O investimento em programação e o futuro: quanto custa uma solução PaaS?
E quais são os custos para as PME que podem ver-se a utilizar o Workplace Hub como aplicação-padrão de IT para os seus processos de trabalho no futuro? «Se tivermos como exemplo um Workplace Hub com a menor especificação de servidor, o que inclui alguns serviços geridos obrigatórios e soluções de gestão de output, neste caso, o serviço PaaS custaria apenas um pouco mais, por mês, do que um montante médio de três dígitos em euros, o que é bastante inferior a 1000 euros», diz Plischke.
Estes custos são sustentáveis e compensam a longo prazo, porque o Workplace Hub permite aos gestores que se concentrem no essencial do dia-a-dia dos negócios e fornece uma infraestrutura que permite o acesso a soluções de IT de última geração.
Além disso, o Konica Minolta MarketPlace, integrado no Workplace Hub, oferece software, gestão de licenças, atualizações automáticas e outros serviços baseados na cloud a par com uma solução PaaS enquanto plataforma comercial. Também será interessante, para as PME, que os pacotes XaaS são ajustados de acordo com o princípio de pagar apenas aquilo que se utiliza, isto é, são fornecidos sem altos custos de investimento.
Digitalização as a Service: de IaaS a SaaS e PaaS
As diferentes soluções as a Service podem parecer confusas para pessoas que não sejam especialistas em IT, por isso terminaremos com uma visão geral das definições mais importantes, alguns termos e seu significado:
Infrastructure as a Service ou IaaS significa que fornecedores externos de serviços, como a Konica Minolta, fornecem aos seus clientes uma infraestrutura de computação virtual; servidores, poder de computação, capacidade de rede, dispositivos de comunicação, sistemas de arquivamento, sistemas operacionais e sistemas de backup conforme necessário.
Platform as a Service ou PaaS significa que o fornecedor oferece uma plataforma de IT para implementação de software a partir dos serviços na cloud. As vantagens são a baixa carga administrativa e a segurança do sistema operacional. A aplicação para IT pode ser utilizada sem a aquisição do hardware e software correspondentes e, portanto, pode ajudar a economizar custos.
Software as a Service ou SaaS significa que um fornecedor externo de serviços de IT opera partir do software do cliente e da sua infraestrutura de IT on-premise.
As soluções as a Service da Konica Minolta: económicas e personalizadas
«Seja uma solução IaaS, PaaS ou SaaS: como já afirmei, estamos totalmente convencidos de que não existe uma única solução que esteja “certa” para todas as empresas. Com este fim, oferecemos às PME um conjunto de soluções as a Service pensadas ao detalhe e feitas à medida», diz Plischke.
Solicite mais informações junto dos consultores da Konica Minolta ou dos profissionais com quem já está familiarizado. Poderão descobrir, em cojunto, quais as soluções de negócios personalizadas e eficientes disponíveis para sua empresa.