Como a impressão profissional deve abraçar a oportunidade do digital

| 17 dezembro 2019

Se há palavras ou frases que estão na ordem do dia como são transformação, diversificação, Indústria 4.0, Internet of Things, produção just in time ou impressão on demand - o que também está claro é que a automação e o software são drivers centrais e ambos crescem em importância. Adicionalmente, também se verifica que o uso de dados em tempo real para rastrear e melhorar a produção começa a ser mais comum e acredita-se que, em breve, será norma.


Isto significa que, nos próximos meses e anos, as empresas devem ter uma visão mais ampla desta realidade e envolver-se cada vez mais nestas matérias, por forma a perceberem e a identificarem os reais efeitos nos atuais modelos de negócios. Nesse sentido, também quem está ligado ao universo da impressão profissional deve continuar a abraçar novas oportunidades, nomeadamente as que acompanham a digitalização. O impresso e o digital coexistem, complementam-se, e as empresas para serem bem-sucedidas devem fazer uso de ambos.

Uma análise às previsões da Keypoint Intelligence / InfoTrends permite apurar que na produção da Europa Ocidental os volumes de impressão digital a cores estão e vão continuar a aumentar. No segmento de média tiragem, as perspetivas no relatório são consideradas "positivas, com maior crescimento esperado". O crescimento da produção alta e muito alta também se confirma.

Esta auscultação ao mercado reflete a nossa própria percepção, considerando que as impressoras digitais podem apresentar um conjunto de benefícios significativos como automação avançada e maior produtividade com menos desperdício.

De facto, os fatores que contribuem para a evolução geral do mercado de impressão digital a cores são vários, sendo que o software surge como um dos mais importantes. Neste contexto, também se devem considerar o desenvolvimento de estratégias de marketing direcionado, a técnica de lean manufacturing, a preocupação com a sustentabilidade e a maior procura por tecnologias de impressão de dados variáveis. Também é de salientar que as marcas desejam cada vez mais agregar valor por meio de elementos decorativos e táteis inovadores na peça impressa, onde é a natureza inerente à impressão digital que traz vantagens distintas. Nesse sentido, tecnologias como os sistemas de embelezamento digital são uma oportunidade ao permitirem assegurar serviços altamente criativos e conquistarem novos negócios.

À medida que entramos numa nova década, também os mercados de impressão industrial continuam a avançar em direção à tecnologia digital!


Olaf Lorenz, General Manager, DX Branding Division, Konica Minolta


Sobre a Konica Minolta Business Solutions Portugal

 

A Konica Minolta, como líder em serviços abrangentes de IT, destaca-se pela sua filosofia de consultoria, implementação e gestão de negócios. Com origem japonesa, a Konica Minolta apresenta uma ampla gama de equipamentos e soluções de impressão, quer para o mercado office como para o mercado de impressão profissional, assim como soluções disruptivas de gestão documental, otimização e automatização de processos de negócio, implementação de soluções em infraestruturas de IT, segurança, ambientes virtuais ligados na cloud, entre outros. A inovação faz parte do ADN Konica Minolta, que aposta constantemente no desenvolvimento de novos produtos de acordo com as tendências de mercado. Através dos seus Business Innovation Center, continua na vanguarda no que diz respeito à inovação, trabalhando, continuamente, em Investigação & Desenvolvimento, através da colaboração com os seus clientes e parceiros. A vertente inovadora da Konica Minolta tem resultado em reconhecimento por parte de entidades de renome, como é o caso da Key Point Intelligence, que atribuiu à empresa o 2018-2019 Buyers Lab PaceSetter award for Smart Workplace Vision, sendo a Konica Minolta a única entidade na indústria reconhecida com esta distinção. Em Portugal, foi no ano de 2003 que a Konica Minolta Business Solutions Portugal adotou esta designação, com a fusão entre a Konica e a Minolta. Representada pela sede em Lisboa, tem escritórios no Porto, Coimbra e Faro, contando com 200 colaboradores. Foi considerada uma das 100 melhores empresas para trabalhar em Portugal pelo terceiro ano consecutivo e está concentrada na Transformação Digital dos seus clientes.

 

Para mais informações, consulte https://www.konicaminolta.pt/pt-pt/central-de-imprensa e siga a Konica Minolta no Facebook e Linkedin.