A impressão é o meu negócio

A batalha pelo talento: 7 estratégias para o sucesso

Encontrará os melhores funcionários através de networking, aconselhamento profissional e comunicação das vantagens da sua empresa em todos os canais.

18.07.2023
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A indústria europeia de impressão digital está desesperada por trabalhadores qualificados. Há uma guerra de talentos e uma elevada procura de trabalhadores. Descubra, neste blog, como encontrar talentos e manter excelentes funcionários para a sua força de trabalho. A Konica Minolta compilou as estratégias de recrutamento mais promissoras para si. Variam de uma presença otimizada na Web ao networking e ao apoio de consultadorias de pessoal.



Procura bons funcionários com talento para o seu local de trabalho? Então, em primeiro lugar, desenvolva uma ideia clara do perfil de trabalho desejado do colaborador, porque “a fonte de talento e mercado para designers de multimédia está seca”, afirma o operador de uma gráfica. “Estamos mesmo à procura apenas de designers de multimédia, que também sejam fortes em vendas e contacto com o cliente”.
 

1: Otimizar o seu website

Se souber exatamente o que os seus futuros colegas precisam de trazer com eles, formule descrições de trabalho claras e concisas para o seu website de forma a atrair talento para um local de trabalho. Considere a gestão de recursos humanos. Destaque claramente as capacidades e qualificações dos funcionários necessárias para as funções de impressão digital, além do potencial de melhoria das competências. Realce que o talento, a criatividade e as competências de consultadoria são essenciais para profissionais de alto desempenho que estão em alta demanda. O website da sua empresa é muitas vezes o primeiro ponto de contacto para potenciais candidatos que estão em demanda. Dê as boas-vindas a potenciais candidatos numa página de carreiras dedicada onde apresenta os seus valores, cultura e oportunidades de desenvolvimento. Enquanto entidade empregadora, também deve otimizar o Website para motores de busca, para que os potenciais candidatos possam encontrar facilmente vagas no seu setor.

2: Ativar a sua rede

Use a sua rede profissional e entre em contacto com pessoas com talento que conhece no setor. Fale sobre planos de carreira, vagas de emprego e incentive gráficas, fornecedores e contactos privados a recomendar candidatos adequados com talento. Feiras internacionais como a DRUPA, mas também eventos regionais da indústria ou congressos para licenciados são uma boa maneira de conversar pessoalmente com potenciais candidatos e expandir a sua rede.
 

3: Usar plataformas e intercâmbios de emprego online

Stepstone, Indeed, LinkedIn e os fóruns específicos do setor são um recurso e oferecem um vasto conjunto de potenciais candidatos a funcionários para atrair talentos e são excelentes para o recrutamento. Especialmente para a impressão digital, vale a pena dar uma vista de olhos no dasauge1. Por exemplo, as gráficas da Alemanha podem publicar as suas vagas de emprego para designers, artistas gráficos, fotógrafos, multimédia e publicidade gratuitamente. Designbjobsboard2 é um bom website para o Reino Unido. Publique oportunidades de emprego em plataformas específicas do setor e quadros de empregos gerais. Procure descrições detalhadas que retratem com precisão empregos de impressão digital (ver 1).

4: Apoio de pessoal temporário 

A sua empresa tem necessidade urgente de funcionários a curto prazo para um grande pedido urgente? Então, deve considerar prestadores de serviços de pessoal e temporários para fazerem parte da força de trabalho da sua empresa. Podem ajudar com uma ampla rede de profissionais com competências de impressão digital e encontrar talentos temporários ou para determinados projetos. Um ponto positivo importante: durante a tarefa, pode avaliar a adequação do funcionário para um cargo a tempo inteiro na sua empresa.

5: Seguir a sugestão dos líderes do setor 

Quer saber mais sobre a aquisição eficaz de talentos? Então, consulte portais de emprego, websites e redes sociais para ver como é que a concorrência está a atrair profissionais. Investigue também estratégias de recrutamento bem-sucedidas de líderes do setor. E como mantêm um funcionário. Faça as seguintes perguntas: que plataformas estão a usar, que serviços estão a oferecer e que iniciativas de marca empregadora estão implementadas? Sobretudo numa economia com escassez no mercado de trabalho, adote as melhores práticas e adapte-as aos recursos e à necessidade de competências específicas da sua empresa para o seu setor.
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6: Posicionar-se como um dos principais empregadores

Demonstre que a sua empresa se preocupa com o desenvolvimento de talentos, oferecendo insights, formação, desenvolvimento profissional e oportunidades para a expetativa de progressão e manutenção na sua empresa. Saliente igualmente horários de trabalho flexíveis – isto também é extremamente atrativo como um benefício para os candidatos. Destaque os benefícios e as oportunidades dos funcionários de forma clara nas suas publicações de emprego e durante as entrevistas de recrutamento.
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7: Promover a saúde e o compromisso social 

Torne-se no empregador atrativo para o qual deseja trabalhar. Forneça insights e adicione programas de saúde e bem-estar ao seu pacote de benefícios para funcionários. Ofereça mensalidades para ginásios, atividades de bem-estar e coaching de saúde mental. Demonstre o seu compromisso social mostrando envolvimento em iniciativas comunitárias, esforços de sustentabilidade e programas de responsabilidade social. Estas iniciativas de recrutamento não só o ajudarão na contratação, mas também serão importantes para a manutenção do emprego. A gestão de recursos humanos também deve desempenhar o seu papel.
 
A guerra de talentos na indústria de impressão digital é intensa, mas, com as estratégias acima, pode encontrar e contratar profissionais excecionais. Defina as suas necessidades, procure apoio, faça networking da melhor forma que conseguir e mostre os ativos da sua empresa em todos os canais – com uma escassez de talentos no mercado, uma abordagem ao mercado de contratação multifacetada é a melhor estratégia!