«A solução de que precisávamos»: MAP Engenharia implementa People Hub, solução Konica Minolta para gestão de Recursos Humanos

 
O cliente: MAP Engenharia

Criada em 2013, com sede em Lisboa, a MAP Engenharia é uma empresa de construção civil que executa obras de construção nova e reabilitação. Em 2017, a empresa de Diogo Abecasis e José Rui Meneses e Castro abriu um escritório no Porto, um passo que abriu caminho para uma presença mais sólida em todo o território nacional.

Contando hoje com mais de 100 colaboradores, a MAP Engenharia tem revelado um crescimento forte em todo o país. No último semestre de 2023 teve o maior crescimento de sempre, sendo Lisboa e Porto as cidades de onde extraiu mais negócio. Para 2024, tem prevista uma carteira de negócios num valor acima de 70 milhões de euros.

Com o décimo aniversário celebrado, a MAP Engenharia atravessa um momento de aposta na Transição Digital da organização. «O ativo mais valioso das nossas pessoas é, hoje, o tempo», conta Sónia Gonçalves, diretora do departamento de Recursos Humanos da MAP Engenharia.
 

O desafio: gerir processos e pessoas

A gestão de uma empresa de construção civil é também um desafio de Recursos Humanos. Numa organização como a MAP Engenharia, em que a força de trabalho está distribuída em vários pontos (sede em Lisboa, escritório do Porto e várias obras em execução em todo o país), é exigido à equipa de RH um acompanhamento contínuo em vários campos.

Um deles é a marcação de férias, sendo estas alteradas, muitas vezes, consoante as férias das obras. Por outro lado, a gestão de pessoal em obra também carecia de agilização, assim como a comunicação entre equipas e a própria comunicação interna da empresa.

A MAP Engenharia via na Transformação Digital uma resposta para todos estes problemas: uma plataforma de acesso único para os utilizadores, como uma intranet
«Sentíamos falta de algumas funcionalidades. A marcação de férias, sobretudo, era um desafio complexo. Precisávamos de uma plataforma que correspondesse às nossas necessidades, em geral, e até mesmo em questões legais de RH», afirma Sónia Gonçalves.

Para a diretora de RH, «o People Hub, da Konica Minolta, chega numa altura em que estávamos a precisar urgentemente de uma mudança que congregasse o digital com uma gestão eficiente do nosso trabalho».
 

People Hub: implementação e resultados

A solução People Hub «foi uma mais-valia em vários aspetos», afirma Sónia Gonçalves. «Porque temos colaboradores muitos diversos, de várias idades e em vários lugares, precisávamos de uma plataforma interna que afunilasse a comunicação, de acesso rápido, flexível, ágil e user friendly», sublinha.

Com a transversalidade da utilização e a poupança de tempo, o People Hub veio tornar todos os colaboradores muito mais autónomos. Para o departamento de RH, tal significou um meio de comunicação extra, além da comunicação pessoal, que quase sempre dispensa o acompanhamento pessoal na aprovação de cada pedido.

Agora, qualquer pedido pode ser feito e aprovado pela direção na plataforma, sem deixar de passar pela aprovação dos RH. «Nesse sentido, a plataforma veio conferir grande leveza ao trabalho do nosso departamento», confirma Sónia Gonçalves.

O People Hub permite realizar vários tipos de pedidos, facilitando a comunicação com a chefia, que é notificada automaticamente. Alguns dos benefícios mais imediatos são a flexibilidade para marcar horários e a agilização de processos de marcação de férias, ausências e presenças (entradas e saídas), bem como a entrega de justificações.

Sónia Gonçalves aponta ainda vantagens como a maior facilidade de partilha de documentação interna, transversal a todos os colaboradores da empresa (políticas/normas internas, procedimentos), mas também a possibilidade de partilha de documentação com cada colaborador (declarações de IRS, por exemplo).

«O People Hub permite-nos fazer uma série de alterações que são comuns no nosso trabalho diário e estar dentro dos trâmites legais da empresa e de RH, sem ter de interpelar alguém ou aguardar aprovação», esclarece a diretora do departamento. A gestão de mobilidade de pessoas está agora mais facilitada.

O People Hub também mudou a comunicação interna na MAP Engenharia: toda a comunicação entre as equipas é agora feita na plataforma e as notícias sobre o que vai acontecendo dentro da empresa também são aqui publicadas, o que foi mais um fator de escolha.

Por fim, a MAP Engenharia foi convencida pela possibilidade de customização e transformação do layout: com uma imagem em tons de vermelho, atingiu-se um ambicionado âmbito taylor made, com acesso direto ao sítio web e redes sociais da empresa.

«Efetivamente, o People Hub tem todas as características que desejávamos. Era aquilo que queríamos e não tínhamos, a solução de que precisávamos! Uma ferramenta interna, com intranet, da qual efetivamente precisávamos para agilizar o nosso tempo», afirma Sónia Gonçalves.
 

A razão para escolher a Konica Minolta

Estávamos numa passagem para a Transformação Digital e precisávamos de uma ferramenta interna que pudesse colmatar várias necessidades.

Já utilizávamos uma solução da Konica Minolta na contabilidade e achámos interessante saber que a própria KM utilizava o People Hub adaptado à realidade da empresa. Achámos que podia ser a ferramenta mais transversal que procurávamos para oferecer aos nossos colaboradores.

Por ser tão simples de utilizar (ainda para mais através do MS Office), a transição para o People Hub foi pacífica e a aceitação foi melhor do que pensávamos. Sendo uma ferramenta mais completa, isso também levou a uma maior aceitação.

Tem sido uma boa parceria entre aquilo que era a nossa necessidade e o produto da Konica Minolta. A equipa envolvida foi incansável.

Para funcionar, tinha de ser à nossa medida: temos características específicas do próprio mercado, a que o programa tinha de corresponder. Todas as alterações que fomos pedindo, mesmo depois de implementar o programa, têm sido acedidas. Todos estamos de parabéns!
 
Sónia Gonçalves, diretora de Recursos Humanos da MAP Engenharia

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