos de acordo com as tendências de mercado. Através dos seus Business Innovation Center, continua na vanguarda no que diz respeito à inovação, trabalhando, continuamente, em Investigação & Desenvolvimento, através da colaboração com os seus clientes e parceiros. A vertente inovadora da Konica Minolta tem resultado em reconhecimento por parte de entidades de renome, como é o caso da Key Point Intelligence, que atribuiu à empresa o 2018-2019 Buyers Lab PaceSetter award for Smart Workplace Vision, sendo a Konica Minolta a única entidade na indústria reconhecida com esta distinção. Em Portugal, foi no ano de 2003 que a Konica Minolta Business Solutions Portugal adotou esta designação, com a fusão entre a Konica e a Minolta. Representada pela sede em Lisboa, tem escritórios no Porto, Coimbra e Faro, contando com 200 colaboradores. Foi considerada uma das 100 melhores empresas para trabalhar em Portugal pelo terceiro ano consecutivo e está concentrada na Transformação Digital dos seus clientes.

 

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