Em maio, a Quocirca – uma empresa global de estudos de mercado e análise especializada na convergência entre impressão e tecnologias digitais no local de trabalho do futuro – publicou o seu Global Print Security Landscape 2023, repleto de estatísticas impressionantes que devem servir de alerta à comunidade empresarial para focar a sua atenção no estado da segurança de impressão.

O custo médio de uma perda de dados ronda as £750K

O relatório indica que 61% das organizações entrevistadas afirmaram ter sofrido perdas de dados devido a práticas de impressão inseguras nos últimos 12 meses. Este é um dado alarmante, agravado pelo facto de o custo médio destas perdas de dados ter aumentado significativamente de £632 mil (~ €736 mil) para quase três quartos de milhão de libras (~ €873 mil).

Estes valores já são difíceis de suportar para uma grande empresa, mas para uma PME o impacto pode ser catastrófico.

O desafio da segurança de impressão e da sua infraestrutura é duplo – proteger os dispositivos e proteger os dados e documentos que estes produzem.

A segurança de impressão não é uma prioridade para muitos

As impressoras foram dos primeiros dispositivos a serem integrados nas redes informáticas originais.

Embora a transformação digital do local de trabalho, nos últimos anos, tenha provocado um grande aumento no número de dispositivos ligados à rede – juntamente com uma maior atenção à proteção e privacidade dos dados (em especial com o RGPD) –, para muitas organizações a segurança na impressão e as soluções de impressão segura não têm sido uma prioridade.

Isto pode dever-se, em parte, à perceção antiga da “simples” impressora. Estes dispositivos têm sido uma presença constante nos escritórios há décadas. Quem se lembra dos ecrãs verdes e das impressoras de matriz de pontos nos anos 1990? Durante muito tempo, era apenas o equipamento barulhento num canto da sala, a fazer o seu trabalho (felizmente hoje são quase silenciosas!). Atualmente, as impressoras são frequentemente poderosas impressoras multifunções (MFPs), altamente conectadas, capazes de digitalizar, imprimir, copiar, enviar fax e muito mais. É por essa razão que a Konica Minolta chama aos seus dispositivos “bizhub”, refletindo o seu papel essencial num ambiente de trabalho inteligente e conectado.

As impressoras também podem ser pirateadas

Outro grupo de analistas de renome, a KuppingerCole, relatou em 2020 que os pontos terminais ligados à Internet sofriam 1,5 ataques por minuto em todo o mundo. Pode já ter sido dito muitas vezes, mas vale a pena repetir: a infraestrutura de TI de uma organização é tão forte quanto o seu elo mais fraco. Isto ficou evidente em 2017, quando um hacker conhecido como “stackoverflowin” invadiu 150.000 impressoras para chamar a atenção para as vulnerabilidades na segurança de impressão. Mais recentemente, em outubro do ano passado, a equipa de segurança da CyberNews conseguiu aceder a 27.944 impressoras em todo o mundo e obrigou-as a imprimir um guia em cinco passos sobre como proteger uma impressora.

Talvez não seja surpreendente que apenas 11% das organizações com entre 250 e 499 colaboradores e 27% daquelas com 500 a 999 colaboradores tenham dito à Quocirca que não têm total confiança na segurança da sua infraestrutura de impressão. 

Faça da segurança de impressão uma prioridade!

A boa notícia é que a segurança de impressão e as soluções de impressão segura são agora uma prioridade para os fabricantes, que continuam a incorporar novas funcionalidades de segurança e mecanismos que ajudam a cumprir as melhores práticas internas.

O Konica Minolta Secure Print, por exemplo, inclui serviços como o bizhub SECURE, que oferece proteção por palavra-passe e encriptação de dados nas MFPs Konica Minolta, além de proteção contra ameaças externas como vírus e malware (as impressoras Konica Minolta podem também beneficiar do software de ponta da BitDefender).

Outra inovação recente é o Cloud Print, que permite às organizações simplificar as operações de impressão e modernizar a sua infraestrutura, adaptando-se a novas formas de trabalho e maior agilidade da força laboral, ao mesmo tempo que melhora a proteção de dados e a segurança documental através de funcionalidades como o Follow-me-Print / Secure Print.

As impressoras e a impressão continuam a ser ferramentas poderosas no local de trabalho, mas, tal como qualquer outro elemento do ambiente de escritório, podem representar um risco se não forem geridas corretamente. Por isso, para aqueles que não têm total confiança na segurança da sua infraestrutura de impressão, perguntem-se porquê e ajam hoje mesmo. E para quem já confia, assegure-se de que essa confiança é justificada. Uma auditoria de segurança (incluindo a revisão das soluções de impressão segura) nunca é uma má ideia – e se não possuir conhecimento interno suficiente, considere recorrer à experiência especializada do seu fornecedor ou Managed Print Service provider.

Saiba mais sobre como pode reforçar a segurança das suas impressões com as soluções de impressão segura da Konica Minolta aqui.

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