SaaS: assegurar vantagens competitivas com o Software as a Service

| 10 setembro 2020

Custos calculáveis, maior segurança, maior flexibilidade: cada vez mais PMEs e fornecedores confiam em soluções baseadas em Cloud. Curiosamente, os especialistas de IT da Konica Minolta oferecem soluções "Cloud e Software-as-a-Service" à medida de cada organização e área de negócio. A invenção da Internet tornou possível: a cloud e as ofertas associadas a vários serviços em cloud. Na prática, a Cloud significa que uma empresa é dotada de várias estruturas e serviços informáticos através de uma rede informática numa cloud de dados (via web browser) sem ter de os instalar nos computadores locais.


Como as PMEs podem ter sucesso com os serviços de cloud e SaaS


As PMEs estão atualmente muito interessadas nos serviços de cloud. Isto deve-se, ao facto de existirem finalmente soluções adequadas para empresas de todos os tipos e dimensões. As aplicações em cloud como o modelo SaaS, que antes se destinava às grandes empresas, estão assim a tornar-se também atrativas para as pequenas empresas.


Cada vez mais os gestores de IT compreendem que: ao utilizar o SaaS, já não têm de se preocupar com esses problemas, ou com problemas semelhantes - as alterações de software são sempre consideradas no serviço. Um parceiro fiável e especializado encarrega-se de todas as alterações de software necessárias ou futuras.



Cinco razões para que "como serviço" e as PMEs sejam uma combinação perfeita


Há cinco bons argumentos, em particular, que tornam os fornecedores de computação em cloud e SaaS cada vez mais populares entre as PMEs:


 1. A digitalização e a evolução tecnológica dos últimos anos tornaram as condições de trabalho e os ambientes de trabalho de IT cada vez mais complexos e complicados - os peritos internos em IT e os departamentos de IT de pequena e média dimensão são frequentemente sobrecarregados por esta situação.


 2. O rápido desenvolvimento da Internet também fez com que, atualmente, haja falta de especialistas em IT. Também aqui, o SaaS pode ser uma solução prática e económica para as PMEs, a fim de atenuar a escassez de profissionais de IT.


 3. A utilização do SaaS ajuda efetivamente a conceber processos de trabalho de uma forma eficiente e simples, reduzindo custos e poupando nos orçamentos de IT.


 4. A digitalização e os novos modelos de negócio acabaram por criar novos campos de trabalho digitais em muitas PMEs, tais como o comércio eletrónico, a gestão de conteúdos e o trabalho com software CRM. O novo fluxo de trabalho resultante também precisa de ser representado em soluções de software correspondentes.


 5.Para terminar, há outro argumento importante: com o SaaS, as PMEs obtêm sempre um elevado nível de segurança e proteção dos dados.



SaaS tem muitas vantagens: é por isso que as soluções SaaS são uma boa ideia para todas as PMEs


Mas não são apenas os argumentos acima mencionados que fazem do Software como Serviço a opção mais popular de todas "como Serviço". Existem também alguns outros pontos SaaS mais palpáveis para os utilizadores:


- Uma das principais vantagens do SaaS é a escalabilidade: a nível do software, isto significa a capacidade de adaptação aos requisitos de desempenho crescentes (ou decrescentes). Uma competência importante em tempos de mercados cada vez mais flexíveis e em rápida evolução.


- Para além desta flexibilidade, a chamada portabilidade é também um ativo fundamental. Com a utilização remota da infraestrutura e do software de IT, o trabalho transfronteiriço e cross-site já não constitui um problema. Por outras palavras, o trabalho à distância torna-se ainda mais fácil em termos de colaboração. E os custos de hardware também são reduzidos.


- Para além da segurança dos dados acima referida e do cumprimento de todos os regulamentos de proteção de dados que o SaaS traz consigo, o backup e a recuperação de dados de emergência são também automaticamente abrangidos. Um sentimento reconfortante para os gestores de IT.


- Em tempos turbulentos, outro benefício para os clientes: como empresa europeia, a Konica Minolta Business Solutions Europe GmbH mantém centros de dados na Alemanha, Dinamarca e Suécia. Isto significa maior segurança para as PMEs europeias, porque todos os dados e serviços em cloud estão localizados na Europa.


- Muitos pacotes SaaS são criados de acordo com o princípio da utilização, "pay-as-you-use"- o que torna os custos acessíveis.


- Um efeito secundário agradável do SaaS é a melhor colaboração graças a fluxos de trabalho otimizados: o novo fluxo de trabalho é mapeado no software especialmente adaptado - um grande benefício para todos os envolvidos no processo de trabalho, seja dentro da empresa, com clientes ou com parceiros de negócios.


Workplace Go: fluxos de trabalho de design claramente com SaaS


Um bom exemplo dos benefícios do SaaS é o Workplace Go, desenvolvido pela Konica Minolta. O Workplace Go é baseado no Microsoft Office 365, mas tem a grande vantagem de todas as aplicações estarem integradas numa interface de utilizador uniforme, tornando-as instantaneamente visíveis e acessíveis. Os utilizadores já não precisam de mudar entre diferentes programas.


Por outras palavras, o Workplace Go oferece às PMEs um local de trabalho digital adaptado às suas necessidades, com a sua própria marca. Isto evita etapas de trabalho desnecessárias e longas buscas. Em vez disso, aplicações como a intranet, programa de e-mail, calendário, tarefas, base de dados e rede social são combinadas numa interface que pode ser acedida a partir de um PC, tablet ou smartphone. O Workplace Go permite uma colaboração flexível entre o escritório e o escritório em casa, ou com colaboradores externos.




Dispatcher Paragon: aumentar a segurança e controlar os custos com a Impressão como Serviço


Um segundo exemplo mostra como a Konica Minolta pode ajudar as PMEs a aumentar a segurança e a controlar os custos. O Dispatcher Paragon é uma plataforma de controlo de custos para impressão, cópia e digitalização. A ideia: ao definir especificamente cada trabalho de impressão, o servidor assegura uma monitorização abrangente de todo o processo de impressão, por exemplo, em bancos, companhias de seguros, departamentos administrativos ou instituições de ensino.


A impressão segura está a tornar-se cada vez mais importante nas redes profissionais. Por isso, as credenciais dos utilizadores são uma das funções centrais da aplicação de contabilidade inteligente. Ao monitorizar com precisão cada atividade, o Dispatcher Paragon otimiza o ambiente de impressão, reduzindo os custos de impressão a longo prazo.



Sobre a Konica Minolta Business Solutions Portugal

 

A Konica Minolta, como líder em serviços abrangentes de IT, destaca-se pela sua filosofia de consultoria, implementação e gestão de negócios. Com origem japonesa, a Konica Minolta apresenta uma ampla gama de equipamentos e soluções de impressão, quer para o mercado office como para o mercado de impressão profissional, assim como soluções disruptivas de gestão documental, otimização e automatização de processos de negócio, implementação de soluções em infraestruturas de IT, segurança, ambientes virtuais ligados na cloud, entre outros. A inovação faz parte do ADN Konica Minolta, que aposta constantemente no desenvolvimento de novos produtos de acordo com as tendências de mercado. Através dos seus Business Innovation Center, continua na vanguarda no que diz respeito à inovação, trabalhando, continuamente, em Investigação & Desenvolvimento, através da colaboração com os seus clientes e parceiros. A vertente inovadora da Konica Minolta tem resultado em reconhecimento por parte de entidades de renome, como é o caso da Key Point Intelligence, que atribuiu à empresa o 2018-2019 Buyers Lab PaceSetter award for Smart Workplace Vision, sendo a Konica Minolta a única entidade na indústria reconhecida com esta distinção. Em Portugal, foi no ano de 2003 que a Konica Minolta Business Solutions Portugal adotou esta designação, com a fusão entre a Konica e a Minolta. Representada pela sede em Lisboa, tem escritórios no Porto, Coimbra e Faro, contando com 200 colaboradores. Foi considerada uma das 100 melhores empresas para trabalhar em Portugal pelo terceiro ano consecutivo e está concentrada na Transformação Digital dos seus clientes.

 

Para mais informações, consulte https://www.konicaminolta.pt/pt-pt/central-de-imprensa e siga a Konica Minolta no Facebook e Linkedin.

 

Artigos relacionados

Artigos relacionados