Como a impressão profissional deve abraçar a oportunidade do digital

| 17 dezembro 2019

Se há palavras ou frases que estão na ordem do dia como são transformação, diversificação, Indústria 4.0, Internet of Things, produção just in time ou impressão on demand - o que também está claro é que a automação e o software são drivers centrais e ambos crescem em importância. Adicionalmente, também se verifica que o uso de dados em tempo real para rastrear e melhorar a produção começa a ser mais comum e acredita-se que, em breve, será norma.


Isto significa que, nos próximos meses e anos, as empresas devem ter uma visão mais ampla desta realidade e envolver-se cada vez mais nestas matérias, por forma a perceberem e a identificarem os reais efeitos nos atuais modelos de negócios. Nesse sentido, também quem está ligado ao universo da impressão profissional deve continuar a abraçar novas oportunidades, nomeadamente as que acompanham a digitalização. O impresso e o digital coexistem, complementam-se, e as empresas para serem bem-sucedidas devem fazer uso de ambos.

Uma análise às previsões da Keypoint Intelligence / InfoTrends permite apurar que na produção da Europa Ocidental os volumes de impressão digital a cores estão e vão continuar a aumentar. No segmento de média tiragem, as perspetivas no relatório são consideradas "positivas, com maior crescimento esperado". O crescimento da produção alta e muito alta também se confirma.

Esta auscultação ao mercado reflete a nossa própria percepção, considerando que as impressoras digitais podem apresentar um conjunto de benefícios significativos como automação avançada e maior produtividade com menos desperdício.

De facto, os fatores que contribuem para a evolução geral do mercado de impressão digital a cores são vários, sendo que o software surge como um dos mais importantes. Neste contexto, também se devem considerar o desenvolvimento de estratégias de marketing direcionado, a técnica de lean manufacturing, a preocupação com a sustentabilidade e a maior procura por tecnologias de impressão de dados variáveis. Também é de salientar que as marcas desejam cada vez mais agregar valor por meio de elementos decorativos e táteis inovadores na peça impressa, onde é a natureza inerente à impressão digital que traz vantagens distintas. Nesse sentido, tecnologias como os sistemas de embelezamento digital são uma oportunidade ao permitirem assegurar serviços altamente criativos e conquistarem novos negócios.

À medida que entramos numa nova década, também os mercados de impressão industrial continuam a avançar em direção à tecnologia digital!


Olaf Lorenz, General Manager, DX Branding Division, Konica Minolta