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A Transformação Digital mantém a sua empresa competitiva e não tem de ser assustadora

Com empresas e organizações a procurar enfrentar os desafios que se avizinham, a evolução do escritório digital pós-pandemia tem sido rápida e abrangente. Para muitas grandes organizações, a adaptação a estes desafios é parte de um planeamento em curso, mas para as Pequenas e Médias Empresas (PME), que representam 99 por cento do tecido empresarial da Europa e são essenciais para a economia europeia, tal pode exigir uma perspetiva renovada sobre operações e planeamento empresarial.

05.12.2022
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Ao passo que a Konica Minolta é uma grande multinacional, a maioria dos nossos clientes insere-se na categoria das PME e, por isso, estamos especificamente focados nas necessidades e exigências deste setor diverso e vibrante. Recentemente, pedimos um estudo aprofundado aos especialistas em análise de negócios da Keypoint Intelligence sobre o estado atual da Transformação Digital no setor das PME, o que nos proporciona uma visão fascinante sobre o panorama das PME na Europa.

Enquanto 45 por cento dos inquiridos consideram a Transformação Digital a sua prioridade número 1, ou como estando no topo das prioridades, apenas 28 por cento sente ter feito verdadeiros progressos no ambiente digital. Se por um lado é claro que muitas empresas já começaram a sua jornada de Transformação Digital e reconhecem a sua importância, muitas outras, por outro lado, ainda não desbloquearam todo o potencial do digital na sua empresa.
  

Compreender a Transformação Digital

A Transformação Digital é «o processo de utilizar tecnologias digitais para criar novos ― ou modificar os existentes ― processos empresariais, cultura, e experiência do cliente, por forma a ir ao encontro das exigências em mudança das empresas e do mercado» (Salesforce, 2021). Oferece às pequenas empresas o potencial para incrementar mudanças no desempenho das empresas, novos modelos de negócio, e uma experiência de cliente melhorada, bem como inovação empresarial disruptiva ― coisas que, simplesmente, não são possíveis utilizando os modelos operativos tradicionais ou existentes.

A checklist da Transformação Digital

Os benefícios são evidentes em termos de eficiência e ROI, mas, compreensivelmente, o processo pode parecer assustador para os iniciantes. Felizmente, a Konica Minolta tem provas dadas no que toca a ajudar empresas na sua jornada de Transformação Digital. Sugerimos-lhe uma lista de passos para avaliar e acelerar a digitalização na sua empresa:

  1. Conhecer o seu estado atual e identificar oportunidades para a sua organização

Como em todos os processos empresariais, implementar a Transformação Digital exige uma avaliação aprofundada da sua posição inicial. Uma boa ferramenta (gratuita e sem compromisso) para esta tarefa é a ferramenta online de avaliação de maturidade digital da Konica Minolta DX360°. Esta autoavaliação irá ajudá-lo a identificar quaisquer lacunas e oportunidades de melhoria e a avaliação pode ser concluída em minutos, explorando e avaliando a sua maturidade digital em cinco áreas-chave:
  • Flexibilidade operacional, eficiência, e sustentabilidade;
  • Força de trabalho & mobilidade operacional;
  • Segurança e conformidade;
  • Produtividade e colaboração das equipas;
  • Análise de dados e inteligência.
Com uma avaliação destas cinco áreas, estará mais apto a compreender as suas áreas fortes e as áreas em que precisa de melhorar a sua maturidade digital, permitindo-lhe criar um plano de ação. No final da avaliação, receberá um relatório personalizado com recomendações sobre como melhorar o nível da sua maturidade digital.
  1. Defina a sua estratégia e mantenha-a realista

Todas as empresas têm uma visão única, um conjunto de objetivos, e desafios operacionais que precisam de ser superados. A sua estratégia específica de Transformação Digital deve ter objetivos claros e manter-se concentrada na realização dos seus objetivos comerciais mais amplos. Não existe uma abordagem certa ou errada à Transformação Digital, mas uma estratégia clara, com objetivos concretos e realistas, que vão ajudá-lo a identificar quaisquer potenciais problemas, antecipadamente.
  1. A Transformação Digital não se faz só de tecnologia

É importante lembrar que a Transformação Digital é tanto sobre recursos humanos e processos como é sobre tecnologia. É o processo de um reposicionamento deliberado e bem planeado da sua empresa, que envolve a transformação de pessoas, processos, e tecnologia.
Tudo isto é incorporado na visão da Konica Minolta sobre maturidade digital de um escritório inteligente e conectado, um conceito que pretende reduzir a complexidade dos processos de trabalho e ajudar as pessoas a lidar com ambientes de trabalho progressivamente mais móveis e flexíveis, que as ajudem a realizar o seu trabalho diário de forma mais simples. Para isto, a Konica Minolta liga pessoas, espaços e tecnologias, e ajuda organizações a chegarem ao próximo nível de maturidade na sua Transformação Digital (do nível 0, «Emergir», para o nível 1, «Digitalizar», ao nível 2, «Integrado», e ao nível 3 «Transformado»).
  1. A gestão do processo faz-se do início ao fim

Atingir uma verdadeira Transformação Digital na sua empresa exige um compromisso firme, desde o momento inicial do planeamento até ao cumprimento dos seus objetivos. Infelizmente, uma pesquisa da Harvard Business Review (2020) mostra que apenas 20 por cento dos inquiridos classificaram as suas estratégias de Transformação Digital como sendo eficazes.
É fundamental que todo o projeto seja gerido cuidadosamente. Se não tiver os recursos internos para gerir o projeto e a mudança, assegure-se de que o seu parceiro de Transformação Digital possui estas competências e irá apoiá-lo e orientá-lo na jornada da sua transformação. A transformação verdadeira e duradoura envolve sempre pessoas, processos e tecnologia, e uma gestão integral do projeto da mudança proporcionará sempre melhores resultados.
  1. Traga as suas equipas para a transformação e torne-as parte da mudança

Os colaboradores são muitas vezes a chave para o sucesso e para a transformação efetiva, seja por abraçarem novas práticas, seja por acrescentarem os detalhes por detrás das operações e desafios já existentes. Contudo, o processo da mudança pode também perturbar as equipas, pelo que é vital garantir que toda a equipa seja trazida para a mesma visão para atenuar quaisquer medos, permitindo-lhes apoiar confortavelmente o projeto de transformação e um futuro melhor para a empresa.
  1. Analise e meça o seu sucesso

Com os seus objetivos estratégicos e operacionais globais em mente, é essencial que, com o seu parceiro de projeto, reveja e meça o sucesso na realização dos objetivos, bem como o retorno do investimento (ROI). Com recursos empenhados e a atenção dirgida à Transformação Digital da sua empresa, assegure-se de que o processo está a ter os efeitos desejados, ou chegue a acordo para uma correção de estratégia, caso os objetivos não estejam a ser atingidos.

Pequenas vitórias para acelerar a Tranformação Digital

Antes de embarcar no plano de Transformação Digital da sua empresa, faça o seguinte:

  • Encontre o melhor líder para a sua agenda digital;
  • Garanta uma oferta do melhor serviço e experiência ao cliente;
  • Digitalize a sua cultura corporativa e garanta que está enraizada em tudo o que faz;
  • Conheça a concorrência e saiba como ultrapassá-la;
  • Considere potenciais escolhas tecnológicas e encontre o melhor para as suas necessidades;
  • Avalie as competências da sua equipa e dê formação ou contrate para preencher lacunas;
  • Conheça a opinião dos seus clientes.

Para mais ajuda e conselhos sobre como dar início à Transformação Digital na sua empresa, visite https://www.konicaminolta.eu/eu-en/intelligent-connected-workplace
Para fazer uma avaliação gratuita e sem compromisso da plataforma DX360° para perceber em que patamar se encontra na viagem de transformação digital, clique aqui.

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