Konica Minolta revela tendências de IT para 2020: IA, 5G e automatização

| 11 fevereiro 2020

De acordo com os especialistas da Konica Minolta, as principais tendências de IT para 2020 vão incidir sobre a inteligência artificial (IA), 5G e automatização. A IA terá um papel dominante uma vez que pode ser adotada e integrada, de forma ampla, nos mais variados processos, e a tecnologia 5G irá impulsionar ainda mais este desenvolvimento. Contudo, o utilizador permanecerá no centro das tendências tecnológicas e as preocupações com a ética digital e privacidade de dados vão continuar a ser prioridade.


  1. Inteligência artificial - o tópico dominante de 2020


A IA irá desempenhar um papel fundamental na transformação digital e na evolução das empresas no decorrer dos próximos anos. Irá assistir-se a uma adoção mais ampla desta tecnologia à medida que a sua utilização for implementada por fornecedores mais especializados, como a Konica Minolta.


A utilização crescente de IA será associada a um aumento de áreas suportadas por esta tecnologia, cuja evolução ​​também terá influência sobre outros processos digitais e a sua possível automatização.


  1. Automatização – evolução de processos de negócio


No passado, a automatização foi um fator crítico no processo de industrialização, tendo transformado, de forma significativa, os processos de produção. As tarefas repetitivas e manuais foram automatizadas e passaram a ser executadas por máquinas. É provável que a automatização se torne relevante, uma vez mais, com o suporte da IA.


O impacto poderá ser mensurado de forma quase imediata e cada vez mais tarefas poderão ser tratadas em simultâneo, existindo menos margem para erro e evitando sobrecarga de tarefas para os colaboradores, que poderão se focar em atividades mais produtivas.


  1. Analytics - uso e previsão de dados para eficiência ideal

O ano de 2020 será marcado por uma maior combinação entre a análise preditiva e descritiva - a análise prescritiva, ou seja, uma abordagem que prevê o futuro e justifica as previsões com base na análise descritiva. A análise e processamento de dados, em tempo real, traduz-se numa vantagem competitiva, uma vez que a tomada de decisão tem como fundamento fontes e análises fiáveis que proporcionam uma base sólida. Seja em disciplinas como business intelligence e data warehousing, ou através de CRM ou IoT, os dados criam um valor substancial para as empresas inovadoras.


  1. 5G - Além das telecomunicações

A crescente importância do 5G está a conduzir os vários players no setor das telecomunicações a direcionarem o seu foco nesse sentido. Contudo, as possibilidades vão além das telecomunicações. O 5G e as inovações tecnológicas vão ter impacto no quotidiano, essencialmente na mobilidade e na produção.


  1. Tecnologia focada no utilizador

A evolução e complexidade da tecnologia implica que o utilizador permaneça, cada vez mais, no centro das atividades. Esta análise tem sido fulcral para a abordagem da Konica Minolta ao escritório do futuro e os desenvolvimentos que tem previsto para este ano vão precisamente nesse sentido. De facto, as novas tecnologias aumentam o acesso e os pontos de contacto com o consumidor, tornando-os mais que apenas utilizadores. A chamada “democratização da tecnologia” influenciará bastante a forma como se desenvolve e tem acesso ao IT, e a Konica Minolta, ciente desta realidade, atua com uma abordagem holística para IT.


  1. Ética e conformidade digital – preocupações com o progresso técnico

À medida que vamos experienciando transformações significativas em IT, as preocupações acerca da ética e da segurança de dados aumentam. Embora o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) tenha entrado em vigor em maio de 2018, algumas empresas ainda procuram tornar os seus processos compatíveis.


Tendo noção do impacto que a IA pode ter no trabalho de várias pessoas, é necessário abordá-la e garantir um tratamento transparente dos dados recolhidos. As empresas têm que garantir que os dados são utilizados com segurança e armazenados de forma adequada. Para a Konica Minolta esta responsabilidade digital vai além das estruturas legalmente aplicáveis, devendo garantir-se a privacidade e manter a soberania de uma pessoa sobre os seus próprios dados e presença no mundo digitalizado.


Sobre a Konica Minolta Business Solutions Portugal

 

A Konica Minolta, como líder em serviços abrangentes de IT, destaca-se pela sua filosofia de consultoria, implementação e gestão de negócios. Com origem japonesa, a Konica Minolta apresenta uma ampla gama de equipamentos e soluções de impressão, quer para o mercado office como para o mercado de impressão profissional, assim como soluções disruptivas de gestão documental, otimização e automatização de processos de negócio, implementação de soluções em infraestruturas de IT, segurança, ambientes virtuais ligados na cloud, entre outros. A inovação faz parte do ADN Konica Minolta, que aposta constantemente no desenvolvimento de novos produtos de acordo com as tendências de mercado. Através dos seus Business Innovation Center, continua na vanguarda no que diz respeito à inovação, trabalhando, continuamente, em Investigação & Desenvolvimento, através da colaboração com os seus clientes e parceiros. A vertente inovadora da Konica Minolta tem resultado em reconhecimento por parte de entidades de renome, como é o caso da Key Point Intelligence, que atribuiu à empresa o 2018-2019 Buyers Lab PaceSetter award for Smart Workplace Vision, sendo a Konica Minolta a única entidade na indústria reconhecida com esta distinção. Em Portugal, foi no ano de 2003 que a Konica Minolta Business Solutions Portugal adotou esta designação, com a fusão entre a Konica e a Minolta. Representada pela sede em Lisboa, tem escritórios no Porto, Coimbra e Faro, contando com 200 colaboradores. Foi considerada uma das 100 melhores empresas para trabalhar em Portugal pelo terceiro ano consecutivo e está concentrada na Transformação Digital dos seus clientes.

 

Para mais informações, consulte https://www.konicaminolta.pt/pt-pt/central-de-imprensa e siga a Konica Minolta no Facebook e Linkedin.