Por onde começar na Gestão Documental

A gestão documental é um componente crítico para a eficiência e segurança de qualquer organização, independentemente do seu tamanho. Num mundo cada vez mais digital, a capacidade de gerir documentos de forma eficaz pode determinar o sucesso ou fracasso de processos empresariais. Neste guia, vamos explorar os fundamentos da gestão documental, como identificar a necessidade de um sistema de gestão documental para a sua empresa, e os critérios a considerar para a implementar um sistema de gestão documental.

O que é um software de Gestão Documental?

Um software de gestão documental é uma ferramenta projetada para organizar, armazenar, recuperar e gerir documentos digitalmente de forma eficiente e segura. A gestão documental envolve a digitalização de documentos em papel, a classificação e a indexação de informações, e o estabelecimento de políticas de acesso e segurança o que facilita a localização e utilização dos documentos sempre que necessário.

Como sei se a minha empresa precisa de um software de gestão documental?

Pode determinar se a sua empresa necessita de software de gestão de documentos considerando vários fatores-chave. 

Avalie o volume de documentos que trata, a complexidade dos seus processos de gestão de documentos, a dificuldade de encontrar e aceder à informação, os desafios de segurança dos documentos e a conformidade regulamentar. 

Se a sua empresa está a ter dificuldades em qualquer uma destas áreas, como a perda de documentos, a falta de organização, a recuperação ineficiente de informações ou o incumprimento de regulamentos, provavelmente precisa de software de gestão de documentos. 

Além disso, se pretende melhorar a produtividade, a colaboração entre equipas e a segurança das informações, a implementação de um sistema de gestão de documentos pode ser uma solução eficaz. 

Quais são os critérios a ter em conta para a Gestão Documental?

Se não tem a certeza das considerações que deve ter em conta na gestão dos seus documentos, coloque-se estas questões e será mais fácil avaliar a sua situação antes de organizar a implementação de um sistema de gestão de documentos deve questionar-se:

Guia para começar a usar Gestão Documental na sua empresa?

Implementar um sistema de gestão documental pode transformar significativamente a maneira como sua empresa lida com informações. Este guia visa fornecer uma compreensão clara de como começar a utilizar a gestão documental e maximizar os seus benefícios. Desde a organização e acesso rápido à informação, até a conformidade regulamentar e segurança, abordaremos os principais aspectos para ajudar sua empresa a transitar para um ambiente digital eficiente e seguro.

Como posso utilizar a Gestão Documental na minha empresa?

A gestão de documentos é uma ferramenta valiosa na transição para a digitalização, porque todas as empresas trabalham com documentos. Mas as suas aplicações podem ir muito além de ter um arquivo digital ágil e seguro. E esse potencial é essencial para avançar na via da futura digitalização. 

Um sistema de gestão de documentos oferece uma variedade de aplicações e benefícios para as PME: 

Icono: Copias

Organização dos documentos

Permite ordenar e classificar os documentos comerciais, facilitando o seu acesso e gestão.

Icono: Un usuario en red

Acesso rápido à informação

Facilita a pesquisa e recuperação rápida e eficiente de documentos, aumentando a produtividade do pessoal.

Icono: Tres usuarios

Colaboração melhorada

Permite a partilha segura de documentos entre equipas e departamentos, promovendo a colaboração e o trabalho em equipa.

Icono: Candado

Segurança da informação

Fornece ferramentas para proteger a confidencialidade e a integridade dos documentos, através de controlos de acesso e encriptação de dados.

Icono: Marca de calidad

Conformidade regulamentar

Ajuda-o a cumprir regulamentos como o RGPD, estabelecendo medidas para a proteção dos dados pessoais e a gestão adequada das informações comerciais.

Icono: Mano y recursos

Poupança de espaço e de custos

Ao digitalizar documentos e reduzir a dependência do papel, reduz a necessidade de espaço de armazenamento físico e minimiza os custos associados à gestão de documentos em papel.

Icono: Medidor

 Melhora a eficiência operacional

Automatiza os processos de gestão de documentos, como a indexação e o arquivo, o que simplifica as tarefas administrativas e reduz os erros.

Icono: Aprobación

Facilita a auditoria e o controlo

Fornece um registo das actividades relacionadas com os documentos, facilitando a auditoria interna e o acompanhamento de alterações ou revisões.

Como medir o êxito da implementação do software de Gestão Documental?

Adoção e Uso do Sistema

  • Adopção e utilização do sistema por todos os utilizadores
  • Nível de satisfação dos utilizadores com o sistema
  • Feedback dos utilizadores

Eficiência Operacional

  • Menor tempo dispendido à procura de documentos
  • Processos de aprovação mais rápidos

Qualidade e Conformidade

  • Garantir que os documentos sejam precisos, completos e organizados de forma eficiente
  • Assegurar que a gestão dos documentos siga normas, leis e regulamentos

Redução de Custos Operacionais

  • Redução de custos com papel
  • Espaço de armazenamento físico.

WAIDOK: a nova solução da Konica Minolta para a gestão documental

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A Konica Minolta apresenta o Waidok, uma solução 100% desenvolvida internamente para impulsionar a transformação digital das PME portuguesas. Com uma interface intuitiva e funcionalidades avançadas, o Waidok permite centralizar informações, automatizar fluxos de trabalho e garantir total segurança e rastreabilidade dos dados.

Tipos de sistemas de Gestão Documental

Sistemas de gestão de documentos na cloud

Permitem o armazenamento e o acesso a documentos a partir de qualquer lugar com ligação à Internet. Estes sistemas oferecem escalabilidade, facilidade de atualização e segurança robusta, para além de eliminarem a necessidade de infra-estruturas físicas e respectiva manutenção, o que reduz os custos operacionais e melhora a acessibilidade.

Soluções de gestão documental de fonte aberta

Proporcionam flexibilidade e personalização a baixo custo. Permitem que as empresas adaptem o sistema às suas necessidades específicas e oferecem uma comunidade ativa de apoio e desenvolvimento. No entanto, podem exigir mais conhecimentos técnicos para serem implementadas e mantidas, em comparação com as soluções proprietárias.

Sistemas de gestão documental no local

Instalados e executados nos servidores internos da empresa, oferecem um maior controlo sobre os dados e a segurança dos mesmos. São ideais para organizações com requisitos de privacidade rigorosos e regulamentos específicos, mas envolvem custos mais elevados de infraestrutura e manutenção contínua.

 Soluções de gestão documental específicas do sector

Estas soluções são concebidas para satisfazer as necessidades específicas de setores como os cuidados de saúde, jurídico, financeiro e industrial. Estas soluções oferecem uma funcionalidade especializada e uma conformidade adaptada, garantindo uma gestão de documentos eficiente e adaptada aos regulamentos e processos específicos de cada sector.

Veja o Guia Completo para a Gestão documental e organização de arquivos

Descobre como organizar, proteger e aceder à informação com rapidez, cumprindo regulamentação e ganhando eficiência em todos os processos.

Directivo con los brazos cruzados delante de estanterías llenas de documentos

A Gestão Documental desempenha um papel estratégico nas empresas, promovendo organização, eficácia e segurança na gestão de informações. A adoção de sistemas tecnológicos de gestão documental otimiza o armazenamento, a recuperação e a partilha de documentos, proporcionando conformidade legal e redução de custos operacionais. Ao implementar boas práticas e soluções adequadas às necessidades específicas de cada setor, as empresas garantem não só a integridade e acessibilidade dos seus documentos, mas também a melhoria contínua dos processos e da colaboração interna, fundamental para o sucesso organizacional.

Implementação de Gestão Documental numa PME - Guia prático

Em todos os domínios empresariais, os fluxos de trabalho e as oportunidades das empresas dependem cada vez mais da gestão da informação. Gerir esta informação será uma tarefa cada vez mais exigente. Sem ferramentas eficazes para gerir e organizar esta avalanche de dados, perde-se potencial empresarial e aumentam exponencialmente os esforços de gestão e os custos dos processos internos.