A inevitabilidade do digital no mercado das etiquetas

| 20 janeiro 2020

À medida que nos aproximamos de uma nova década, verificamos que o mercado de etiquetas está pronto para um “ataque” de tecnologia digital. Embora a penetração global ainda seja relativamente baixa, o que significa que há muito espaço para crescer, também as mudanças ganham mais ritmo e a marcha para a tecnologia digital é como o som de cascos trovejantes que se aproximam cada vez mais rápido.


Há, portanto, uma mudança sísmica neste setor que passa a privilegiar tiragens mais curtas, a produção just in time, a personalização e onde a impressão da mais alta qualidade é, de facto, uma exigência. Estas são as principais tendências que vão continuar a moldar o mercado de etiquetas daqui para frente.

E o que verificamos é que são as marcas que impulsionam a mudança, que tornam obrigatória a impressão em pequenas tiragens e transformam em requisito a possibilidade que existe atualmente de imprimir etiquetas digitais.

Dados disponibilizados pela consultora Finat Radar mostram que 73% compram etiquetas digitais porque sabem que esta é a melhor correspondência para algumas aplicações. Mas também porque permite ações de marketing mais direcionadas e a impressão de dados variáveis, para além de revelar preocupações com a sustentabilidade.

Embora o foco esteja ainda na produção de etiquetas, verifica-se que é dada cada vez mais atenção a caixas dobráveis e a embalagens flexíveis. Um benefício adicional, tanto nas etiquetas quanto nas embalagens, é que as marcas procuram aportar valor na peça impressa através da introdução de elementos inovadores decorativos e táteis, onde a natureza inerente à impressão digital traz vantagens distintas. Nesse sentido, tecnologias como os sistemas de embelezamento digital são uma oportunidade para obter serviços altamente criativos e conquistarem novos negócios.


Contudo, não se trata apenas da tecnologia ou da qualidade. Na prática, deve entender-se que há um contributo de todos, nomeadamente fornecedores e marcas, para o crescimento geral e contínuo do mercado de impressão digital de etiquetas a cores. Apenas com trabalho colaborativo é possível repensar ideias e integrar as necessidades locais numa abordagem global!


Edoardo Cotichini, Team Manager Industrial Printing da Konica Minolta Business Solutions Europe


Sobre a Konica Minolta Business Solutions Portugal

 

A Konica Minolta, como líder em serviços abrangentes de IT, destaca-se pela sua filosofia de consultoria, implementação e gestão de negócios. Com origem japonesa, a Konica Minolta apresenta uma ampla gama de equipamentos e soluções de impressão, quer para o mercado office como para o mercado de impressão profissional, assim como soluções disruptivas de gestão documental, otimização e automatização de processos de negócio, implementação de soluções em infraestruturas de IT, segurança, ambientes virtuais ligados na cloud, entre outros. A inovação faz parte do ADN Konica Minolta, que aposta constantemente no desenvolvimento de novos produtos de acordo com as tendências de mercado. Através dos seus Business Innovation Center, continua na vanguarda no que diz respeito à inovação, trabalhando, continuamente, em Investigação & Desenvolvimento, através da colaboração com os seus clientes e parceiros. A vertente inovadora da Konica Minolta tem resultado em reconhecimento por parte de entidades de renome, como é o caso da Key Point Intelligence, que atribuiu à empresa o 2018-2019 Buyers Lab PaceSetter award for Smart Workplace Vision, sendo a Konica Minolta a única entidade na indústria reconhecida com esta distinção. Em Portugal, foi no ano de 2003 que a Konica Minolta Business Solutions Portugal adotou esta designação, com a fusão entre a Konica e a Minolta. Representada pela sede em Lisboa, tem escritórios no Porto, Coimbra e Faro, contando com 200 colaboradores. Foi considerada uma das 100 melhores empresas para trabalhar em Portugal pelo terceiro ano consecutivo e está concentrada na Transformação Digital dos seus clientes.

 

Para mais informações, consulte https://www.konicaminolta.pt/pt-pt/central-de-imprensa e siga a Konica Minolta no Facebook e Linkedin.