Cloud

PaaS: adira à gestão de IT num modelo Platform as a Service (parte 3)

É recorrente as PME utilizarem sistemas provenientes de diferentes fornecedores. Com um modelo PaaS (Platform as a Service), construa na cloud a base para interligar e gerir tudo o que é importante na sua empresa.

07.09.2021
6 minutos 6 minutos
JW_graphic_yw_PaaS_KW9.png
Conteúdos
Consegue imaginar como seria integrar toda a IT da sua empresa numa única plataforma? Hardware, software, aplicações, ferramentas e serviços, tudo num só lugar? Agora já é possível com o Workplace Hub, da Konica Minolta. Descubra neste artigo todo o potencial que o modelo PaaS reserva para a sua empresa.

Ter uma infraestrutura de IT eficiente e segura é uma necessidade que está reconhecidamente a crescer entre as empresas. Essa é a razão pela qual cada vez mais decisores nas PME estão interessados ​​em soluções e aplicações inovadoras na cloud. As chamadas soluções as a Service são geralmente oferecidas por programadores e fornecedores externos, tais como a Konica Minolta.
 
Quando pensa em soluções na cloud, talvez pense em delegar a sua infraestrutura de IT e dados num centro de dados externo. Mas a computação na cloud e as soluções na cloud são já muito mais do que isso, hoje em dia: significam, cada vez mais, serviços abrangentes para infraestruturas, plataformas ou software.
 
O modelo Platform as a Service, ou PaaS, significa, por exemplo, que um fornecedor ou programador externo oferece uma plataforma para implementação de software na cloud como um serviço. A grande vantagem deste modelo para os clientes é a baixíssima carga administrativa que daqui decorre. Afinal, uma plataforma como esta é disponibilizada e pode ser utilizada sem investimentos dispendiosos a partir da sua própria infraestrutura de IT e dos recursos existentes.

 

Clouds e plataformas para empresas de todas as dimensões

De acordo com a Gartner Inc., o mercado global de serviços de cloud pública crescerá rapidamente nos próximos anos. Portanto, é bom saber que a computação na cloud e as plataformas já não estão disponíveis apenas para grandes empresas, mas também para as Pequenas e Médias Empresas (PME).

Hoje, os programadores já reúnem ofertas as a Service eficientes ― PaaS, IaaS e SaaS, por exemplo ― para todas as empresas que implementem estes sistemas e que trabalhem, no dia-a-dia, com maiores quantidades de dados ou com middleware. Disponíveis estão também soluções híbridas para a cloud. Tal significa que uma empresa tem parte da sua IT a operar no seu próprio centro de dados e move o restante para a cloud. Talvez, neste momento, esteja a perguntar-se acerca de qual seria a solução certa para sua empresa.

«Acreditamos que não existe uma solução “certa” generalizada. É por essa razão que oferecemos aos nossos clientes modelos diferenciados e ofertas as a Service para os seus servidores e conceitos de centros de dados, incluindo as opções Platform as a Service.»

Philip Plischke, Senior International Business Development Manager, Konica Minolta Business Solutions Europe GmbH.

Fornecedores de confiança de PaaS caracterizam-se pela experiência e inovação

A questão seguinte deverá ser: quais são as características de um fornecedor de PaaS confiável? Na Konica Minolta, estamos convencidos de que tudo se resume a uma sólida combinação de experiência, conhecimento prático e inovação.

A Konica Minolta desenvolve ideias para a indústria tecnológica há 140 anos: de câmaras, no passado, a tecnologia médica; de IT e tecnologia para o escritório equipamentos e soluções de impressão multifuncionais,atualmente. A expansão para as soluções PaaS faz todo o sentido para a Konica Minolta por duas razões:

  1. Graças à sua ampla gama de equipamentos de impressão multifuncionais (ou MFP), muito utilizados nos escritórios, a Konica Minolta sabe bem o que importa quando o assunto é o elevado desempenho exigido à IT no meio corporativo.
  2. Graças a essa ampla gama de equipamentos MFP, a Konica Minolta mantém ligações duradouras, confiáveis ​​e resilientes, as quais permitem gerir dados rapidamente, digitalmente e via computação na cloud.

Por outras palavras: a Konica Minolta, como entidade que executa programação, não só exibe uma experiência robusta em Tecnologias da Informação como também acumula bastante experiência prática na área dos negócios. «E as nossas relações comerciais com os nossos dois milhões de clientes em todo o mundo, muitas das quais já há décadas, são também resilientes e confiáveis», diz Plischke.

Workplace Hub: uma plataforma de IT padronizada e inovadora

Nos últimos anos, as equipas de programadores da Konica Minolta expandiram os equipamentos multifuncionais testados e comprovados, criando uma aplicação padronizada para as PME. Isto permite que os gestores de IT da Konica Minolta forneçam uma base segura para os serviços de IT, a sua aplicação na Internet e computação na cloud. Em cooperação com a Hewlett Packard Enterprise, um servidor é implementado no Workplace Hub, junto à impressora ou equipamento MFP, de forma a possibilitar a oferta de aplicações geridas.

Alguns detalhes técnicos sobre o Workplace Hub poderão ser do seu interesse. Se não for esse o caso, sinta-se à vontade para saltar os dois parágrafos que se seguem.

O Workplace Hub com servidor HPE está disponível para ser montado como equipamento MFP no chão ou em rack. As aplicações e funções oferecidas pelo Workplace Hub incluem:

  • Backup e updates
  • Administração de utilizadores
  • Wi-Fi gerida, incluindo acesso de convidado
  • Colaboração com base em SharePoint
  • Office 365
  • Funções de segurança geridas em cooperação com a Sophos.
 


O investimento em programação e o futuro: quanto custa uma solução PaaS?

E quais são os custos para as PME que podem ver-se a utilizar o Workplace Hub como aplicação-padrão de IT para os seus processos de trabalho no futuro? «Se tivermos como exemplo um Workplace Hub com a menor especificação de servidor, o que inclui alguns serviços geridos obrigatórios e soluções de gestão de output, neste caso, o serviço PaaS custaria apenas um pouco mais, por mês, do que um montante médio de três dígitos em euros, o que é bastante inferior a 1000 euros», diz Plischke.

Estes custos são sustentáveis e compensam a longo prazo, porque o Workplace Hub permite aos gestores que se concentrem no essencial do dia-a-dia dos negócios e fornece uma infraestrutura que permite o acesso a soluções de IT de última geração.

Além disso, o Konica Minolta MarketPlace, integrado no Workplace Hub, oferece software, gestão de licenças, atualizações automáticas e outros serviços baseados na cloud a par com uma solução PaaS enquanto plataforma comercial. Também será interessante, para as PME, que os pacotes XaaS são ajustados de acordo com o princípio de pagar apenas aquilo que se utiliza, isto é, são fornecidos sem altos custos de investimento.

Digitalização as a Service: de IaaS a SaaS e PaaS

As diferentes soluções as a Service podem parecer confusas para pessoas que não sejam especialistas em IT, por isso terminaremos com uma visão geral das definições mais importantes, alguns termos e seu significado:

Infrastructure as a Service ou IaaS significa que fornecedores externos de serviços, como a Konica Minolta, fornecem aos seus clientes uma infraestrutura de computação virtual; servidores, poder de computação, capacidade de rede, dispositivos de comunicação, sistemas de arquivamento, sistemas operacionais e sistemas de backup conforme necessário.

Platform as a Service ou PaaS significa que o fornecedor oferece uma plataforma de IT para implementação de software a partir dos serviços na cloud. As vantagens são a baixa carga administrativa e a segurança do sistema operacional. A aplicação para IT pode ser utilizada sem a aquisição do hardware e software correspondentes e, portanto, pode ajudar a economizar custos.

Software as a Service ou SaaS significa que um fornecedor externo de serviços de IT opera partir do software do cliente e da sua infraestrutura de IT on-premise.

As soluções as a Service da Konica Minolta: económicas e personalizadas

«Seja uma solução IaaS, PaaS ou SaaS: como já afirmei, estamos totalmente convencidos de que não existe uma única solução que esteja “certa” para todas as empresas. Com este fim, oferecemos às PME um conjunto de soluções as a Service pensadas ao detalhe e feitas à medida», diz Plischke.

Solicite mais informações junto dos consultores da Konica Minolta ou dos profissionais com quem já está familiarizado. Poderão descobrir, em cojunto, quais as soluções de negócios personalizadas e eficientes disponíveis para sua empresa.

Também lhe pode interressar:

IaaS: comece de novo com uma solução Infrastructure as a Service (parte 2)

Cada vez mais complexos, os processos de IT exigem uma infraestrutura mais...

Cloud
09.02.2022

SaaS: vantagens competitivas garantidas com soluções Software as a Service (parte 1)

Os workflows de IT nas organizações são cada vez mais complexos. Descubra...

Cloud
05.09.2021

Centros de Dados: reforce a segurança dos seus dados na cloud

A segurança dos dados é a primeira das prioridades quando falamos em...

Cloud
08.02.2022

Esteja em conformidade com a legislação

Saiba mais
A Assinatura Eletrónica Qualificada nas PME passará a ser obrigatória a partir de 1 de julho de 2022