Contudo, a passagem rápida do escritório para o trabalho à distância testou tanto a infraestrutura tecnológica como o próprio conceito de trabalho remoto. As organizações tiveram de encetar esforços adicionais para manter ligações culturais e sociais com os seus funcionários, e quem trabalhou remotamente teve, muitas vezes, de compreender como se ligar à VPN do seu local de trabalho, fazendo malabarismos para manter reuniões virtuais intermináveis com familiares e/ou colegas na mesma divisão, e muitas vezes gerindo também, em simultâneo, tomar conta de crianças durante o dia de trabalho. Como tal, os líderes de algumas das maiores tecnológicas referiram a perda de ligação, ou anunciaram mesmo esperarem que todos os seus empregados voltassem ao escritório assim que fosse seguro fazê-lo.
Assim, com as pessoas a refletirem sobre qual a abordagem ― no escritório, remota ou híbrida ― que funciona melhor para cada tipo de negócio, as empresas terão de olhar mais de perto para componentes como as pessoas (trabalhadores), os espaços (os espaços físicos em que trabalham, que podem ser muitos) e tecnologia (do hardware ao software). Mas esta tarefa não vai exigir analisar apenas estas componentes; vai ser essencial, também, integrá-las na perfeição. É ao ligá-las de forma eficaz que podemos criar aquilo a que a Konica Minolta chama o Intelligent Connected Workplace (ICW) ― ou o escritório digital do futuro. Mas já no presente.
O que é o ICW ou escritório digital do futuro?
Um whitepaper da Tecnology Vision, lançado recentemente, em 2021, pela Accenture, continha algumas ideias que ressoam a nossa visão sobre a definição de ICW ou escritório digital. A primeira é a «democratização da tecnologia», que, essencialmente, significa disponibilizar as melhores e mais poderosas ferramentas aos funcionários, sem exigir capacidades específicas para as utilizar. A segunda é uma política de BYOE (Bring Your Own Environment), o que significa que os associados devem ter acesso às mesmas condições e ao mesmo ambiente existente nas instalações, onde quer que estejam a trabalhar.
Estas ideias estão resumidas no conceito de escritório digital, um modelo de trabalho dinâmico e transformado pela digitalização, que abre caminho a formas mais inteligentes de trabalhar ― e, em última análise, à Transformação Digital. A ênfase está posta por isso na procura de serviços que são construídos à sua volta e da forma como trabalha; pondo-o, a si, no controlo das suas Tecnologias da Informação, para ser mais inteligente, eficiente, produtivo e seguro. Como tal, quando falamos de um local como o escritório digital, estamos a oferecer-lhe um futuro. E chegar lá só pode ser conseguido através de um portefólio integrado de serviços personalizáveis.
Um portefólio integrado - e personalizado
O nosso portefólio está desenhado para integrar soluções ao longo de todo o ecossistema do escritório. Em parceria com empresas de todas as dimensões, esta abordagem de 360 graus é construída sobre uma combinação do nosso grau de especialização global, aliada ao nosso conhecimento do mercado local. Tal permite-nos construir soluções que são dimensionadas em torno das diferentes necessidades organizacionais.